TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e alfabetização

Por:   •  28/10/2016  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE CLARETIANO

ÍSIS MAIA SANTOS

CASSIA DE JESUS MOURA

CINTIA DA SILVA PADILHA

SÔNIA MARIA GARCIAS DOS REIS

LILLIAN ROMÃO GONÇALVES FERREIRA

Alfabetização e letramento II

São Paulo 2016

INTRODUÇÃO

O objetivo dessa pesquisa é conhecer uma proposta metodológica que aborda outro jeito de ensinar a aprender a ler e a escrever; a qual está centrada na percepção do nível de conceitualização da linguagem escrita em que os educandos se encontram e quais escritas eles conhecem. Desse modo o professor deverá restituir à escrita seu caráter social para a efetivação do processo de alfabetização com sucesso.

Alfabetização possível reinventando o Ensinar e o Aprender

Organizando um outro jeito de ensinar a aprender, a ler e a escrever.

A pesquisa. Sobre “ a proposta metodológica: organizando um outro jeito de Ensinar e aprender a ler e a escrever” nos apresenta uma proposta desenvolvida em sala de aula para efetivação do processo de alfabetização com sucesso.

O texto chama atenção para o fato da existência de uma prática pedagógica relevante “na qual o educando e o educador interagem com o conhecimento”, ou seja, o papel do aluno busca desvendar e apropriar-se do conhecimento e o professor propõe situações na qual o educando seja desafiado a pensar de qual forma irá se apropriar-se do mesmo.

Sendo assim, a proposta metodológica sugere que ao invés de iniciar o processo de alfabetização pela a sílaba, a letra, o som e a frase. O professor precisa saber em qual nível de conceitualização da língua escrita os educandos se encontram e quais escritas eles conhecem. Através dessa coleta de dados restituírem à escrita seu caráter social.

Verificamos uma prática pedagógica em que o aluno é (co) autor do conhecimento, a sala de aula se transforma em um ambiente alfabetizador significativo para o educando porque o cotidiano pedagógico tem uma prática centrada em como ensinar a ler e a escrever considerando a aquisição da língua escrita como um objeto de conhecimento de natureza sociocultural.

Enfim, o que observamos é que o educador deve assumir uma postura de criador de situações estimuladoras e desafiadoras, e que em todas as situações apresentada pelo mesmo seja considerado o contexto sociocultural dos educandos trabalhar com todas as experiências envolvidas no cotidiano e avançar porque há a necessidade de prosseguir e não ficar estático apenas no conhecimento popular.

CONCLUSÃO

Ao término da pesquisa percebemos que, a proposta apresentada pela a autora Jaqueline Moll, é relevante, pois chama a atenção para um ambiente alfabetizador significativo, ou seja, os conhecimentos dos educandos sobre a escrita se torna o ponto de partida para o início do processo de alfabetização. Dessa forma, o caráter social atribuído a escrita é o diferencial para o sucesso da aquisição da linguagem escrita. Sendo assim, podemos considerar essa proposta como uma ferramenta que poderá nos auxiliar na nossa carreira docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com