TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e Alfabetização

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.998 Palavras (24 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Camila Eugênia                                                 RA: 6571294272

Fabiana Rodrigues Lima Watanabe                RA: 6392219798

Florisbela de Souza Jorge                        RA: 6377227975

Palmireno Ferraz Mendes                         RA: 8511879245

Priscylla Lionello                                 RA: 6791367172

   

Professora de EAD – Profª. Kate Oliveira Kumada

Professor Tutor Presencial – Prof. Rodolfo Francisco.

São Paulo

2014

INTRODUÇÃO

Existe continuidade no processo de alfabetização e letramento quando a criança conclui a pré-escola e ingressa no ensino fundamental? Há dúvidas se o processo de alfabetização e letramento devem ser iniciados na educação infantil, se o professor do 1º ano do ensino fundamental preocupa-se em conhecer a aprendizagem que seus alunos já possuem em relação à alfabetização com letramento.

Quando a criança deixa o ambiente da educação infantil para o ensino fundamental, em geral, há uma ruptura no processo ensino aprendizagem, pois tem-se mais que a troca de ambiente. A maneira como este processo é trabalhado influência diretamente na apropriação do conhecimento.

Este trabalho tem por objetivo de despertar um olhar mais detalhado para o espaço educativo, a sala de aula, considerando que o educando possui sua história, seus saberes, sua bagagem de conhecimento e vivências que devem ser valorizadas. Para isso, desenvolve-se esta pesquisa com o objetivo de conceituar o letramento e a alfabetização como caminho que propicia condições ao educando para que este se aproprie dos conhecimentos científicos, tornando-se capaz de ler e escrever, construindo novos conhecimentos de acordo com sua realidade.

RELEMBRAR É VIVER...

Para desenvolvermos melhor este trabalho, utilizamos, nesta primeira etapa, o relato de um dos nossos colegas de grupo para obter as informações sobre o seu processo de alfabetização, como pode-se verificar a seguir:

Se foi alfabetizado na 1ª série com cartilha - Sim, aprendendo as letras separadas e depois as juntando, bá, bê, bi e assim sucessivamente.

Se foi alfabetizado antes de entrar na escola - Até havia uma tentativa de uma tia e o pai que exigiam com rigor, mas não tinham paciência, Isso gerou muito medo e timidez.

Alfabetizou-se na Educação Infantil, ou antes dos 5 anos - Fui para escola com 10 anos e não sabíamos nada. Morávamos na roça, distante da cidade de Vitória da Conquista, BA. Havia o Sub distrito dessa cidade chamado de Campins e lá tinha uma sala de aula, mesmo assim ficava distante para crianças menores, minha mãe que era arrimo de família não tinha como dispensar os filhos para estudar, pois todos os 9 faziam alguma coisa para ajudar, além do mais era perigoso ser atacado por um animal bravo na estada.

Não se alfabetizou no primeiro ano de sua escolaridade - Foi muito difícil quando chegamos à escola, fui matriculado com 10 anos, foi quando depois que uma irmã morreu afogada num açude na roça que morávamos, minha mãe desgostosa foi tentar a vida na cidade, a professora diz ter tido muita dificuldade conosco, dizia que era difícil para nos ensinar.  

Alfabetizou-se observando algum adulto ou criança mais velha - Não. O que me lembro de adultos e criança mais velha era trabalhar na roca juntamente com os pais e as meninas ajudando em casa.

Tem boas recordações de seu processo de alfabetização - O que me lembro era que naquele período que íamos para escola parecia um alivio de não ter que trabalhar, outras lembranças boas foram ajuda de algumas professoras quando alguém ameaçava pegar na saída. A merenda era muito esperada, desejava muito repetir, às vezes não dava.

Tem recordações ruins de seu processo de alfabetização - Lembro-me que dava medo quando tinha prova oral, e como eu demorava em copiar no caderno tudo que estava na lousa, ficava feliz quando algum outro colega estivesse vagaroso como eu, assim a professora não apagava toda a lousa, também me lembro que devido a nossa condição humilde, sofríamos muita discriminação,

Autoria - Palmireno Ferraz Mendes, Brasileiro, Nascido em Inobim, Sub-Distrito de Vitória da Conquista Bahia. Fui matriculado na Escola Bispo Almir dos Santos, Av. Frei Benjamim, Nº? Vitória da Conquista, Bahia. Existe até hoje essa Escola.

Minhas experiências como criança ficaram em minha memória, naquela época foram difíceis, mas hoje me ajudam a lembrar que criança é gente, é um ser com direitos e deve ser levada em alta consideração. Em tudo dou graças a Deus que me ajudou enfrentar cada obstáculo.

CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Estar alfabetizado é estabelecer a relação entre fonemas e grafemas para codificar e decodificar com habilidade e autonomia, interpretando textos diversos para ser compreendido no meio social. Este processo vai além da aquisição do código, ele atribui significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita.

A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, pois a alfabetização é um processo interno, que acontece de forma diferente em cada indivíduo dependendo da maneira com que é estimulado por seu meio social. É caracterizada por grandes dificuldades e conflitos em nível cognitivo, levando a criança à constante coordenação de informações e reconstrução do conhecimento adquirido, provocando assim mudanças internas e grandes avanços para se chegar ao desenvolvimento da escrita e da leitura. No entanto, nos diferentes cenários da sociedade atual, além de dominar a leitura e a escrita, é necessário pensar nas possibilidades de ver, interpretar e problematizar de maneira crítica as imagens da TV, dos filmes, das publicidades, das notícias dos jornais, sabendo usar o computador, executar diversas funções do celular, navegar pelas redes sociais, acessar a internet de forma segura e compartilhar conteúdo de forma responsável nesse universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (390.5 Kb)   docx (164.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com