TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARATONA DA INCLUSÃO: INCLUIR PARA VENCER

Por:   •  19/2/2018  •  Seminário  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]


[pic 2][pic 3]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
[pic 4]

MARATONA DA INCLUSÃO:
INCLUIR PARA VENCER!

Projeto elaborado para o combate à
discriminação de pessoas com deficiências
e respeito às diferenças no ambiente escolar.

Rio de Janeiro
2014

Maratona da Inclusão: Incluir para vencer!

Duração do projeto:

O projeto terá duração de cinco dias úteis.


Justificativa:

O projeto “Maratona da Inclusão: Incluir para vencer!” promoverá atitudes e olhares positivos, frente às deficiências. Combatendo o preconceito e valorizando o indivíduo com deficiência, como pessoa, e não o desumanizando por ser deficiente físico ou mental.

Visa desmitificar conceitos que criam estereótipos. Por isso, trabalhar na escola sobre tal tema será de grande importância, fazendo saber que a negação da inclusão se caracteriza como crime, segundo a legislação vigente. Conforme Anexo VI.

Culminância:

Encerrar as atividades refletindo com os alunos a necessidade do respeito às diferenças no ambiente escolar e avalizar o aprendizado sobre os assuntos abordados durante toda a maratona. Trocar experiências sobre as atividades, como foi para cada criança viver tais momentos.

Objetivo:

Conscientizar as crianças acerca do cotidiano de uma pessoa em condições de necessidades especiais.

Metodologia:

Levar atividades inclusivas que levem à conscientização do respeito às diferenças no ambiente escolar e promover o interesse dos alunos em conviver com os deficientes físicos livres de discriminação e preconceito.

  • 1º dia – Oficina de contação de histórias com historinhas inclusivas e traduzidas em libras para os deficientes auditivos. E início das atividades.

Atividades: Túnel sensorial, onde o aluno é vendado e pode-se adivinhar sons, cheiros e toques. Também será apresentado o alfabeto em braille para que os alunos saibam como um deficiente visual consegue ser alfabetizado. Conforme Anexo II.

  • 2º dia – Reproduzir o vídeo Educação Inclusiva - Mauricio de Sousa e Turma da Mônica.


Apresentar a atividade Futebol de Sete, onde os jogadores são vendados e guiados pela bola com guizo em seu interior.
Conforme Anexo III

  • 3º dia – Realizar uma peça de teatro abordando a inclusão dos deficientes físicos na escola, para conscientizar sobre o respeito e o combate à discriminação de pessoas com deficiência.


Será apresentada a atividade Basquete de cadeira, utilizando cadeiras de rodas para os alunos não deficientes, para que tenham noção do manuseio e também para viver por um momento a experiência de como os deficientes cadeirantes praticam esse esporte.
Conforme Anexo IV.

  • 4º dia – Avaliar a aprendizagem com um Quiz sobre os assuntos apresentados ao longo dos dias, e um bate papo com os alunos para tirada de dúvidas.

Ao final, distribuir cartilhas sobre a importância da inclusão e o Gibi: “Turma da Mônica em: Acessibilidade” e “Turma da Mônica: Viva as diferenças”. Conforme Anexo V.

  • 5º dia – Confraternização com todos os participantes. Participação especial do grupo musical Surdodum, composto por deficientes auditivos. Conforme Anexo VI.

Avaliação:

Avaliar os alunos a partir de um bate papo sobre os momentos da Maratona. Saber como cada aluno se sentiu realizando as atividades e vivendo experiências  a partir dos jogos inclusivos,  e responder às duvidas.

Anexo II.

Abertura do evento se dará com uma oficina de contação de histórias inclusivas para conscientizar os alunos sobre a necessidade da inclusão de pessoas portadores de necessidades especiais.

[pic 5][pic 6] 

Túnel sensorial – Oficina dos sentidos, onde as pessoas vão experimentar através dos diversos sentidos diferentes objetos.

[pic 7][pic 8] 

Apresentação do alfabeto em braille.

[pic 9][pic 10]

Anexo III.

Vídeo: Educação Inclusiva – Maurício de Sousa e Turma da Mônica.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU

O vídeo mostra Maurício de Sousa criando novos personagens com necessidades especiais, para trabalhar a inclusão e o respeito as diferenças em suas obras.

[pic 11][pic 12]

Futebol de sete.

O futebol de sete é disputado por pessoas com paralisia cerebral. Cada time tem sete jogadores e cinco reservas. O jogo dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos com intervalo de 15 minutos. Não há impedimentos e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão. A bola tem guizo para guiar os jogadores que tem seus olhos vendados durante a partida.

[pic 13]

Anexo IV.

Peça teatral sobre inclusão.

[pic 14]

Basquete sobre cadeiras de rodas.

Incluir alunos cadeirantes na atividade e fazer os alunos sem deficiência vivenciar a experiência. 

[pic 15][pic 16]

Anexo V.
Distribuição de Gibis sobre inclusão, respeito às diferenças e acessibilidade. 

[pic 17]

[pic 18]


Anexo VI.

 Participação especial do grupo musical Surdodum, composto por participantes deficientes auditivos.

[pic 19]

[pic 20] [pic 21]

Confraternização encerrando o evento.

[pic 22]


Anexo I.

Escola e inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com