TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e alfabetização

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO DE PALMAS-PR

PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ALUNAS: ADRIELI SOUZA RA: 435225

LEONI BUTTNER PILANTIL RA: 439451

                                      SIMONE T. R. CASTALDO RA: 435224.

                                      CINTIA DA CONCEIÇÃO ARAUJO RA: 409284

RELATÓRIO DE PESQUISA APRESENTADO À DISCIPLINA DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, 4º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

Professor: LEONILDA PORTELA PAGNOCELLI

Tutor à distância:


Sumário

1 INTRODUÇÃO:        

2 Processo de Alfabetização alunas do 4º Semestre        

3 ESTAR ALFABETIZADO É:        

3.1 ESTAR ALFABETIZADO SIGNIFICA:        

4 CONCEITOS DE DECODIFICAR- LER- ESCREVER-AUTONOMAMENTE-APRENDIZAGEM-CONHECIMENTO        

4.1 DECODIFICAR:        

4.2 LER:        

4.4 ESCREVER:        

4.5 AUTONOMAMENTE:        

4.6 APRENDIZAGEM:        

4.7 CONHECIMENTO:        

5 GENEROS TEXTUAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS:        

5.1 CONTO        

5.2 FÁBULA:        

5.3 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:        

5.3 LENDA:        

5.4 POESIA        

6 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO        

6.1 ATIVIDADES ENVOLVENDO: ESCUTAR- LER- ESCREVER- RECITAR- DITAR- COPIAR        

7 A IMPORTÂNCIA DO USO DE TEXTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO - A IMPORTÂNCIA DO USO DA LEITUA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS.        

7.1 ATIVIDADE DESENVOLVENDO A LEITURA E A ESCRISTA        

8 ATIVIDADE DESENVOLVIDA AO 2º  ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL        

8.1CONSTRUINDO O CALENDARIO:        

8.1.3 Desenvolvimento da Atividade:        

9 Conclusão        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        


1 INTRODUÇÃO

No presente relatório abordaremos o tema Alfabetização, suas finalidades e seus conceitos mais relevantes. Também apontaremos alguns gêneros textuais, citando suas principais características, a importância do uso de textos no processo de alfabetização. O ato de ensinar, portanto, é muito mais que transmitir informações. Ensinar é, além de tudo, compartilhar objetivos, tarefas, significados e conhecimentos. É preciso compreender como os alunos aprendem, aproximando-se dos conhecimentos que eles têm para poder ajudá-los a se aproximarem dos objetivos propostos. Temos como ponto de partida trazer aos alunos textos com narrativas que os levem a viajar em uma leitura prazerosa, com o intuito de mediar o processo de ensino aprendizagem o professor precisa se apropriar dos mais diversos materiais, para que aconteça mais do que uma aprendizagem e sim um gosto pelo ato de aprender, nos embasaremos neste trabalho em importantes autores como Cunha, Souza, os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros.

 O professor precisa ter domínio sobre quais textos apresentar aos alunos, tendo lido-os previamente procurando ver qual sua finalidade, quais características estão implícitas e explicitas no texto, para desenvolver um trabalho satisfatório dentro de uma práxis pedagógica.


2 Processo de Alfabetização alunas do 4º Semestre

Comecei a estudar com 6 anos de idade, e me recordo de poucos momentos, mas o suficiente pra guardar uma boa lembrança. Lembro que a professora era bastante carinhosa e comunicativa, fácil de aprender a ouvindo. Fui alfabetizada no primeiro ano na escola, mas também com a ajuda de minha mãe que sempre me acompanhou e me auxiliou nas atividades escolares.

Segundo minha mãe, meu processo de alfabetização foi muito tranquilo e eu aprendi com facilidade, pois eu era bastante atenta e curiosa e tinha pressa em aprender a ler, para poder descobrir as coisas sem precisa ficar perguntando aos outros.

Então acredito que meu processo de alfabetização foi um período bom e muito produtivo.

Aluna: Adrieli Souza

Eu comecei a estudar com 7 anos de idade diretamente na primeira série, não lembro muita coisa deste tempo, mas sei até hoje o nome da professora ela se chamava Zilda. Minha mãe conta que fui alfabetizada neste ano, pois era uma criança muito ativa e as minhas irmãs me ajudavam muito neste processo.

Aluna: Simone T.R. Castaldo

Eu fui alfabetizada aos 8 anos, com uma professora muito querida era de primeira á quarta serie, mas meu pai também era muito bacana e contribuiu muito comigo no processo da leitura, sempre utilizando livrinhos de historinhas me ensinando a ler e com ele aprendi mais rápido a ler e escrever. Isso foi muito bom.

Aluna: Cintia Da Conceição Araujo

Eu fui alfabetizada na primeira serie sem cartilha. Não sabia nada ate entrar na escola. Não tenho muitas recordações da minha escola no primeiro ano, mas tive uma ótima professora no primeiro ano e lembro até hoje como foi a primeira vez que vi o alfabeto lembro que cada letra tinha um bichinho ou objeto que iniciava com a letra e todos cantávamos músicas, assim foi  fácil aprender a ler e escrever.

Aluna: Leoni Buttner Pilantil

3 ESTAR ALFABETIZADO É:

Alfabetizar-se não é apenas copiar, saber os nomes das letras, decifrar palavras. Aprender a ler e escrever é apropriar-se do código linguístico-grafico e tornar-se, de fato, um usuário da leitura e da escrita. Os alunos precisam pensar sobre a escrita, sobre o que a escrita significa e como representa graficamente a linguagem.

Estar alfabetizado é um processo pelo qual a pessoa se torna capaz de ler, compreender textos e expressar por escrito. É conhecer a língua com a qual se comunica e se expressa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (836.2 Kb)   docx (893.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com