TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MIKHAIL BAKHTIN: A VALORIZAÇÃO DO DISCURSO E A IMPORTÂNCIA DOS SUJEITOS DA COMUNICAÇÃO

Por:   •  5/7/2020  •  Artigo  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

MIKHAIL BAKHTIN: A VALORIZAÇÃO DO DISCURSOE A IMPORTÂNCIA DOS SUJEITOS DA COMUNICAÇÃO

“Ser significa ser para o outro e através dele para si”.

Mikhail Bakhtin

Ana Paula Alves Carneiro

RESUMO

São inúmeras as dificuldades encontradas pelos docentes em sala de aula quando se faz necessário desenvolver atividades didáticas relacionadas ao estudo da língua, linguagem e competências comunicativas, principalmente nos anos iniciais da educação básica onde o aluno está em fase de desenvolvimento, formação e apreensão das competências necessárias para sua inserção e compreensão do mundo que o rodeia através das atividades comunicativas, quer seja por deficiências em sua formação acadêmica e profissional que o leva a parcos conhecimentos sobre assuntos referentes às competências relacionadas aos estudos da linguagem quer seja pelas dificuldades em escolher e adotar autores, teses e materiais didáticos, dada a imensa variedade de teses, livros e autores com abordagem sobre o tema. Neste artigo apresentaremos de maneira prática e concisa alguns aspectos e contribuições da obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin para os estudos da linguagem bem como uma breve análise de alguns aspectos da sua vasta obra abordando seus principais conceitos a respeito do tema, tais como: Dialogismo, Plurilinguismo, Vozes discursivas, Concepções de linguagem, Gênero do discurso e sua aplicabilidade nos trabalhos desenvolvidos para os docentes relacionados à Linguagem na Educação Básica.

Palavras-chave: Linguagem. Conceito. Aplicação. Gênero. Educação.

1 INTRODUÇÃO

        O pensador e linguista russo Mikhail Bakhtin desenvolveu importantes trabalhos para os estudos linguísticos. Fatos que podem ser comprovados a partir dos inúmeros estudos formulados por ele e demais pensadores de seu círculo, o chamado Círculo de Bakhtin. Neste artigo desenvolveremos algumas ideias referentes a essas contribuições e sobre teorias que cada vez mais vêm ganhando espaço e assentando-se nas discussões dos assuntos relacionados à linguagem e às diversas maneiras e formas de como a linguagem humana é desenvolvida e praticada.  

            Docentes que trabalham com assuntos referentes à linguagem veem-se muitas vezes diante de várias teorias, concepções e abordagens sobre o tema, pois há inúmeras dessas concepções que funcionam como instrumento didático para suas disciplinas e seus métodos de ensino. Neste trabalho tematizaremos sua relevância para o tema devido à importância do mesmo, para o docente, destes conhecimentos para um melhor desenvolvimento de seus trabalhos com a linguagem em sala de aula e auxiliando-os em suas atividades, melhorando seus conhecimentos e contribuindo para um melhor entendimento da linguagem para uma melhor convivência social.

        Assim sendo analisaremos alguns aspectos de suas teorias através de textos próprios do autor, reproduzindo-os em alguns casos, bem como de estudiosos sobre o assunto e de como suas ideias vêm influenciando o didatismo sobre questões da linguagem e contribuindo para seu melhor entendimento, esclarecimento, aprendizado, domínio e importância para interações e atividades humanas.

2 CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM

          Mikhail Bakhtin, filósofo e linguista russo desenvolveu importantes estudos na área da filosofia e linguística, sendo, portanto, além filósofo e linguista com contribuições significativas para as ciências literárias em seus primeiros trabalhos os temas relacionados a linguagem ainda não abordados de maneira central, fato que se torna mais evidente a partir de suas obras posteriores, principalmente em seu trabalho sobre Dostoievsky.

Discurso é a língua em sua integridade concreta e viva e não a língua como objeto específico da linguística, obtida por meio de uma abstração absolutamente necessária de alguns aspectos abstraídos pela linguística, os quais tem importância primordial para nossos fins. (BAKHTIN, 2008, p.207).

  A linguagem é, pois, utilizada por um  sujeito histórico em um determinado tempo, num certo espaço de tempo e em situação específica, levando sempre em conta seus interlocutores, pois a palavra e seu significado pretendidos estão sempre presentes em outras palavras e significados, não sendo possível sua existência senão a partir de seu encontro com outras, sendo a mesma uma espécie de elo posto entre mim e os outros, transformando-se em uma espécie de território comum entre o locutor e o interlocutor.

            Para melhor compreensão do pensamento bakhtiniano a respeito da linguagem, faz-se necessário a abordagens de alguns conceitos básicos tais como:

DIALOGISMO

          De acordo com alguns pressupostos bakhtinianos, dialogismo seria um mecanismo de interação textual, não estando associado à ideia de um diálogo face a face entre interlocutores e sim entre discursos sendo o termo Diálogo/Dialogismo expressado de maneiras distintas ao longo de suas obras, ora como uma espécie de descrição da linguagem que torna todos os diálogos por definição, diálogos, ora como uma expressão específica do próprio enunciado oposto a outros enunciados, ora como um/a visão do mundo e da verdade.

          O dialogismo apresenta vozes sociais em constante embati, sendo, portanto, manifestações discursivas relacionadas a um tipo de atividade humana e sempre originada a partir de um conceito de valor do participante ao acontecimento que ocorre em relação ao objeto do enunciado aos outros enunciados e aos interlocutores e condição baseado no sentido do discurso de todos os discursos, não estando, pois, atrelada à ideia de um diálogo face a face a interlocutores, e sim a outro discurso.

            Esta definição é válida tanto para os enunciados verbais ou não verbais.        

Portanto, o enunciado seja ele verbal ou esteja presente em uma inscrição, em uma parede ou em uma obra de arte ou em uma obra literária ou possivelmente seja manifesto de outras maneiras, ele sempre e necessariamente possui fontes em outros enunciados, pois está se comunicando com eles. (Revista Magistro. Francisco Benedito Leite, 2011, p. 52).

GÊNERO DISCURSIVO E ENUNCIADO

            Bakhtin aborda os usos da linguagem a partir de duas dimensões distintas, sendo a primeira pela dimensão das atividades humanas, seguida do “uso” da língua, não apenas da língua como sistema linguístico saussuriano, que privilegia um método no qual, a língua é estudada de forma separada, dotada de elementos morfológicos, sentidos semântico e etc. Em Bakhtin, a linguagem assume formas diversas, sendo seus usos efetivados em enunciados, quer sejam orais ou escritos, havendo, pois, uma reação intrínseca entre a atividade humana e o uso da língua, possuindo assim uma variedade das mesmas na esfera comunicativa e uma gama de variedades de seu uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com