TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Por:   •  17/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Brincadeira 1 – (Brincando de passear)

Faixa etária: 3 a 5 anos

Objetivo Geral: Estimular a imaginação, coordenação motora geral, ritmo e musicalidade.

Desenvolvimento: O professor cria uma situação problema indo passear em algum lugar e os alunos terão que fazer tudo aquilo que se pede na música cantada e todos os movimentos devem ser feitos e repetidos por todos. Ex: eu agora vou passear quem quiser pode acompanhar, xi uma ponte vamos ter que atravessar, andando não dá vamos ter que equilibrar, tok, tok, tok, tok, tok, tok, tok, tok, tá, ufa acabamos de chegar... a musica vai se repetindo e varias situações são criadas.

Brincadeira 2 – (Brinquedos de sucata)

Faixa etária: 8 a 10 anos

Objetivo Geral: estimular a imaginação, coordenação motora geral e o trabalho em grupo.

Desenvolvimento: o professor irá levar vários objetos de sucata como: tampinhas, lata, barbante, garrafas, bolas cones arcos, latinhas, caixas entre outros. Grupos serão formados e em um espaço esses objetos são separados e espalhados em ordem numérica, cada grupo ficará um tempo de 5 a 10 minutos na estação depois de um aviso os alunos terão que trocar de estação e ao final todos deverão ter passado por todas as estações.

Escolhemos duas faixas etárias por conta das brincadeiras trabalharem em diferentes níveis de desenvolvimento, as crianças de 3 a 5 anos estão entrando na vida escolar, novos colegas, novos espaços e nesta fase da vida as crianças estão em constante desenvolvimento principalmente na parte da coordenação motora, e no mundo da imaginação, vários são as habilidades que eles irão descobrir nesta fase. As crianças de 8 a 10 anos já estão praticamente refinadas na coordenação motora e outras habilidades, porém é muito importante o trabalho para desenvolver e aguçar a parte cognitiva que está relacionada à aprendizagem e a parte afetiva tendo em vista que nesta fase as crianças já  possuem o controle de algumas situações e são muito carentes de atividades que envolvam o convívio com outros colegas, as  exclusões e grupinhos começam a ser formados e as tomadas de decisão estão mais presentes e intensas parecidas com as de um adulto.

Ambas as atividades trabalham de forma lúdica pelo fato de as crianças terem que tomar decisões, criar situações, imaginar e executar movimentos imaginados por ela ou pela pessoa que conduz as atividades, estas atividades fogem um pouco do que na maioria das escolas é feito, somente através de brinquedos, as duas atividades escolhidas trabalham com a imaginação mais também há a necessidade de se trabalhar também com o próprio corpo e objetos que não são comuns de se ver no dia a dia das crianças assim como é com o brinquedo, forçando as crianças a construírem seu próprio brinquedo e movimento.

As crianças da atividade 01 (um), sempre esperavam com muita atenção os comandos do professor, executavam os movimentos uns com perfeição outros já tinham um pouco de dificuldade por exemplo nos movimentos de equilíbrio e movimentos alternados de braços e pernas, após a primeira vez que foi feita a brincadeira, os alunos começaram a criar novas situações e cada um ia criando seus próprios movimentos dentro de suas limitações.

As crianças da atividade 02 (dois), logo que chegavam aos objetos demoravam alguns segundos apenas para construir um jogo ou brincadeira com os objetos, a cada troca de estação os alunos já iam brincando em uma estação e pensando o que fariam nas próximas para não perderem tempo pensando o que fazer, todos achavam uma forma para que todos do grupo participassem sem haver exclusão e depois alguns alunos comentavam como iriam ensinar as crianças de seu bairro a utilizar (lixo) para brincar sem ficarem presos a computador, videogame e bola.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com