TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO INFANTIL

Por:   •  22/6/2017  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO INFANTIL ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PÓS GRADUAÇÃO- LATU SENSU

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO INFANTIL

MODULO 5

Atividade 3

PROFESSOR : EVALDO GONÇALVES

POLO: CAMPO LIMPO PAULISTA

DATA: 04/05/2015

ALUNA: EDILENE DA SILVA MARTINS

RESENHA

PENSAMENTO E LINGUAGEM

É de conhecimento de todos educadores, que Piaget revolucionou o estudo da linguagem e do pensamento infantil; seus estudos levaram a uma nova abordagem no qual, centrou a atenção no pensamento da criança e assim, a criança deixa de ser um adulto em miniatura.

Piaget acredita que o elo que liga todas as características específicas da lógica infantil está no egocentrísmo do pensamento das crianças, ele tambem cita o realismo intelectual, o sincretismo, mas dentre todos o egocentrismo ocupa uma posição intermediária, genética, estrutural e funcionalmente entre o pensamento autístico e o pensamento orientado.

Esses dois modo de pensar se diferem, pois o pesamento “autístico” é individualista e incomunicável já o pensamento “dirigido ou orientado” e socializado, orientado pela adaptação progressiva dos indivíduos uns aos outros. O progresso entre esses dois pensamentos é atribuído à ação do meio social e da linguagem. Ele explica que a oposição entre as duas formas de pensamento obedece em grande parte ao fato de que a Inteligência se socializa progressivamente, procede cada vez mais por conceitos, em virtude da linguagem que liga o pensamento às palavras, enquanto o autismo, permanece individual, continua ligado à representação por imagens, à atividade orgânica e aos movimentos.

Entre as formas de pensamento o egocêntrismo é o elo entre os dois, contudo o que realmente impregna o pensamento da criança tanto na esfera verbal como na espera sensorial é realmente o egocentrismo e, isso ocorre até os sete anos quando o pensamento socializado começa a ganhar forma, sem deixar de ser egocentrica.

Piaget diz que a criança na fase egocêntrica não percebe a existência dos outros, ou uma vontade diferente da dela, nem o que é certo ou errado, pois o ponto de vista próprio é julgado como sendo o único possível. Constitui-se em uma espécie de centralização do pensamento no sentido de uma ausência de toda relatividade intelectual e de todo sistema racional de referência e que toma por única realidade aquela que aparece à percepção própria, coordenando única e somente a própria perspectiva. Visto que o universo inteiro é considerado em comunhão com o ego e a ele obediente, seus desejos e as ordens do ego são tidos por absolutos, havendo, então, uma confusão entre as contribuições do exterior e as contribuições do interior.

Poder-se resumir o egocentrismo, para Piaget, de forma geral, como sendo as ações dos sujeitos que não são coordenadas entre si, irreversíveis e, por isso, essencialmente centralizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com