TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e alfabetização

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.621 Palavras (15 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 15

                                           [pic 1]

Universidade Anhanguera Centro de Educação á Distância

Disciplina: Letramento e Alfabetização

Nomes: Vanda Batista da Rosa Silva RA: 7982712285

Elaine Ferreira dos Santos Ra: 7957695239

Maiara Cintia Santos da Silva RA: 7960704573

Taís Soares Pereira Costa RA: 7717623299

Título da Atividade: Os Pressupostos que envolvem os conceitos de Letramento e alfabetização.

Nome do Tutor: Reny de Fátima

Cidade: São José dos Campos – SP  Data de entrega: 06 de Novembro

Etapa 1

Relembrar como foi seu processo de Alfabetização da Equipe:

Vanda Batista da Rosa Silva

Fui alfabetizada aos 7 anos de idade , com a cartilha ´´ Caminho Suave ´´ em 1985 .

Eu me lembro que eu era muito quieta, gostava de sentar na frente, para aprender.

 Trago boas recordações dessa época , quando eu aprendi as vogais , o alfabeto.

A  Cartilha ´´ Caminho Suave `` marcou  a minha vida , a minha infância ,eu adorava á cartilha.

Elaine Ferreira dos Santos

Na época que eu estudava a educação era mais rígida as professoras pegavam no pé dos alunos, e a alfabetização era através de livros, soletrando palavras assim ficando mais fácil  para o aprendizado como por exemplo: O som do b e do a que formam a palavra BA.

Maiara Cintia Santos da Silva

Fui alfabetizada na 1ª série com cartilha, porém tive que fazer aula particular, porque tinha muita dificuldade de aprender.

Taís  Soares Pereira Costa

Foi muito bom, eu fui alfabetizada com a cartilha ´´ Caminho Suave ´´ , gostava muito das historinhas , naquela época me recordo da minha professora que me elogiava sempre que ia corrigir meus cadernos , eu desenhava  conforme os textos da cartilha , época boa que aprendemos com muita alegria.

É fazer uso da leitura e da escrita em nosso dia a dia, é adquirir competências para usá-las e ser capaz de ler e interpretar livros,jornais, revistas, correspondências, e estar apto a escrever uma carta, a preencher formulários, é poder acessar informações com o uso de meios eletrônicos, e conseguir absorver essas informações para o conhecimento, o individuo Estar alfabetizado é ter uma porta de infinitas possibilidades aberta aos nossos pés, é ir além de saber ler e escrever, e não apenas atribuir significado e sentido às funções ligadas à escrita, pois a leitura e a escrita esta sempre presente em nosso cotidiano, por tanto não podemos nos acomodar somente em juntar letras, silabas para criar palavras é preciso reconhecer e ter o raciocínio de interpretar, criticar e distingui os fatos que ocorrem ao nosso redor, ou seja, ser alfabetizado  tem que ter a capacidade de dar sentido para aquilo que lêem e escreve. Sobre isto afirmou Emília Ferreiro em entrevista a revista Nova Escola:

“É poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de um certo modo de composição, de um certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literária”. (Rev. Nova Escola, 2006)

Emília Ferreiro nos chama a atenção para as práticas de leitura e a sua função, por essa razão a escola deverá inserir essas práticas para que os sujeitos possam aprender a compreender os contextos de produção, assim

O individuo alfabetizado pode andar pelas ruas, viajar conhecer novos lugares, novas culturas, países, viver em sociedade sem medo, sempre compreendendo as informações que existem ao seu redor e demonstrando-as por meio de seu conhecimento, como dizia Paulo Freire (2001) “quem aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade, e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de ajudar transformá-la”.

A leitura e a escrita são muito importantes para a vida das pessoas, e a escola carrega a função de ensiná-la as crianças. Ao longo dos anos, a leitura e a escrita vêm sofrendo mudanças nas práticas de ensino, e com isso o educador deve sempre estar buscando melhoras na forma de passar o aprendizado para a criança.

Entretanto há vários fatores envolvidos no processo de alfabetização, e um desses fatores é ter educadores qualificados que ofereçam compromisso com esse desafio dando o melhor de si em favor das crianças nessa etapa da vida escolar, pois alfabetização é estar em constante processo de aprendizado como diz Ferreiro (1999, p.47) “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”, ou seja, passamos por várias fases na escola pelo ensino fundamental, pelo ensino médio e continuamos por toda a vida ainda nos alfabetizando.

O período de alfabetização exige do educador cuidado, preparo e atenção ás suas responsabilidades, é preciso que o educador tenha total segurança nesse momento e acreditar no seu ofício, passando certeza no que diz e no que ensina, para evitar um possível fracasso, pois o aluno precisa se sentir a vontade em relação ao errar, e o educador precisa saber o melhor caminho para isso, valorizando o desenvolvimento de cada aluno na fase de seu aprendizado.

Por tanto saber ler e escrever, é estar alfabetizado num todo, é estar incluso no mundo da escrita, é dar ao o individuo uma nova visão de mundo onde passará a adquirir novos conhecimentos da aprendizagem necessária para a vida.

Para continuar aprofundando esta temática nós educadores  devemos conhecer e compreender alguns conceitos importantes nesse processo, como decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento. Para isto foi necessário pesquisa no dicionário Aurélio (2009), e pelo site dicionário informal:

Decodificar: vtd Converter mensagem redigida em código para a linguagem comum; decifra código. (p.81)

Ler: vtd 1- Conhecer, interpretar por meio da leitura. vtd e vin 2- Pronunciar ou recitar em voz alta o que esta escrito. (p.177)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com