TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lúdico Alfabetização e Letramento

Por:   •  24/10/2022  •  Artigo  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

 A LUCIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETFRAMENTO [pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

A ludicidade é uma ferramenta educacional na qual se ensina e se aprende brincando, podendo auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo aguçar o interesse das crianças na busca do aprender, de maneira divertida e prazerosa. Sendo assim, o lúdico é uma ferramenta de grande valor significativo e qualitativo na aprendizagem, desse modo merece uma atenção especial por parte dos educadores que devem utilizar métodos eficazes que fortaleçam relações entre o professor e o aluno.

A criança para estar alfabetizada atualmente precisa saber ler e escrever, mas não basta saber ler e escrever, é preciso entender o que se lê e o que escreve, saber codificar e decodificar não bastam, é preciso interpretar o que está lendo e saber entender o significado que aquela leitura mostra. Nas series inicias o ensino através do lúdico é de suma importância para o processo de formação e de percepção acerca da escrita e da leitura. A preocupação é que a aprendizagem aconteça de forma lúdica e criativa, onde o prazer seja componente da situação.

Portanto, é importante conscientizar o educador quanto ao uso do recurso lúdico em sala de aula, tendo a responsabilidade de direcionar brincadeiras e jogos junto aos alunos, para que de fato o brincar possa cooperar de forma relevante e significativa no seu desenvolvimento.

  1. JUSTIFICATIVA:

O processo de alfabetizar é desafiador, pois muitas crianças não passaram pelo mesmo acompanhamento que se faz necessário nos anos iniciais, pois a maioria dos alunos passam do pré-escolar para o 1° ano sem aprender a ler e escrever.

 Para tanto, fez- se necessário a elaboração deste plano, que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira lúdica e significativa.

O uso lúdico em sala de aula é um verdadeiro instrumento para desenvolver uma aprendizagem visando alcançar resultados significativos. E em se tratando dos anos iniciais se torna um facilitador para a abordagem de conhecimentos.

Considera-se ainda, a importância dos jogos e das brincadeiras nas aprendizagens educativas, como um recurso imprescindível no desenvolvimento de múltiplas aptidões físicas, cognitivas afetivas e sociais, além de promove a motivação, a concentração e o aprimoramento das relações interpessoais, de forma prazerosa.

  1. OBJETIVOS

  1. GERAL

Contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, através de atividades lúdicas que alimentem o imaginário infantil e o desenvolvimento da leitura e escrita.

  1. ESPECIFICOS

  • Descrever as contribuições da ludicidade em sala de aula;
  • Proporcionar atividades lúdicas voltadas para a aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Introduzir jogos e brincadeiras na aprendizagem da criança;
  • Apresentar a importância do lúdico para a alfabetização e o letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com