TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e Alfabetização

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

   

Guarulhos / São Paulo

06/11/2014


Sumário

  • Pág. 01___________________Introdução
  • Pág. 02___________________ Etapa 1

                                                      Relembrando o Processo de Alfabetização

  • Pág. 03___________________O Significado de Estar Alfabetizado
  • Pág. 04___________________Definição dos termos na visão do autor Faraco
  • Pág. 05___________________Etapa 2

                                                       Contos e Fabulas

  • Pág. 06___________________ História em quadrinhos
  • Pág. 07___________________ Lenda e Poesia
  • Pág. 08____________________Linguagem Oral e Escrita
  • Pág. 09___________________ Hora
  • Pág. 10___________________Texto Cartilhesco
  • Pág. 11___________________Música: A Formiguinha
  • Pág. 12___________________Atividade em classe
  • Pág. 13___________________Etapa 3

                                                      Trabalhando com Para lendas

  • Pág. 14___________________A importância dos texto e a pratica da leitura
  • Pág. 15, 16, 17 18 e 19_______Atividades Propostas
  • Pág. 20________________Etapa 4

                                             Planejamento de aula

  • Pág. 21________________Texto
  • Pág. 22________________Conclusão
  • Pág. 23________________Referencias Bibliográficas

Introdução

Fabuloso buscar o significado do ``estar alfabetizado´´descobrindo a todo momento, que será uma incógnita eterna com muitas opiniões.

Faraco é um autor que nos mostra o quanto é fundamental fazermos mais de uma vez a leitura de textos, até mesmo para podermos assimilar o que foca essa leitura.

Na decodificação de símbolos damos vida aos contos e fabulas, nas lendas narramos a fantasia o fictício, o canto estimula a imaginação interação social, já nas atividades pedagógicas intensificamos o aprendizado.

Sobre tudo sabemos que fundamental é elevar a importância da leitura.

Elaboramos textos com fácil absorção de entendimento e demonstração do nosso conhecimento, quanto a satisfazer nosso leitor.

                                        

Pág. 01

ETAPA 1

Relembrando o processo de alfabetização

Estar alfabetizado é perceber um mundo novo, tendo a capacidade de enxergar as coisas de uma maneira diferente de como era antes de saber ler e escrever. É ter a vontade de organizar  e encontrar  letras e palavras em qualquer  lugar possível usando a criatividade. É saber distinguir cada letra e conseguir junta-las e descobrir que ao uni-las é possível formar inúmeras palavras diferentes. É ter a capacidade de se expressar além da língua falada usando também a língua escrita.

Estar alfabetizado nada mais é que perceber que as palavras têm sentimentos, sentidos e passam informações muito importantes e que quando não houver a possibilidade de expressar algo oralmente, ainda pode escrever e transmitir o mesmo desejado a alguém.

JOYCE CARDOSO VIEIRA

Estar alfabetizado é pode multiplicar saberes buscando conhecer novos horizontes e seguir se instruindo de algo tão fabuloso e incansável como o saber. É ter o significado das palavras surgindo na sua mente a todo momento. Saber interpretar os símbolos colocando-os na escrita como se décimos vida a cada um. Absorver e distribuir conhecimento com uma grande capacidade.

Marcia Luiz Polvora

Estar alfabetizado significa atribuir significados e sentidos ás funções sociais. Vinculadas á escrita, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relaciona-los. Em um campo social determinado.

 Alice Vicente Pedroza  Couto

Pág. 02

 

O significado de estar alfabetizado

Estar alfabetizado é o método pelo qual se conquista a compreensão de códigos e a capacidade de utilizá-los para ler e escrever. Hoje, a capacidade de ler, escrever, falar e ouvir com compreensão, não se progride de maneira espontânea, a relevância do contexto nas escolas, nas aulas de alfabetização e letramento são importantes para formação do aluno critico. É ir além de ler e escrever, sendo capaz de entender o que está lendo e conseguir apresentar o ponto de vista de forma concisa e coerente. Pois essa ciência não se restringe só ao âmbito escolar, tem um elo com a vida cotidiana, que permite encarar os obstáculos presentes no dia-a-dia.

É ir além em um livro, permitindo-se sentir através das palavras, se envolver em uma história como se estivesse dentro dela, viajar na imaginação e na criatividade que a leitura proporciona, do que apenas decifrar a combinação de letras e sílabas na formação de uma palavra. Estar alfabetizado é ter a capacidade de conhecer lugares diferentes, sem mesmo ir até eles, apenas desfrutando da descrição do lugar através da que fora escrito sobre ele. É conseguir ler uma revista, um jornal, e poder compreender todo o conteúdo das linhas e entrelinhas, não basta olhar apenas para o que esta no papel e sim entender o significado que tudo aquilo trás em sua história.

É além de um espectador da vida, ser um participante dela.

Pág. 03

Definição dos termos na visão do autor Faraco

A leitura é um método dinâmico e social, que se dá pela comunicação que ocorre entre as informações contidas no texto com o conhecimento prévio do leitor, o quer torna possível a construção de significados e sentidos, ou seja, a compreensão textual.
A leitura não é mais considerada apenas decifração de significados existentes no texto e o leitor passou a ser um autor de sentido e não mais um mero receptor de mensagem.
Decodificar é compreender os símbolos escritos. É uma leitura rasa que, mesmo não sendo feita de forma completa muitas vezes, ainda assim é fundamental fazê-la mais de uma vez em um mesmo texto. É nessa hora que o aluno/leitor precisa dar atenção as palavras incógnitas para encontrar seu significado e assim conseguir compreender o que foi lido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (862 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com