TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Língua Brasileira de Sinais

Por:   •  23/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

AVALIAÇÃO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Prof.ª: TERESINHA MOREIRA DE AQUINO

Aluno: Jessica Aparecida Santos Cavalcante turma: Pedagogia E

Responda as questões abaixo de acordo com os textos lidos:

A interpretação bem-feita envolve leitura bem-feita, e é nas primeiras séries do Ensino Fundamental que o processo começa a se desenvolver. Para isso aconteça observamos 5 passos:

Cite e explique cada um deles:

1. Motivação: Entende-se por motivação da leitura não a reprodução oral do professor sobre o texto a ser lido, mas a conversa sobre o tema do texto. Em “A girafa”, por exemplo, o professor abordaria o aspecto da comunicação, através de questionamentos e relato de alguns casos interessantes, sempre incentivando a participação do aluno.

2. Estudo da sinonímia: É interessante trabalhar o vocabulário antes da leitura, para que ela não seja interrompida durante o processo. O professor poderia dizer: “no texto que vamos ler aparecem algumas palavras diferentes. Alguém saberia dizer o que significa farejar?”. Assim, vai anotando, no quadro-de-giz, as palavras e seus significados, deixando-as expostas até o final da atividade.

3. Leitura silenciosa: É, de todas, a mais difícil forma de ler, pois exige intensa concentração e reflexão, mas sabemos que muitas crianças têm dificuldades nesse aspecto. Cabe ao professor observar e tentar descobrir a causa, sempre que possível, junto ao Serviço de Orientação Educacional da escola. No aspecto prático, a leitura silenciosa deve ser treinada porque é dela que a criança fará mais uso.

4. Comentários: Após a leitura silenciosa, o professor fará os comentários sobre o texto. Esses comentários envolvem a participação ativa do aluno. As perguntas devem ser inteligentes, de forma a não subestimar sua capacidade de raciocínio. É uma atividade oral. Com relação ao texto “A girafa”, por exemplo, o professor poderia comentar o trecho, “E como no conto, aumenta um ponto”, e induzir os alunos a uma resposta sobre: “Quem conhece o ditado popular ‘quem conta um conto aumenta um ponto’?”; “O que isso tem a ver com o texto?”; “Quando o autor usa ‘girafanoticiário’ , será que cometeu um engano de digitação?”; “Quem sabe dizer o porquê?”; etc. Deve o professor, também, comentar os aspectos conotativos da linguagem, por exemplo, “O que é um furo?”; “E furo jornalístico?”; “É possível farejar furos?”; “Como?”; etc.

5. Leitura oral: Sempre que possível, o professor deve propor a leitura oral dramatizada, fazendo com que as personagens do texto sejam representadas Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa Profª Teresinha Moreira de Aquino t.ma1951@hotmail.com Página 7 pelos alunos. Evitar aquela leitura sequenciada que desgosta as crianças, por se tornar cansativa. Prefira solicitar aos alunos que leiam, por exemplo, um trecho em que haja descrição, um trecho em que haja diálogo, ler o primeiro ou o último parágrafo e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (146.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com