TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento

Por:   •  15/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

NOME DO ALUNO: Érika Aguiar RodriguesRA:3804602551

NOME DO ALUNO: Luciana José VieiraRA:3876761972

NOME DO ALUNO: Márcia Caldeira Novaes LopesRA:4300064236

NOME DO ALUNO: NeimarFavero Dias Junior   RA: 4351862740

NOME DO ALUNO: Sidilene Aparecida da Silva  RA:4351838707

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação daprofessora-tutora a distância Professora Rosemeire Faria.

Ribeirão Preto

2013


ETAPA 1

Na primeira série esta alfabetizado com cartilha é atribuir significados e sentidos das funções sociais vinculadas á escrita estar alfabetizado e ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir procedimentos e habilidades para o relacionamento em um campo social determinado.

Antes de entrar na escola não sabia nem ler ou escrever, fui saber ler aos 7 anos de idade que hoje entram na primeira série com 6 anos.

Tive boas recordações às professoras ajudavam nas lições em sala de aula.

As recordações ruins eram quando a professora chamava para fazer leitura oral ou apresentar trabalho, muitas vezes ela não ajudava com as explicações.

A aquisição do sistema de escuta não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sem a reflexão do uso de multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados apesar de não dominarem o código da escrita, estão imersos em um universo letrado que oferece a possibilidade para um universo letrado que oferece pistas a possibilidade para um pensamento alfabetizado.

Durante muito tempo, acreditou-se que primeiro, os educadores deveriam conhecer as letras, saber junta-las relaciona-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais, etc.

Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos. O processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva, (ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos) para a possibilidade a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para que o aluno possa ser capacitado de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilidade que a pessoa se comunique, informando-se e expressando-se através dela. E com isso alfabetização se da pela vida toda. (Luciana José Vieira)

Fui Alfabetizada aos 7 anos de idade na pré escola, o material didático usado foi o livro “Caminho Suave” da editora Caminho Suave.

Lembro claramente que a cada passo, era uma descoberta, a professora fazia leituras diariamente em alguns meses já estávamos lendo algumas palavras. È claro que a habilidade da leitura veio com os decorrer dos anos e isso se fazia necessário

E ao passo que ia descobrindo as letras e as palavras, ia conhecendo o mundo da matemática.

Alfabetizar é mostrar um outro lado do mundo, onde tudo começa a fazer sentido, onde tudo tem formas e medidas, onde tudo começa ter nomes é o porque das coisas começam a ter respostas.

Alfabetizar é conectar ao que esta escrito e ao que se lê. (Sidilene Ap. da Silva)

Meu processo de alfabetização foi parcialmente na escola, devido a educação de qualidade proporcionada pela pré –escola  municipal que estudei na época, e em casa, realizando exercícios e leitura. Foi uma fase de descobrir um novo mundo, pois fui apresentados para as palavras e letras e pude brincar com elas, e também cheguei adiantado na escola, pois várias outras crianças não sabia ler e escrever.

Alfabetizar é a mostrar para a criança em forma de palavras tudo ao seu redor, mas não apenas palvras, também significados e sentidos. (NeimarFavero Dias Junior)

Quando eu estava na escola, a alfabetização não foi tão difícil, apenas no ínicio quando me deparei com palavras, pois pra criança que nunca teve contato com palavras, passar a aprendê-las é uma novidade, conhecer um novo universo.

Na escola, a professora incentivavaa aprender a ler e escrever e era utilizado a cartilha.

Alfabetizar é ensinar algo maior que palavras, é ensinar sentidos e coisas novas, é mostrar para a criança na forma escrita o que ela vive. (Marcia Caldeira Novaes).

Quando fui alfabetizada, me lembro de um trauma, de quando a professora me deixou sem intervalo por não conseguir assimilar e pronunciar corretamente a letra J, isso foi marcante na minha vida.

Não acredito que isso funcione, pois o aluno deve se interessar por aprender o conteúdo e aprender de uma forma completa e não forçada.

Alfabetizar é levar o conhecimento através de palavras na sua forma escrita e oral, assim ampliando o conhecimento de mundo, é mostrar para a criança mais do que simplesmente letras, mas também o sentido que há por trás, aquilo o que realmente se quer dizer, o significado. (Érika Aguiar)

O que significa estar alfabetizado

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de texto escrito em diferentes situações, significa ler e produzir texto para atender diferente propósito; A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético da escrita, sendo capaz de ler e escrever com autonomia texto de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

O ensino fundamental deveria proporcionar ao educando condição o que ele denominasse as habilidades de escrita e leitura e se enquadrasse no nível 3, contudo a pesquisa revelou que apenas ter um vincula com seu próprio conhecimento das coisas e das pessoas, saber ler e escrever ou mesmo observar ao seu redor o que acontece.

Então sabemos que a escola é uma instituição conservadora que produz a manutenção do seu produto, as ideologias permanentes. O que motiva nossos governantes a se voltarem para esta questão? Os índices? Ou os alfabetizados?

Enfim, ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases.

Portanto, é hora da escola sair desse lugar de mantenedora do seu próprio produto. É preciso dar as crianças em fase de alfabetização (eu disse fase, não disse classe de alfabetização) formas de alcançar essas possibilidades.

Fornecer nesse nível de alfabetização é um processo trabalhoso que depende de profissionais preparados e de investimentos.

Alfabetização e letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (81.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com