TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e alfabetização através do lúdico

Por:   •  12/5/2015  •  Artigo  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7

1º Relatório

Projeto de ensino e aprendizagem

1. PROJETO: Letramento e alfabetização através do lúdico

2 .TEMA: A Lúdicidade na alfabetização

3. PÚBLICO ALV

ETAPA: 1

O: Alunos do 3º ano Ensino Fundamental I.

4. DURAÇÃO: Um semestre

Levantamento das hipóteses relativas à situação problema e o perfil da escola

O perfil da escola escolhida é de periferia, um bairro pobre com problemas de infra estrutura, as famílias são carentes de baixa escolaridade e em sua maioria desempregados ou autônomos sem carteira assinada e com pouca informação.

As crianças por sua vez não são motivadas a frequentarem a escola, não demonstram interesse pelos estudos o que exige que a gestão da escola faça um trabalho de equipe junto com a comunidade, pais e professores.

Com base nessas informações faremos um projeto de acordo com a necessidade dessa turma de 35 alunos com sérios problemas de alfabetização e letramento contemplando os seguintes itens:

1. A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem

O projeto será de letramento e alfabetização através do lúdico, usaremos o lúdico como facilitador da aprendizagem.

“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganha-lo. Se é triste ver meninos sem escola mais triste ainda é vê-los sentados, enfileirados em salas de aulas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem. ’’(Carlos Drummond de Andrade)

Brincadeira além de prazerosas tem funções importantíssimas no desenvolvimento da criança é a janela por onde ela vê o mundo, estudiosos há tempos vem falando sobre como aplicar essa ferramenta em sala de aula, através dela a criança experimenta, descobre , inventa, aprende e aprimora habilidades.

Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção.

2. O papel do professor na prática pedagógica

São muitas as ferramentas que podem ser usadas nesta tarefa de ensinar, as o papel do professor não se resume apenas em passar conteúdos preparados anteriormente vai muito, além disso, já dizia Rubens Alves educador e escritor em uma de suas entrevistas, de que o principal objetivo é fazer com que o aluno pense, reflita, aguce a sua curiosidade, enfim é fazer com que ele tenha prazer em estudar, que a iniciativa parta dele, pois é fácil fazer uma criança ir à escola e até reproduzir conteúdos mas fazer pensar,refletir sobre o aprendizado, gostar dos estudos esse é o desafio maior para o profissional da educação tornar pessoas pensantes , formadores de opinião.

E é isso que procuraremos fazer neste trabalho, fazer com que a criança aprenda com aquilo que ela mais gosta de fazer “brincar”.

3. A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem.

Contudo a escola de que estamos falando é uma escola que tem uma gestão focada no preparo dos seus professores visando o desempenho dos seus alunos, consciente das necessidades e da realidade social e cultural dos mesmos.

Os aspectos que abrangem uma gestão e organização das classes são muitos e complexos, pois vão desde a organização estrutural, administrativa, de pessoas e do projeto político pedagógico.

4. O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem

Muitos autores usam o termo brinquedo para nomear tanto o jogo quanto à brincadeira, podemos separar dessa forma: o brinquedo quando se trata de uma atividade não estruturada, ou seja, sem regras pré estabelecidas para sua utilização lembrando que o brinquedo visto como objeto torna-se suporte da brincadeira e que esta última se constitui na ação que a criança exerce ao valorizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica.

A utilização de jogos educativos no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, entre elas:

O jogo é um impulso natural da criança funcionando assim como motivador para oensino;

A criança através do jogo sente prazer ao realizar o esforço próprio para alcançar o objetivo do jogo;

O jogo estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço;

O jogo contempla vários aspectos da personalidade afetiva, social, motora e cognitiva da criança;

O jogo favorece a aquisição e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força, concentração, etc.

ETAPA 2

2º RELATORIO-- JUSTIFICATIVA

Ao propor o presente projeto, observamos que há um número significativo de crianças nessa turma que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem e que não conseguem dominar habilidades necessárias para o domínio da leitura e da escrita de acordo com a sua faixa- etária

Diante do diagnostico que foi feito na 3º ano, fez se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver neles uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.

Serão trabalhadas atividades visando à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizará métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz. O letramento que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o foco central desse projeto.

Tendo em vista os resultados do diagnóstico da turma, foi definido um plano de trabalho com as metas gerais a serem desenvolvidas durante as próximas etapas. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam ser garantidas no processo inicial de alfabetização e letramento.

Ao trabalhar visando a construção dessas competências, acredita-se que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes tipos de textos bem como seus usos sociais. Acreditamos que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com