TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1INTRODUÇAO

        

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................

2 AS MEMORIAS DE MINHA INFÂNCIA.....................................................................4

2.1 AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA ...............................................4

2.2 PASSAGEM DO ENSINO MEDIO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR.....................5

2.3 EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA.................................................................................5

CONCLUSÃO...............................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Neste memorial de formação relatarei:

As memórias de minha infância e as experiências vivenciadas na escola;

As expectativas da passagem do Ensino Médio para o curso Superior de Pedagogia.

O processo de escolha para este curso e as influencias que tive para essa escolha.

Como seria para mim o professor ideal;

E sobre o que pedagogia e educação.

Significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade.

As crianças vêm ao mundo sem nenhum conhecimento, mas já trazendo inclinações e principalmente um temperamento (John Lock, 632-1704).

A escola existe, pois para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (Ciência), bem  como o próprio acesso  aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem se organizar a partir dessa questão. Se chamarmos isso de currículo, podemos então afirmar que é a partir do saber sistematizado que  se estrutura o currículo da escola elementar. Ora, o saber sistematizado, a cultura erudita, é uma cultura letrada. Daí  que a primeira exigência para  o acesso a esse tipo de saber é aprender a ler e a escrever. Além disso, é preciso também aprender a linguagem da sociedade



AS MEMORIAS DE MINHA INFÂNCIA

2.1 AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA

A minha infância foi normal para o padrão de uma criança, brinquei bastante, tinha muitos primos com a mesma idade, sempre reunindo na casa dos avós, e vivi experiências inesquecíveis como criança.

Meu pai era dono de uma loja de peças, e minha mãe ficava em casa cuidando de mim e meu irmão caçula. Comecei a estudar aos 6 anos  de idade no colégio Estadual Alfredo Nasser no Município de Uruaçu- Go, onde fiz apenas o Pré escolar, que tenho uma vaga lembrança, que gostava muito da minha professora.

Depois fui estudar no Colégio Estadual Dom Prada, onde fiz até a 4ª série, onde aprendi a lê e escrever, tendo a base sobre os estudos. Me lembro que nessa escola adorava fazer aula de Educação Física, pois quase sempre era aula de Queimada, que adora jogar.

E quando passei pra 5ª série mudei de colégio e fui para Colégio Nossa Senhora Aparecida, onde fiz até a 8ª série. Depois pra completar o ensino médio fui estudar em vários colégios, pois as vezes começava e não terminava o ano letivo...

 .

2.2 PASSAGEM DO ENSINO MEDIO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ao terminar o ensino médio, não ingressei em nenhuma faculdade, mesmo querendo fazer um curso superior. Depois de um tempo resolvi presta um vestibular então passei e fiz 1ª período de administração de empresas na FASEM, porém não era o curso que realmente eu queria fazer então tranquei.

Depois de 2 anos resolvi prestar outro vestibular e  então foi onde resolvi fazer Pedagogia na UNOPAR.  

 A profissão do professor é tão importante que através dela se dá origem a todas as outras profissões. Por isso achei que seria um curso muito bom pra fazer e to gostando muito e aprendendo cada dia mais com essa profissão que é simplesmente maravilhosa.

O Professor ideal para mim seria aquele que soubesse contornar a qualquer situação em que fosse colocado na área de sua formação tendo com foco uma aprendizagem continuada. E com amor, dedicação, dinâmica e muito conhecimento passar adiante para seus alunos. E é dessa forma que mim vejo como uma futura pedagoga sempre me dedicando ao máximo.  

2.3 EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilizarão, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.

A Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. É o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana.

A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia.

A Pedagogia
É o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana.
A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência). Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
Temos diversas definições de pedagogia:
Pedagogia é a ciência da educação;
Pedagogia é a ciência e a arte de educar;
Pedagogia é a arte de educar;
Pedagogia é a reflexão metódica sobre a educação para esclarecer e orientar a prática educativa. (DURKHEIM e RADICE.).

O conceito moderno de Pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. (Prof. C, MATTOS). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia.
A pedagogia tem-se afastado do realismo metafísico e epistemológico, pois, a pedagogia é uma atividade que envolve pessoas  mais voltada á prática do que para a reflexão especulativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com