TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e Alfabetização

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Licenciatura em Pedagogia

Atividades Práticas Supervisionadas

Letramento e Alfabetização

Irene Pereira dos Santos RA: 8190770179

Noeme Almeida de Oliveira RA: 8308769644

Rafael Trali RA: 8324779815

Piracicaba / SP 2014

Irene Pereira dos Santos

Noeme Almeida de Oliveira

Rafael Trali

Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Atividades Práticas Supervisionadas

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Professor Tutor Presencial:

Adriana Corniatti

Professor Tutor à distância:

Kate Oliveira Kumada

Piracicaba/ SP 2014

Introdução

Relembrar

Relembrar o meu processo de alfabetização é reviver um momento muito importante da minha infância, pois foi uma época inesquecível. Recordo-me dos meus dias no pré, apesar de não terem sido muitos, mas me lembro bem das minhas lindas atividades realizadas na minha primeira cartilha que se chamava “Caminho Suave” , onde aprendi a ler as primeiras palavras, com minha inesquecível professora Nete. Lembro-me das brincadeiras com fins educativos, mas que na época, para mim, eram somente brincadeiras, onde eu aprendia sem ao menos perceber; das músicas educativas e de todas as outras coisas que eu nem imaginava que seriam tão úteis. 

Recordo-me ainda com mais clareza dos meus dias na escola, do meu primeiro ano lá, onde fazia tudo o que era possível para realizar da melhor maneira todas as minhas tarefas. Lembro que minh6a mãe me levava a pé para a escola, juntamente com minhas irmã e algumas colegas da mesma faixa etária, pois eu não residia exatamente onde a escola localizava, mas sim em um lugar alguns quilômetros distantes, mas nem mesmo essa distância me fazia desanimar dos estudos, pois mesmo tendo poucos anos de idade eu já sabia que o meu futuro dependia daquilo. Mesmo com todas as dificuldades sei que todas as minhas tarefas foram realizadas com sucesso, e por consequência desse esforço fui avançado as séries, pois naquele tempo não existia “aprovação automática” e para avançar as séries eram necessário muitos esforços para “passar de ano”. A minha escola era pequena e quase superlotada, pois era a única daquele pequeno bairro, mas isso também não impedia o meu desenvolvimento e nem dos demais alunos que realmente estavam interessados em aprender. Eu era uma aluna muito esforçada e dedicada com isso sempre conquistava a admiração dos professores. A recordação ruim que tenho é a de que eu era muito tímida e por isso tinha dificuldade em fazer amigos, porém com o passar dos anos fui perdendo a timidez e conquistei muitos colegas de classe inesquecíveis.

Sempre gostei muito de ler, e isso me ajudou muito em todas as séries. Nas primeiras sérias, com a leitura, eu descobria novos lugares, fantasia pessoas, fatos e momentos; nas séries de ensino fundamental e médio a leitura me auxiliava na realização de trabalhos e projetos, e até hoje a leitura é de extrema importância para o meu desenvolvimento. 

Apesar das dificuldades enfrentadas a maioria das lembranças do meu processo de alfabetização são boas, e sou muito grata a todos os professores e responsáveis da escola que fizeram a diferença e tiveram uma participação de extrema importância no meu desenvolvimento. 

Estar alfabetizado é...

A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição do código. Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Muito mais do que apenas ler o conjuntos de letras exposto, estar alfabetizado é ter o dominio da habilidade da leitura e escrita, ou seja ter o dom da técnica.

É descobrir um mundo novo, enxergando tudo de modo diferente de como era antes, é querer traçar e localizar letras em todos os lugares possíveis e impossíveis também, usando a imaginação para criar letras com objetos a todo o momento.

É reconhecer cada letra e aprender junta-las e perceber que unidas formam palavras, é poder se expressar não apenas através da língua falada, mas sim com a língua escrita.
Estar alfabetizado é simplesmente descobrir que as palavras têm sentimentos e que quando não a podemos dizer frente a frente, podemos escrevê-las e transmitir o mesmo que sentimos a alguém. Enfim, estar alfabetizado é dar sentido a vida! 

Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem e conhecimento.

Se olharmos no dicionário veremos o conceito de decodificar como a ação de transcrição, interpretação ou tradução de um código de modo que possa ser entendido pelo outro, em um formato conhecido ou legível. Na educação temos um conceito mais amplo tanto para a palavra decodificar como para os termos ler, escrever, conhecimento e aprendizagem. Os conceitos no dicionário não explora tudo o que elas significam dentro do campo educacional. Na educação temos um processo muito importante chamado alfabetização. Aqui, iremos tratar a alfabetização em seu sentido próprio e especifico que é o processo de aquisição do código escrito, das habilidades de escrita e leitura. Mas o que vem a ser ler e escrever. Não se pode pensar apenas em um processo mecânico em que escrever envolve a representação de fonemas por meio de grafemas e ler de grafemas em fonemas. Ler e escrever significa mais que o domínio da mecânica da língua escrita. Nesse caso alfabetizar significa apenas obter a habilidade de codificar a língua oral em língua escrita e de decodificar a língua escrita em língua oral. Seria um processo de representação. Acreditamos que é necessário dar sentido ao ato de ler e escrever, isso cabe a escola fazer. Transformar a alfabetização em um processo de compreensão, de representação que envolve substituições gradativas, em que o objetivo principal é a apreensão e a compreensão do mundo, visando à comunicação, à aquisição de conhecimento. Para que a alfabetização atinja o nível do conhecimento ela deve ser uma alfabetização social, também chamada de letramento. Uma pessoa alfabetizada não é necessariamente uma pessoa letrada. Alfabetizado é aquele que, assim como já falamos acima, sabe ler e escrever. Letrado é aquele que além de saber ler e escrever responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Letrar não é apenas um conjunto de habilidades individuais, é o conjunto de práticas sociais ligadas à leitura e à escrita em que a pessoa se envolve no seu contesto social, gerando assim conhecimento. Todas essas etapas que foram abordadas acima geram um aprendizado ao individuo Aprendizagem é o processo pelo qual competências, habilidades, conhecimentos ou comportamentos são adquiridos ou modificados. A aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes nos seres humanos. Ela está diretamente relacionada à educação e ao desenvolvimento pessoal e deve ser orientada e acompanhada de perto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (588.1 Kb)   docx (417 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com