TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e Alfabetização

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA3

 

Alfabetização: Em busca de um método

 A importância do trabalho com texto na sala de aula para a alfabetização.

  O texto em sala de aula é importante para alfabetização para os estudantes terem conhecimento das palavras à importância que a leitura e a escrita tem para ser alfabetizado.

  Em sala de aula pode-se trabalhar textos de várias formas podendo ser par lendas, cantigas, quadrinhos, contos estórias da cultura popular, que é contada por pessoas mais velhas que vem de avô para pai e assim por diante.

  Isso desperta a curiosidade das crianças e essa curiosidade traz a vontade de saber mais o que há nos livros como cada autor descreve aquela estória que é contada de várias maneiras diferentes mesmos que já saibam o conteúdo da estória, mas da maneira que ela foi escrita desperta ainda mais o fascínio pelo texto apresentado pela professora.

  Colocar cartazes com letras bastão de maneira organizada e de fácil compreensão para que os pequenos apreciem, indagar com eles o titulo do texto ler em voz alta é ainda melhor porque dali eles poderão a começar a criar seus próprios textos.

   A partir dos anos seguintes estarão parcialmente preparados para uma boa escrita é claro com auxilio do professor que dará suporte para os estudantes aprenderem a apreciar o habito de produzir bons textos para uma boa leitura.

  Assim como a importância da leitura na produção de texto a leitura é fundamental para escrita para produzir um texto devem-se fazer rascunhos ler em voz alta, para ver o que pode estar escrito errado também tem que ter a concordância verbal, acentos, vírgulas parágrafos, o tipo de texto que foi pedido pelo professor tudo isso é fundamental para produção de texto.

  É claro que para isso o estudante deve ser estimulado para leitura e o acompanhamento em sala de aula é ainda mais importante estimulando os estudantes a ler todos os tipos de textos que tenham em seu poder desde que sejam adequados para sua faixa etária.

  O hábito da leitura ocasiona o poder de falar bem de escrever melhor podendo se expressar com maior facilidade porque temos o péssimo costume de falar errado e escrever errado também, isso pode atrapalhar no momento de escrever.

  O professor deve criar um ambiente prazeroso na hora da leitura de estórias para que seus alunos tenham o gostoso hábito de ler e também o ler é tão importante como o escrever porque você tem a liberdade de ir e vir, circular por onde quiser como preencher algum relatório, a autonomia da leitura é extremamente importante para uma vida melhor tanto no profissional, social e cultural pessoal e etc.

  Com a leitura se produz bons textos, textos escritos com coerência e que faça sentido principalmente para quem os produzem inclusive os estudantes.

          

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com