TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Está Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

FÁTIMA APARECIDA LOPES FLORES GERTRUDES

CAMPO GRANDE

2017

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob a orientação da Professora Maria de Fátima Fernandes Rodrigues

Curso: Pedagogia

Campo Grande

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

2-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA 2

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 3

2.2 CARCTERIZAÇÃO DA TURMA E DO TRABALHO DO PROFESSOR 4

3-DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS 5

4-CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

5- REFERÊNCIAS 9

6- ANEXOS 10

ANEXO 1-Declaração de Estágio 10

ANEXO-2 Fixa de Avaliação 11

ANEXO-3 Ficha de Freqüência 13

7- ATIVIDADES ESCOLHIDA PARA AULA 14

8- PLANO DE ATIVIDADES 15

1- INTRODUÇÃO

Relatório referente ao Estágio Supervisionado em Docência nos Anos

Iniciais e Ensino Fundamental, realizado no Centro Educacional Fênnix em Campo Grande –MS, no período de 28/09/2017 a 30/10/2017. Cumprindo um total de 66 horas. Tem como objetivo relatar experiência pessoal como acadêmica no curso de pedagogia . Os assuntos aqui abordados relacionam-se ao conhecimento da estrutura e funcionamento de uma instituição de Ensino Fundamental, observando e analisando aspectos no que se refere às práticas docentes. Tal como Plano de aula, Metodologia, Avaliação , etc. Tendo como grande importância também,analisar a existência e implementação do Plano Político Pedagógico (PPP) na rotina da instituição , confrontando teoria e prática , auxiliar nas atividades propostas em sala de aula e buscar a oportunidade de planejar e oferecer uma atividade específica para a turma (Plano de Atividade). Estando este relatório dividido da seguinte forma: Características da Escola; Características da Turma; Desenvolvimento e Análise das Atividades Observadas e Realizadas.

2 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Fundada em 1990. Encontra-se localizada na Rua São Matheus, 262 - Vila Nasser, Campo Grande - MS

O prédio é constituído por 11 salas de aula, Biblioteca com poucos livrosLaboratório de Informática com seis computadores não sendo muito modernos mas em bom estado, conta também com dois pátios com bom espaço sendo um deles o parquinho , sala de professores não é muito ampla e que também é a sala da coordenadora, secretaria com ambiente confortável , porém não conta com muito espaço, cozinha e almoxarifado de tamanho bem reduzidos, quadra de esportes coberta , os quatro banheiros sendo que dois dos professores e de funcionários , com tamanhos razoável . Em todas as salas há um armário com livros usados no dia-a-dia, mobiliário em ótimo estado de uso e adaptado de acordo com as idades e necessidade das crianças.

No período da tarde, horário em que o estágio foi realizado as aulas começam as 13:00 hs até as 17:00 horas, sendo que o recreio acontece as 15:00 hs com meia hora de duração e cada professor é responsável por acompanhar sua turma durante esse intervalo. A organização administrativa pedagógico é composta das equipes de: Direção/núcleo escolar; Corpo Docente , Coordenação Pedagógica, Agente Administrativo, Secretária Escolar; Vigilância; Portaria; Serviços Gerais e possui duas cozinheiras. Conta com abastecimento de água, energia, tratamento de esgoto e coleta de Lixo e que são de responsabilidade dos órgãos públicos. O centro Educacional Fênnix se encontra localizado em um bairro residencial de classe média, sendo muito bem localizado contando inclusive com linha de ônibus que passa em frente ao prédio .O regime de ensino é feito conforme a idade de cada criança , os professores são capacitados ao cargo que exercem. As avaliações são bimestrais , sendo também levado em conta a maneira como o aluno se comporta , responsabilidade com atividades propostas e cuidado com material utilizado em sala.

2.2 - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DO TRABALHO DO PROFESSOR

Os alunos observados no decorrer do estágio em docência conta com 18 alunos matriculados e que freqüentam as aulas regularmente. As idades variam entre oito e dez anos, sendo oito meninas e dez meninos. No decorrer do estágio deu para perceber que são crianças bem agitadas, a professora não consegue controlar a turma, chegando a mandar alguns alunos para coordenação. Os alunos sentam no chão, tiram os calçados e alguns meninos se deslocam até a mesa do colega. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com