TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e alfabetização

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

                 

NOME DO ALUNO: SILVIA C BERNARDO RA:6941525195

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

entregue como requisito para conclusão

da disciplina Letramento e alfabetização do professor-tutor a

distância :Eloisa Giglio    

SÃO PAULO

2014

                                   

ALFABETIZAÇÃO

Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é “brincar” com as letras, formar palavras, frases, textos; transmitir ideias e sentimentos. “Ninguém escreve se não escrever”. (Paulo Freire, 1993, p 267).

Outra concepção do ato de ler e escrever estão diretamente relacionadas à capacidade de interpretação, não somente de textos escritos, pode ser uma imagem, um símbolo, um desenho.

 Segundo Magda Soares à alfabetização e a ação de ensinar/aprender a ler e escrever. Uma pessoa alfabética lê e escreve sem ajuda do outro, é uma pequena parte de um processo muito grande.

Não basta apenas saber ler e escrever se não souber interpretar aquilo que se Lê.
Piaget em suas teorias e pesquisas buscou descobrir as etapas do desenvolvimento da criança, onde a criança tem mais facilidade e/ou maturidade de aprender certos tipos de coisas.

Uma criança só aprende se estiver pronta para receber o conhecimento, Segundo Wallon uma pessoa aprende de dentro para fora,as suas teorias diz que uma criança antes de receber um conhecimento precisa estar pronta por dentro para poder receber seus conhecimentos. “Hoje estou alfabetizado por encontrar pessoas capazes de providenciar a oportunidade de aprendizado”

Ensinar Alfabetizar é algo que um professor se orgulha, quando um professor realiza em sua turma a hipótese de escrita e vê que seus alunos avançaram dentre as escalas das hipóteses ele sente-se que seu trabalho está bem feito..

O QUE SIGNIFICA SER ALFABETIZADO?

 Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos.

A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

O ciclo de alfabetização deve garantir a inserção da criança na cultura escolar, bem como a aprendizagem da leitura e da escrita e a ampliação de seu universo de referências culturais, nas diferentes áreas do conhecimento.

A aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer em situações em que as crianças se apropriem de conhecimentos que compõem a base nacional comum para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso).

A Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um tempo sequencial de três anos (seiscentos dias letivos), sem interrupções, dedicados à inserção da criança na cultura escolar, à aprendizagem da leitura e da escrita, à ampliação das capacidades de produção e compreensão de textos orais em situações familiares e não familiares e à ampliação do universo de referências culturais dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento.

Há vários fatores envolvidos no processo de alfabetização, mas três, em especial, merecem ser destacados. Em primeiro lugar, é fundamental contar com Professores alfabetizadores bem preparados, motivados e comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa da trajetória escolar.

Um segundo fator importante é a disponibilidade de materiais didáticos e pedagógicos apropriados e que estimulem a aprendizagem, tais como livros didáticos, paradidáticos, obras de literatura, jogos e mídias variadas. Todavia, não basta dispor desses materiais, é fundamental que os professores saibam manuseá-los e extrair dos conteúdos o máximo de possibilidades para dinamizar as aulas e alcançar os objetivos da alfabetização em cada ano.

Por fim, mas não por último, destaca-se que o êxito do processo de alfabetização reside também na capacidade de acompanhar continuamente o progresso da aprendizagem das crianças, por meio de avaliações contínuas, que podem ser baseadas em observações e registros sistemáticos de cada criança.

DECODIFICAR , LER E ESCREVER

A decodificação

O aluno primeiramente decodifica os símbolos escritos. É uma leitura superficial que, apesar de incompleta, é essencial fazê-la mais de uma vez num mesmo texto. É o momento em que o aluno deve anotar as palavras desconhecidas para achar um sinônimo, passo importante para passar para a próxima etapa de leitura, a compreensão do que foi lido.

Segundo Menegassi (1995, p. 87)

Na decodificação, há a ligação  entre o conhecimento material linguístico  com o significado que fornece, No entanto a decodificação não ultrapassa um nível primário simples identificação visual ,pois se relaciona  a uma decodificação fonológica, mas não atinge o nível do significado pretendido.

Segundo Angela Kleiman (1993 apud MENEGASSI; CALCIOLARI, 2002, p. 82), "as práticas de leitura como decodificação não modificam em nada a visão de mundo do leitor, pois se trata apenas de automatismos de identificação e pareamento das palavras do texto com as palavras idênticas em uma pergunta ou comentário”.

Ler: Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê.

A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal.

O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (385.8 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com