TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e Alfabetização .

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Letramento e Alfabetização

Débora Ferreira dos Santos - RA: 430204

Juliana Elza Borba Pereira - RA: 430318

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “ Letramento e Alfabetização”, sob orientação do Professor-Tutor presencial  Leandro Freire Xavier.

Polo Uni educação 7165

Goiânia 2014

Introdução

                        Começaremos com uma breve avaliação sobre o nosso processo de alfabetização chegando a um conceito bem amplo para esse processo. Trabalharemos conceitos dos termos decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento.

                        Falaremos sobre a importância de trabalhar com os diversos gêneros textuais e as linguagens orais e escritas apresentaremos as características dos gêneros textuais como o conto, as fábulas, as histórias em quadrinhos, as lendas e poesias, montando atividades que falam sobre esse tema.

                        Abrangeremos no trabalho a importância do trabalho com textos em sala de aula dando ênfase para os textos de memória e a importância da leitura no processo de produção de textos, também citando atividade abrangendo o tema.

                        

         

 

Estar alfabetizado é...

Estar alfabetizado é estar além do saber, ler e escrever. Tem que ler, escrever, entender o que está escrito, interpretar o que foi lido, saber ser critico e exercer o seu papel de cidadão consciente sem deixar que ninguém o manipule. (Débora F. Santos).

Estar alfabetizado é compreender o sistema de escrita, ler e escrever com autonomia em diferentes situações sociais e apresentar um universo de referências culturais. (Juliana Elza B. Pereira).

O que significa estar alfabetizado?

        Antigamente, o ato de alfabetizar era considerado como um processo de decodificação, ou seja, que através de inúmeras repetições o aluno iria decorar os códigos, ou letras para simultaneamente ler e escrever.

        Isso vem mudando a partir das diversas pesquisas e investigações que vêm ocorrendo na área da linguagem e no entendimento de como construímos o conhecimento. Atualmente, estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais voltadas à escrita. Segundo Gordon Wells, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um determinado campo social.

 Então, estar alfabetizado vai muito além de conhecer os códigos alfabéticos. Tem que saber dominar a escrita e leitura, ser capaz de interpretar o que se lê e o que se escreve. Mas para isso precisamos de escolas bem preparadas com propostas para despertar o interesse do aluno nesta fase tão importante que é a alfabetização.

Conceitos

  • Decodificar: Traduzir para uma linguagem clara uma informação codificada.
  • Ler: Decifrar através de um reconhecimento de um determinado código.
  • Escrever: Representar por meio de caracteres de um sistema de escrita.
  • Autonomamente: De modo autônomo.
  • Aprendizagem: Ato ou efeito de aprender; experiência que tem quem aprende.
  • Conhecimento: Competência ou sabedoria em relação a um assunto ou fato.

Características dos Gêneros Textuais:

        Os gêneros textuais referem-se à diversidade de estruturas de textos, com características, marcas e funções específicas para cada situação do ato comunicativo. Um conto, uma fábula, uma historia em quadrinho, uma lenda e uma poesia, cada um desses gêneros tem sua estrutura, sua marca textual e sua função específica. Veja algumas características de alguns gêneros textuais:

  • Conto: o conto é uma obra de ficção. Ele cria um universo de seres e acontecimento de ficção, de fantasia e imaginação. Como todo texto de ficção o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

O conto se define pela sua pequena extensão, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax ao contrário do romance que se dobra em conflitos secundários.

  • Fábula: a fábula se caracteriza como uma narrativa, na qual os personagens geralmente são animais ou forças da natureza que apresentam características humanas. O objetivo da fábula é transmitir uma lição de caráter instrutivo às pessoas, todas têm um fundo moral.
  • História em Quadrinhos: a história em quadrinhos é uma narrativa visual que, normalmente, expressa a língua oral e apresenta um enredo rápido empregando somente imagens ou associando imagens à figura.
  • Lenda: as lendas são narrativas fantasiosas transmitidas pela tradição oral através dos tempos.

De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com os fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana. As lendas pelo fato de serem contadas oralmente de geração em geração, sofrem alterações à medida que é recontada.

  • Poesia: é o conteúdo capaz de transmitir emoções por meio da linguagem, ou seja, tudo que toca e comove pode ser considerado poético.

Atividades que envolvam a competência dos alunos, na linguagem oral e na língua escrita.

        Cada uma com suas propriedades a linguagem oral e a linguagem escrita se completa.

Atividade 1

Esta  é uma atividade que o aluno deve identificar as vogais, consoantes e sílabas de cada palavra, ao realizar esta atividade o aluno trabalha com letras e números, fixando a leitura e a contagem de números.

[pic 2]

 LACERDA, Alana - http://3.bp.blogspot.com/-iYGIPIVMmzI/URqETxg-DxI/AAAAAAAAE7w/ueZMTdteKwM/s1600/Atividades%252520de%252520Leitura%252520%2525282%252529.jpg acessado dia 30 de outubro de 2014 às 20:49hs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (376.4 Kb)   docx (192 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com