TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura na alfabetização inicial

Seminário: Leitura na alfabetização inicial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Seminário  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos .

- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.

- Refletir sobre o funcionamento de escrita. do sistema alfabético - Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.

Conteúdo

- Leitura na alfabetização inicial.

Anos

1º e 2º anos.

Tempo estimado

Quatro semanas.

Material necessário

Textos ,parlendas, poemas, quadrinhas, canções.

Desenvolvimento

1ª etapa

Proponha o projeto: selecionar os textos conhecidos e preferidos para organizar uma coletânea e, com ela, montar um livro. Defina com as crianças o título da obra e quem será o destinatário: alunos da escola, pais, professores, amigos. Converse com o grupo sobre os textos que conheça e que gostaria de ver incluídos na coletânea.

2ª etapa

Forme duplas ou trios e distribua para cada grupo uma folha com quatro textos, sendo dois escolhidos pelo grupo. Se os textos forem parecidos na extensão, nas palavras e nas frases, será mais difícil para os alunos fazer a diferenciação entre eles, pois a tarefa exigirá que se debrucem sobre a composição de cada palavra. Para propor que os leitores não convencionais participem da atividade e aprendam com ela, é necessário garantir que conheçam de cor o texto em sua forma oral. Para os alunos que já leem convencionalmente, distribua livros com textos. Eles vão selecionar os que gostam mais para incluir na coletânea.

3ª etapa

Proponha às crianças que ainda não leem procurar algumas palavras do texto ("Onde está escrito ... ?") e socialize com o grupo pistas utilizadas para encontrar a palavra. Peça que justifiquem as escolhas ("Por que você acha que é esta a palavra?"), pois essa intervenção convida os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que estava escrito. Para o grupo que ficou com os livros, peça que expliquem as razões da seleção e as estratégias utilizadas. Nessas atividades de leitura os pequenos são vistos como leitores plenos, e não meros decifradores ou sonorizadores de textos.

Flexibilização para deficiência auditiva

Estimule os amigos do trio a deixar o aluno participar ao relacionar o texto à capa. Deixe-o manusear o livro e se dedicar à leitura das ilustrações.

4ª etapa

Ao finalizar a leitura, organize uma conversa coletiva com o objetivo de compartilhar as descobertas e as estratégias para a localização dos textos. É um momento também para as crianças contarem os problemas que enfrentaram para encontrar o trecho destacado entre outros tão parecidos. Para concluir, é preciso organizar os textos selecionados em um livro e depois distribuir para os destinatários definidos.

Produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com