TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        Introdução        3

2        Desenvolvimento        4

2.1        As memórias de minha infância e experiências vivenciadas na escola:        4

2.2        As expectativas quanto à passagem do ensino médio para o superior:        6

2.3        O que é educação e pedagogia?        7

3        Considerações finais        9

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado demostrará experiências vividas durante minha infância, momentos que ficaram gravados em minha mente e serão recordados através de escrita neste estudo. Nele descrevo sobre a formação própria, memórias desta signatária, e relato de alguns pontos que ficaram registrados e marcados em minha vida durante todo o período escolar.

Também constarão expectativas quanto à inserção no curso superior, dentro deste contexto será relatado como foi à escolha e qual incentivo levou-me a referida escolha, e ainda, demonstrar de forma detalhada como foi à transição do ensino médio para o ensino superior.

Serão denotados também, sobre o que é a educação  e a Pedagogia,  assuntos estes que serão abordados sob pensamento construtivista, em que a educação é promovida  pela construção de conhecimento, e a Pedagogia é o processo de ensino aprendizagem.    

 

 


  1. DESENVOLVIMENTO

                       

  1. as memórias de minha infância e experiências vivenciadas na escola:

A relação desta signatária na área de aprendizagem em uma instituição de ensino começou aos  06 anos de idade, sempre com muita vontade de estudar, mas a família morava no interior do Paraná em uma cidade de pequeno porte chamada Sertaneja, a escola ficava a alguns quilômetros de casa, mas me lembro como se fosse hoje meu primeiro dia de aula, tive que pegar o ônibus e ir  sozinha, desta forma enfrentar uma escola até então desconhecida, pois tudo era muito novo, mas havia em mim muito entusiasmo e estava achando o máximo. Sobre este início no mundo escolar, foi que conheci a professora Sirlei, esta sempre carinhosa e com muita paciência, sendo esta a propulsora do começo da minha alfabetização.

Na 2ª série foi a que mais me marcou, foi um fato que aconteceu  na sala de aula, isto fez-me compreender sobre responsabilidade, cito este fato a seguir:

  • A professora sempre passava tarefas para que nos fizéssemos em casa e só fazia se minha mãe me lembrasse, então um certo dia minha mãe não me lembrou e acabei não fazendo a tarefa, chegando na escola no outro dia a professora me cobrou e como eu não tinha feito, fiquei de castigo sem poder sair para o recreio, aquela situação me deixou muito triste, mas ao mesmo tempo tive uma lição e nunca mais deixei de fazer a tarefa, e isso carrego comigo até hoje, aprendi que temos que ter responsabilidade em tudo que fazemos , senão seremos  punidos de alguma forma.

Também na 5ª série tive outra experiência. A mudança brusca de professores, de um passou para vários, um diferente do outro, tínhamos  outras matérias, confesso fiquei um pouco assustada, foi aí então que comecei a estudar muito e sempre tive ótimas notas.

Mas outro fato ocorreu nas aulas de matemática, eu não conseguia compreender, sempre fui ruim nessa matéria, e então meu pai começou  a ensinar-me em casa, foi ai que aprendi a usar a calculadora, outra lição, eu não pensava mais em fazer tarefas sem calculadora e então chegou o dia da prova e então fui muito mal, fiquei muito chateada, mas sabia que a culpa era minha meu pai falava que deveria fazer os exercícios e só confirmar na calculadora, após isso acabei parando de usar a calculadora, e consegui me recuperar e aprendi a fazer os exercícios sozinha.

As lembranças que tenho do ginásio são poucas. Quando penso nessa fase de minha vida sinto um vazio de informações, muitos professores, muitas matérias (disciplinas), muitas equações, verbos, mas gostava de educação física, lembro-me que nessa época tive uma grande mudança em minha vida viemos morar no Mato Grosso, e neste Estado terminei o meu primeiro grau.

Outro grande acontecimento em minha vida foi quando meus pais resolveram mudar para uma fazenda e então fui estudar em um colégio interno em Chapada dos Guimarães-MT, lá era tudo muito rígido, imagina colégio evangélico, no primeiro dia chorei a noite toda, era tudo estranho, pessoas estranhas morando no mesmo quarto, a adaptação não foi nada fácil, mas consegui sobreviver, os professores eram ótimos tinha algumas exceções, praticávamos muitos esportes, era tudo muito bom, fiz muitas amizades, mas também muitas inimizades, que era normal na fase em que eu estava passando, estudei muito, aprendi muito sobre a vida, como viver sozinha enfrentando as dificuldades, nessa escola tínhamos muitas responsabilidades nós seguia uma escala de trabalho, todos os alunos trabalhavam duas horas por dia, tínhamos horário pra tudo.

Enfim essa foi a melhor experiência de vida que vivi, consegui me preparar para o mundo, agradeço minha família hoje por me ter me dado aquela oportunidade, tanto é que no dia da formatura eu não conseguia parar de chorar só de pensar em ficar longe de meus amigos, afinal de contas fiquei lá 03 anos.  

  1. As expectativas quanto à passagem do ensino médio para o superior:

Fiquei muitos anos sem estudar, depois que saí do colégio interno, até comecei uma faculdade, mas não tive condições financeiras de continuar e então parei.

Mas sempre imaginei de fazer um curso superior, os anos se passaram e sempre pensava um dia em retomar meus estudos, então depois de 19 anos, resolvi fazer minha matrícula e hoje me encontro já no 2ª semestre de Pedagogia, e entendo que o ensino médio é uma preparação para a vida profissional, com conhecimentos aprofundados em várias matérias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (893.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com