TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Língua Brasileira de Sinais

Por:   •  7/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Pedagogia e Licenciatura

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Tutor: Ana Paula Ferreira

Aluno(a):  Gessica Aparecida Vilane

RGM : 13308777                                            Data de entrega:   ..06.../...08../...2016...

Polo: Tatuapé

        

Introdução

Neste trabalho irei abordar alguns assuntos na língua Brasileira de sinais.

Onde tive como base, o vídeo e o material didático da unidade II para linha de discussão.

Irei abordar os seguintes assuntos:

1- A educação mais adequada para surdos, atualmente, deve acontecer na escola especial ou na escola regular?

2- Língua de sinais ou oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?

Basta folhear o trabalho, e ler para entender e compreender.

E assim tirar suas próprias conclusões e dúvidas, espero ajudar de alguma forma.

A educação mais adequada para surdos, atualmente ,deve acontecer na Escola Especial ou na Escola Regular?

No que se refere á educação mais adequada para surdos,pode –se perceber que na escola regular o aluno surdo além do ensino especial que ele vai receber,será integrado á sociedade e também divulgará a língua Brasileira de sinais.

Diferente da escola especial que o surdo vive um período com pessoas que são iguais a ele, mas não prepara o aluno surdo para o dia a dia no convívio com pessoas ouvintes.

O fator importante que deve ser levado em consideração é a quebra de paradigma do ensino desse aluno surdo ser aplicado em conjunto com aluno ouvinte na escola regular,fazendo com que a libras seja divulgada e compreendida não só pelo aluno surdo,mas também pelo aluno ouvinte.Para esse benefício dar certo libras deveria ser introduzida no conteúdo programático dos alunos desse inicio da alfabetização , sendo um grande passo para a inclusão a sociedade da comunidade dos surdos.

Com aulas ministradas com dois professores sendo um ouvinte e outro bilíngüe .

Dessa forma a educação mais adequada para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno é a escola regular ,que prepara o aluno para a sociedade ouvinte e terá atenção especial com professores bilíngües.

Outro ponto é a divulgação da libras que se os responsáveis colocarem essa disciplina na grade curricular dos alunos desde a alfabetização, a comunicação gesto visual será difundida na sociedade, de tal forma que a pessoa surda não ficaria constrangida e estaria inclusa na sociedade.

Língua de Sinais ou oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?

É possível afirmar que a língua de sinais é a melhor forma de comunicação para surdos,porque tem um critério definido e estabelecido baseado na lei de libras,possui um canal visual gestual diferente da língua portuguesa que possui somente um canal oral auditivo.

A oralização é um tipo de comunicação que discriminava os surdos desde a antiguidade ,devido a isso os surdos eram considerados doentes,miseráveis e eram isolados da sociedade.

Entretanto a oralização previa um desenvolvimento da fala proibida a língua de sinais buscando a normalidade do ser humano.Por esse motivo esse meio de comunicação não é adequada para a comunidade dos surdos.

A língua de sinais é a melhor forma de comunicação e considerada a língua materna dos surdos,com isso o ensino é realizado de forma natural.Neste caso a língua brasileira de sinais é considerada a segunda língua oficial no Brasil.

Conclusão

Na minha opinião aprendi bastante desenvolvendo este trabalho ,pois a melhor alternativa é a escola regular,desde que ela esteja preparada para receber a pessoa com perda auditiva ,pois não adianta apenas colocar surdo dentro da sala de aula regular, se não haverá nenhum suporte para recebê-lo.

A inclusão de surdos na escola comum demanda a elaboração de meios que estimulem a participação e aprendizagem desses alunos. Além do ensino regular,os deficientes auditivos devem ter acesso ao atendimento educacional especializado,um período adicional de horas de estudos. Além de momentos em que os conteúdos são ministrados em libras,preferencialmente por um professor surdo, o atendimento educacional especializado ira trabalha o ensino da língua especifica e de português , em aulas especiais para alunos com deficiência auditiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com