TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras – Língua Brasileira de Sinais

Por:   •  17/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

   Disciplina: Libras – Língua Brasileira de Sinais

  1. Coordenação: Vera Regina Loureiro

AP1 2020.1

Questão 1 (1,5 ponto)

Apresente as principais causas da surdez na infância, considerando cada um dos períodos de sua ocorrência (Pré-natal - Peri-natal - Pós-natal):

Resposta: As principais causas da surdez na infância são:

Pré-natais ( Durante a gestação): rubéola congênita, hereditariedade e fatores genéticos.

Peri- Natais ( Durante o parto): anóxia ( Falta de oxigenação) no parto, prematuridade,traumas no parto.

Pós- Natais ( após o nascimento): infecções bacterianas ( meningite, encefalite), infecções virais ( caxumba, sarampo, meningite), medicamentos ototóxicos, traumas cranianos.

Questão 2 (1 ponto)

A Lei Federal n.° 12.303/2010 garante à população o direito à avaliação auditiva, popularmente conhecida como o “Teste da Orelhinha”.?

Resposta: O teste da orelhinha deve ser realizado ao nascer no segundo ou terceiro dia de vida.

Questão 3 (1  ponto)

Em relação aos procedimentos para a avaliação da audição relacione as colunas, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira:

  1.           b)           c)            d)          

1-  Exame de Emissões Otoacústicas - EOA - conhecido como “Teste da orelhinha”

a) (  4  )  Fornece informações sobre as condições neurofisiológicas do sistema e só pode ser feito em crianças em estado de sedação.

2-  Avaliação Auditiva Comportamental

b) (  1 ) É um método objetivo, rápido, não invasivo e pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando-se sua aplicação em recém-nascidos.

3 -  Audiometria Tonal

c) ( 3 ) Realizada com audiômetro para mediação da audição de sons puros é, ainda hoje, a mais utilizada com adultos.

4 -  Audiometria de tronco cerebral (BERA )

d) (  2 )  Instrumento para a avaliação de aspectos da acuidade auditiva e do processamento auditivo em recém-nascidos e crianças pequenas pela observação direta do comportamento em resposta a estímulos sonoros.

Questão 4 (1,5 ponto)

A professora Cristina Lacerda, em seu texto “Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos” nos apresenta um panorama histórico sobre a educação de surdos destacando as abordagens educacionais utilizadas até o presente momento.

Complete as lacunas com a abordagem mais adequada:

Abordagem Oralista – Abordagem da Comunicação Total – Abordagem Bilíngue

a) Essa proposta defende a ideia de que a língua de sinais é a língua natural dos surdos, e que estes podem desenvolver plenamente uma língua viso gestual. Neste caso a autora estava se referindo à abordagem Bilíngue.

b) A abordagem da comunicação total favoreceu o contato com a língua de sinais e a disposição para o aprendizado dessa língua, no entanto, o lugar que esta ocupa é de recurso para auxiliar a fala.

 c) A abordagem Bilíngue propõe que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário.

d) Uma das críticas recebidas pela abordagem Oralista foi o fato de preconizar o ensino de palavras isoladas e de leitura labial para crianças ainda muito pequenas, sendo o processo de aprendizado da língua oral extremamente difícil, artificial e descontextualizado.

e) A abordagem da Comunicação Total tem como propósito fornecer à criança surda a possibilidade de desenvolver uma comunicação real com seus familiares e professores, por meio do uso de sinais, leitura orofacial, amplificação, alfabeto digital. A oralização não é o seu objetivo em si, mas uma das áreas trabalhadas com vistas à integração social.

Questão 5: ( 2 pontos)

Apresente as principais características da abordagem oralista na educação de surdos – também denominada Oralismo, apontando a visão de sujeito e os objetivos dessa abordagem.

Resposta: O oralismo, abordagem educacional para surdos, tem com objetivo principal  o ensino- aprendizagem da língua oral, da língua falada. Enfoca-se o treinamento auditivo, o uso de aparelhos de ampliação sonora, a leitura labial e a fala, ficando o currículo atrelado a esse aprendizado. Nessa abordagem pretende-se aproximar o chamado “ Deficiente auditivo” dos padrões de ouvinte, buscando apagar as diferenças existentes. A Língua de sinais não é aceita como língua da comunidade surda,  todos os esforços dirigem-se para o ensino da fala, porque essa é vista como comunicação prioritária para que os surdos se integrem socialmente.

Questão 6 (1 ponto):

Sabe-se que para os oralistas a linguagem falada é prioritária como forma de comunicação e aprendizagem dos surdos. No filme “Sou surda e não sabia” podemos ver a escola especial para surdos de base oralista onde Sandrine teve seu primeiro contato com crianças surdas e fez suas primeiras amizades. Esta abordagem perdurou na educação de surdos por muitas décadas, resultando em fracasso escolar na maioria dos casos.

 No filme “Mr. Holland”, na cena na cozinha da casa, podemos observar o momento em se evidencia a dificuldade de comunicação entre a mãe ouvinte e o filho surdo e o descontentamento com o Oralismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (153.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com