TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento

Por:   •  29/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Letramento

Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler a escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

Novas palavras são criadas (ou velhas palavras dar-se um novo sentido), quando emergem novos fatos, novas ideias, novas maneiras de compreender os fenômenos.

No Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o analfabetismo, define como “estado ou condição de analfabeto”, e analfabeto é o “que não sabe ler e escrever”, ou seja, é o que vive no estado ou condição de quem não sabe ler e escrever; a ação de alfabetizar, isto é, segundo Aurélio, “de ensinar a ler” (e também a escrever, que o dicionário curiosamente omite), é designada por alfabetização, e alfabetizado é “aquele que sabe ler” (e escrever). Já letrado, é aquele “versados em letras erudito” e iletrado é “aquele que não tem conhecimentos literários”.

Observação: o dicionário Aurélio não registra a palavra “letramento”, ela aparece no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa de Caldas Aulete na sua 3° Edição brasileira.

Recentemente, o alfabetismo ou letramento tornou-se necessário porque passou a enfrentar nova realidade social, em que não basta apenas ler e escrever, é preciso saber fazer o uso do ler e do escrever, saber responder as exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente.

A avaliação do nível de letramento, é feito em países desenvolvido, em que as escolaridade básicas é realmente obrigatória e universal, pois, frequentemente, buscam nesse nível a realização de numerosas e variadas questões, na qual avaliam o uso que as pessoas fazem da leitura e da escrita nas práticas sociais de que se apropriaram

Referência: Soares, Magda

    Letramento: um tema de três gêneros/Magda Soares.

- 2.ed., 3. Reimpr, - Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (946.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com