TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e Alfabetização

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

Polo de Apoio Presencial deGoianinha – RN

Curso: Pedagogia

Disciplina:Letramento e Alfabetização

Práticas que envolvem o Letramento

Acadêmico: Alex Carlos Ferreira

RA:9978024411

Tutor a distância :

Tutor Presencial: Márcia Fernanda

Goianinha, 06 de novembro de 2014

Introdução

    Só assim a alfabetização cobra sentido. É a consequência de uma reflexão que o homem começa a fazer sobre sua própria capacidade de refletir sobre sua posição no mundo. Sobre o mundo mesmo. Sobre o seu trabalho. Sobre o seu poder de transformar o mundo. Sobre o encontro das consciências. [...] só assim nos parece válido o trabalho da alfabetização em que a palavra compreendida pelo homem na sua justa significação: como uma força de transformação do mundo. Só assim a alfabetização tem sentido. Na medida em que o homem, embora analfabeto, descobrindo a relatividade da ignorância e da sabedoria retira um dos fundamentos para a sua manipulação pelas falsas elites. Só assim a alfabetização tem sentido. Na medida em que, implicando em todo este esforço de reflexão do homem sobre si e sobre o mundo em que e com quem está, o faz descobrir que o mundo é seu também que o seu trabalho não é a pena que paga por ser homem, mas um modo de amar - e ajudar o mundo a ser melhor. (FREIRE 1967 p.142).

Os Pressupostos que envolvem os conceitos de letramento e alfabetização

Estar alfabetizado é muito mais que a (de) codificação de palavras e sílabas, não se restringe apenas a uma condição ou estado do indivíduo, não se resume a uma aquisição de um sistema de linguagem, estar alfabetizado é enxergar na escrita um meio de socialização, de compreensão e apreensão do mundo, do prazer por se inserir neste mundo de ideias e reflexões que o alfabetizar nos promove. Estar alfabetizado é abrir portas para novos conhecimentos para a inserção da libertação, uma alfabetização que muda as relações sociais em que se alfabetiza, é o transformar e o sofrer alterações que mudam nossas concepções, que formar um sujeito crítico, reflexivo, atuante e compreensivo das mudanças e alterações do mundo (NASCIMENTO 2014).

Estar Alfabetizado é ir além de ler e escrever. É ir muito além da decodificação de letras, estar alfabetizado é compreender que através da linguagem e escrita, consegue-se decifrar símbolos juntos formam outro símbolo que simboliza um objeto. É saber que é capaz de “brincar” com as letras transmitindo ideias e sentimentos. (GALVÃO 2014)

Estar alfabetizado é descobrir que cada palavra tem sentido e quando não pudermos falar diretamente para uma pessoa, podemos escrever e transmitir o que estamos sentindo, ou seja, está alfabetizado é dar sentido a vida, é poder se expressar por si próprio. A alfabetização é o processo onde leva uma pessoa á saber ler, escrever e compreender, processo esse que deve ser desenvolvida desde ensino infantil e por profissionais que gostem e que tenham dedicação, pois nessa fase de alfabetização requer.  (FERREIRA 2014).

         Segundo a Unesco é alfabetizada a pessoa que é capaz de ler e escrever com compreensão um enunciado curto sobre a vida cotidiana... (UNESCO 1958, P 4).

         E nesta instância é necessário entender também que o significado da alfabetização ou do que seja estar alfabetizado depende muito e varia em diferentes graus em cada sociedade, em cada período histórico que interdependem de realidades sociais, econômicas, políticas etc. Ou seja o significado de estar alfabetizado depende e varia em cada sociedade geográfica, cultural etc.

         Estar alfabetizado significa não somente a aquisição do ato mecânico de ler escrever, de codificação e decodificação da língua, mas sim um conjunto de habilidades adquiridas com a aquisição do conhecimento da língua.

         Do ponto de vista de Soares o alfabetismo (ou estar alfabetizado) não é apenas, nem essencialmente um estado ou condição pessoal é sobretudo uma prática social, é o que as pessoas fazem com as habilidades e conhecimentos da leitura e da escrita em determinado contexto, e é a relação estabelecida entre essas habilidades e conhecimentos e as necessidades, os valores e as práticas sociais. Não se limita pura e simplesmente a posse individual de habilidades e conhecimentos; implica também e talvez principalmente, em um conjunto de práticas sociais associadas com a leitura e a escrita, efetivamente exercidas pelas pessoas em um contexto social específico.

        Estar alfabetizado não é também um ato estanque em que se adquire em apenas um momento da vida de um indivíduo ou em uma determinada circunstância, o alfabetizar, estar alfabetizado é um processo continuo indicando diferentes tipos e níveis de habilidades e conhecimentos que podem ser utilizados para ler e escrever diferentes tipos de material escrito. A Unesco reconhecia que o alfabetismo é muito flexível, e pode estender-se ao longo de todos os níveis de habilidades, desde um mínimo absoluto até um máximo indeterminado.

       Ler e escrever são habilidades comunicativas complexas, e constituem os saberes importantes nas sociedades letradas. Entre tantas funções a escrita oportuniza o armazenamento de informações e a leitura, sua recuperação. Ambas permitem a comunicação através do tempo e do espaço e envolvem além da codificação (escrita) e decodificação leitura da palavra a compreensão crítica do que se escreve/lê e que “implica na percepção das relações entre o texto e o contexto” (FREIRE, 1989).

DECODIFICAR: no processo de alfabetização e letramento significa o ato mecânico de decodificação de grafemas em fonemas.

LER: estende-se desde a habilidade de simplesmente traduzir em sons sílabas isoladas, até habilidades de pensamento cognitivo e metacognitivo; inclui, entre outras habilidade, a habilidade de decodificar símbolos escritos; a habilidade de captar o sentido de um texto escrito etc.

ESCREVER: é um conjunto de habilidades e conhecimentos linguísticos e psicológicos, numerosos e variados e estende-se desde a habilidade de transcrever sons até a capacidade de comunicar-se adequadamente com um leitor em potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (655.1 Kb)   docx (560.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com