TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e alfabetização

Por:   •  8/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]


Faculdade Anhanguera Uniderp- CEAD- Pólo Matão

Pedagogia-Licenciatura

ATPS “Letramento e Alfabetização”

Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina de Letramento e Alfabetização, da Faculdade Anhanguera de Matão.

Débora F. de Mello.                        RA: 6783387055.

Laís Patrícia F. da Silva.                 RA: 6954497627.

Regiane Barros de L. Moreira.             RA: 6901440481.

Rosangela de Pietro.                       RA: 6574299749.        

Professora Tutora: Jussara Cristina Marques Rizo

01/11/2014

MATÃO-SP


 Introdução:

Este trabalho servira de base para termos conhecimento da temática de letramento, e como ela é implementada no currículo escolar, nosso publico alvo será alunos em processo de alfabetização inicial, e também através de recordações de quando e como fomos alfabetizados

Relembrando o processo de alfabetização

Fui alfabetizada na primeira série com cartilha.

Tenho boas recordações do meu processo de alfabetização, a professora era dinâmica, o método da cartilha me fez alfabetizar-me mais rápido, mesmo sendo na fórmula do bê-á-bá (Débora).

Fui alfabetizada na 1° série do ensino fundamental através da cartilha, tenho boas recordações dessa fase porque era muito boa, a professora era muito atenciosa e fiz várias amizades, a cartilha era um excelente material utilizado na alfabetização (Laís).                

Fui alfabetizada na primeira série com cartilha caminho suave, guardo boas recordações de amigos e professores (Regiane).                                                        

Fui alfabetizada com a cartilha, até os dias de hoje trago boas recordações que guardei de músicas, brincadeiras e da professora (Rosangela).

O que é alfabetização?

A alfabetização é um processo ligado à construção do conhecimento. Alfabetizar é um conceito amplo, porém torna fundamental compreender as várias concepções que o envolve. A alfabetização compreende a codificação e à assimilação dos signos lingüísticos, alfabetizar está em inserir a criança à prática da leitura, fazer com que se aprenda a ler, dizemos que não basta só alfabetizar é preciso letrá-la ou conduzir aos diversos tipos de expressões textuais, é capacitar criar relações com praticas de leitura e escrita, compreender e questionar.

Alfabetização e letramento estão intrinsecamente ligados, e para tornar parte do ensino da língua em sua prática social é preciso que se alfabetize letrando. Então se propõe em primeiro lugar a necessidade de conhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição a apropriação do sistema de escrita,alfabético e ortográfico,em segundo lugar e como decorrência,a importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto letramento.

Significado de estar alfabetizado na opinião de cada um do grupo

Estar alfabetizado é ir além do ler e escrever (Débora).

Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é formar palavras, interpretar textos, imagens, símbolos (Laís).

Estar alfabetizado é não só saber ler e escrever e sim compreender (Regiane).

Estar alfabetizado é saber ler e escrever (Rosangela).

Definição dos termos decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento segundo Faraco

Segundo Faraco os termos a seguir se definem:

Aprender a ler e escrever é um processo cognitivo, é uma construção de vínculos entre a cultura e o conhecimento. Quando a escola ensina a ler e escrever, não possibilita a aprendizagem dos conteúdos apenas, mas contribuir para formação de sujeitos, que possam usar a linguagem entre as pessoas e culturas.

Considera-se a importância do letramento, assim deixa de lado os exercícios mecânicos e repetitivos, baseando em palavras e frases descontextualizadas. O enfoque está no aluno que constrói seu conhecimento sobre a língua escrita e não o professor que ensina, a criança deve prosseguir a construção do conhecimento constante. O importante não é o simplesmente de codificar, mas ler e escrever textos significativos.

O letramento representa um processo histórico de transformação e diferenciação uma forma de elaboração mais sofisticada do comportamento humano, tais como raciocínio abstrato memória ativa entre outros.

A construção do processo de leitura e escrita acontecerá quando aprendemos e ensinamos fatos significativos, no qual a leitura e escrita possuem finalidades e sentidos e que respondam as expectativas dos alunos, devemos ler e escrever textos diversos, com variedades e diferentes destinatários e essa construção de conhecimentos devem ser uma conquista que valorize a participação.

Os gêneros textuais e suas características

Os gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, seja escritos ou orais, essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois mantêm sempre muito parecidas, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.

Trata-se de várias formas de linguagem sejam elas formais ou informais. Cada gênero te seu estilo próprio, sendo identificado e diferenciado dos demais através de suas características. Veja alguns exemplos:

Conto: A Cinderela - Era uma vez uma rapariga chamada Cinderela, seu pai resolveu se casar de novo e sua madrasta tinha duas filhas e eram muito má.Um dia houve um baile no palácio e sua madrasta não deixou Cinderela ir,ela ficou muito triste e de repente olhou para o lado viu uma luz azul e era sua fada madrinha que lhe concedeu desejo de ir ao baile.A fada pediu que Cinderela trouxesse uma abóbora e alguns animais,e lhe transformou uma bela carruagem e da suas roupas velhas um belo vestido e sapatos de cristal,mas tinha uma condição estar ema casa a meia noite porque tudo aquilo iria desaparecer.No baile Cinderela dançou com o príncipe que se apaixonou por ela,ela esqueceu das horas e saiu correndo e deixou um dos sapatos na escada.O príncipe queria saber quem era a dona do sapato e começou a procurar e nisso descobriu que o sapato era de Cinderela, ele a pediu em casamento e viveram felizes para sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (209.9 Kb)   docx (148.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com