TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Por:   •  9/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO - 2 ANO

Planificação

Planificar, segundo o dicionário, consiste na ação ou no efeito de planificar (ou planear), ou seja, organizar algo de acordo com um plano.

Clark e Peterson (1986) definiram planificar como uma adaptação do currículo adequado às caraterísticas de cada turma a que é dirigida, isto é, enquanto professores devemos basear as nossas práticas no programa, nas aprendizagens essenciais e nas metas curriculares, mas geri-los e adaptá-los da melhor forma à turma.

Mais tarde, Santos, Cardoso e Lacerda (2016) defendem que a planificação “(...) constitui um desafio para quem a realiza (…) um propósito que se pretende atingir e assegura um articulado de componentes necessárias para o alcance do propósito inicial”.

A planificação de uma aula é um documento orientador da aula, mas no entanto não deve ser algo estático impossível de ser alterado, deve, pelo contrário, ser flexível e adaptável ao contexto em que será inserida. Por vezes surgem imprevistos que alteram o curso da planificação e esta deve estar ponta a ser moldada às circunstâncias.

Perante as observações anteriores, é possível concluir que a planificação vai muito além de palavras escritas numa folha. Articulando toda a teoria com a prática torna-a algo fulcral ao desenvolvimento de uma aula com todas as características que lhe estão associadas, desde o ambiente educativo à organização do espaço, desde os recursos à recetividade que os alunos apresentam a cada momento da aula.

Nesta fase, o professor tem um papel extremamente importante e que ultrapassa o “saber científico”, o seu papel principal é “saber comunicar”. Este implica que o docente seja capaz de chegar à aula (ajustando a sua planificação ao grupo) e fazer com que todos os alunos, sem exceção, compreendam os conteúdos abordados e que sejam capazes de os replicar e explicar.

Uma das maiores dificuldades que senti ao planificar foi tentar encontrar um fio condutor que me permitisse criar atividades e formas de ensinar que chegassem a todos os alunos, mesmo àqueles que apresentavam mais dificuldades, pois não queria que ficassem com as dúvidas por esclarecer ou com algum dos conteúdos por perceber, porque isso teria implicações no futuro. A distribuição da sala acho que foi um dos pontos que amorteceu esse desafio e até contribuiu para que algumas dúvidas fossem esclarecidas entre colegas, notou-se várias vezes que os alunos com menos dificuldades estavam disponíveis para apoiar os colegas.

No futuro quero estar mais atenta às dificuldades apresentadas e melhorar as minhas planificações para que possa chegar a esses alunos, seja através da participação deles em sala de aula, seja adaptar fichas de trabalho ou ter uma postura mais individual com eles depois de explicar ao resto da turma os conteúdos. Outro ponto a melhorar passar por inovar nos recursos utilizados e nas estratégias aplicadas.

Pessoalmente, acho que apresentei alguma evolução ao logo do estágio e que fui melhorando, sendo que ainda tenho lacunas por preencher e que certamente as vou melhorar no próximo semestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com