TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

As memórias de minha infância e das experiências vivenciadas na escola

A infância é a fase de nossas vidas que formamos nosso caráter, nossa maneira de ser, é quando somos educados para a vida toda, é a fase mais importante de nossas vidas, pois dali em diante é que vamos mostrar como fomos educados e o quanto aprendemos.

Quando eu comecei ir a escola tinha muita vergonha e medo da professora foi bem difícil o começo, mas ao mesmo tempo fui com muita ansiedade ao primeiro dia de aula, me lembro de que meu pai e minha mãe me deram uma bolsinha com materiais que eu gostava muito, tinha uma coleguinha que era minha melhor amiga o nome dela é Sabrina, ela que pedia para a professora se eu podia ir ao banheiro.

Com o tempo percebi que a professora era uma pessoa boa e que eu não precisava ter medo dela, ela começou a me ensinar as letras e os números, mas ela também era brava com a gente quando precisava ser.

Eu não era uma boa aluna sempre passava nas recuperações, pois eu ficava brincando na sala de aula e não estudava, mas em compensação na recuperação era a que tirava as melhores notas.

         O que gostava muito na época de escola eram os ensaios para o desfile de sete de setembro, pois era aonde todos eram iguais, ninguém era melhor do que ninguém, eram somente crianças mostrando seu patriotismo, outra coisa que eu achava muito bonita era quando ficávamos em filas por ordem de tamanho e cantávamos o  hino nacional.

         O lado ruim que a escola me trouxe foi o bulling que eu sofria por parte dos meninos, que me chamavam de bichinho da goiaba, corlac entre outros apelidos que eram muito humilhantes para mim.

         A escola aonde eu estudava era muito boa pois todos os professores eram bem atualizados mas na verdade naquela época não tinha muita inovação, os professores faziam o básico e o que era muito importante ao meu ponto de vista, passar o seu conhecimento aos alunos da melhor forma possível.

         Uma professora que me marcou muito era minha professora de matemática seu nome era Alécia muito querida e sempre procurava inovar para podermos aprender, suas aulas eram animadas e ela não tinha preguiça em repetir quantas vezes fosse a matéria para poder nos ensinar, tentava trazer coisas do cotidiano que vivenciávamos para poder simplificar a sua explicação sobre a matéria, o que na minha opinião facilitava muito nosso aprendizado.

As expectativas quanto à passagem do Ensino Médio para a Educação

Superior no Curso de Pedagogia.

        

        Quando me formei no ensino médio, tive muitas expectativas pois estava passando mais uma faze na minha vida, fui fazer vestibular para administração pois era o que meu pai queria que fizesse, passei no vestibular acabei cursando somente dois semestres e não tive mais condições financeiras e pessoais para continuar fazendo, pois eu já tinha um filho, ele tinha apenas uns meses e começou ficar doente o tempo todo, foi aonde optei por cuidar dele primeiro, mas nunca perdi a vontade de fazer um curso superior mas as coisas foram acontecendo tive mais dois filhos e as condições financeiras e meus filhos doentes, não me permitiam fazer o curso superior.

         Fui trabalhar em uma escolinha de educação infantil como cozinheira, foi aonde eu percebi que gostava de estar com as crianças, via o papel das professoras e me encantei com isso, meus filhos fizeram com que esse encanto se fizesse cada vez maior pois vi que se eu fizesse pedagogia poderia ser uma mãe melhor e ser uma boa educadora.

Para mim o modelo ideal de pedagogo é aquele que faz a diferença, inovando e acompanhando as crianças nos tempos atuais, tem que ser moderno e ver o que elas estão pedindo e dar a elas o seu melhor mostrando que a escola é um lugar muito bom de estar e que o aprendizado é uma riqueza que nenhuma pessoa pode tirar de nós, que levamos para a vida toda e que nos faz ser pessoas melhores.

         Espero que daqui quatro anos eu possa exercer minha profissão, passando tudo o que estou aprendendo e ensinar as crianças, e fazer esta diferença nas suas vidas, sabendo ajudar elas da melhor forma possível e ajudando a formar pessoas com muita educação, pretendo ser a professora que eles vão lembrar para o resto de suas vidas, e que lembraram com muito carinho.

 

AS IDÉIAS QUE VOCÊ POSSUI SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE É PEDAGOGIA

Educação para mim vem desde o nascimento da criança é um dever de todos que a cercam, é preparar e ensinar como serem boas pessoas em tudo nas suas vidas, como por exemplo, nas matérias curriculares, e mostrar para elas como agir diante de varias ocasiões, isso vai ajudar elas no seu dia a dia.

Pedagogia é você saber como vai aplicar os ensinamentos básicos que a sociedade impõe como regras curriculares, e como você vai agir com cada uma das crianças, pois cada uma é um ser único e tem suas maneiras diferentes de aprender.

Educação

É a maneira de cada um ensinar as crianças como ser e como se comportar nesta vida, cada povo, país, região, estado, cidade e família tem sua maneira de educar, ensina suas crianças como ser, agir, pensar conforme seu modo de vista e de vida.  Não tem uma maneira única de ensinar educação cada pessoa tem seu jeito para fazer isso, e a educação é feita durante toda a nossa vida, desde a nossa casa até os lugares onde passamos, pois cada um tem sua regra e temos que aprender a lidar com elas e nos comportar dentro delas.

Educar é mostrar as crianças como a nossa cultura é, como nossas histórias foram escritas, como vão se comportar perante a sociedade, como serem pessoas honestas, direitas e certas e honrar a educação que tiveram seja de seus professores, de seu pais, dos avós, tios, tias etc., de todos os que os cercam. Mas cada ser humano tem seu jeito para isso e sua percepção neste ponto de vista.

Pedagogia é uma forma de ensinar as crianças pensando no seu bem estar psicológico e social, é a arte de desenvolver maneiras de se aplicar a  educação pelos caminhos e conceitos da sociedade onde se vive e com os recursos que se tem, sempre preservando o bem estar da criança, e observando se esta está conseguindo adquirir conhecimento pelo modo em que se esta sendo feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com