TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM

Por:   •  11/12/2020  •  Artigo  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM

Ana Paula Oliveira Leite

RESUMO

O artigo apresenta contribuições conceituais do filósofo russo Mikhail Bakhtin para o estudo da linguagem. A partir da pesquisa bibliográfica constata-se que esse pensador dedicou grande parte da sua vida à construção da teoria da linguagem. O texto aponta em seu desenvolvimento possíveis valores e contribuições de Bakhtin, que com sua maneira subjetiva de entender o mundo, conclui que   a linguagem se desenvolve mediada pelo diálogo, colocando a fala numa condição muito ampla, tendo significado e sentido.

Palavras-chave: Linguagem. Comunicação. Interação. Dialogismo.  

1 INTRODUÇÃO        

Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975) foi um filósofo russo, reconhecido mundialmente, que se destacou pelas suas pesquisas analíticas sobre a linguagem. Formou-se em filosofia e letras na Universidade de São Petersburgo. E, no início da década de 70 começou-se a percepção da grandiosidade das suas contribuições no aspecto linguístico, mas somente à partir da década de 90 se tornou muito influente, alcançando um reconhecimento póstumo.

Desde os tempos de faculdade ele se reunia com outros pensadores e filósofos para discutir sobre a linguagem e esse grupo ficou conhecido como o “Círculo de Bakhtin”. A visão desse grupo dialoga e se interliga no entendimento sobre a língua, que não pode ser considerada solitária e sim, pertencente a um conjunto de fatores, como o contexto da fala, emissor/receptor, momento histórico, entre outros, além de considerar várias maneiras possíveis de efetivar a comunicação, entendo que a linguagem não se efetiva isoladamente.

Bakhtin e seu círculo compreenderam que a linguagem só pode existir mediante interação, ou seja toda palavra é dita por alguém e se direciona para alguém. Dessa forma podemos concluir que a comunicação é um processo de expressar-se em relação ao outro.  O eu só existe vinculado ao outro, e só assim pode existir manifestação, que caracteriza a dinâmica da interação verbal/discursiva.

O Círculo de Bakhtin ficou assim conhecido por ser liderado por ele, mas contava com nomes consagrados como, Valentin Voloshinov (1895-1936), Pavel Medvedev (1891-1938), entre outros membros não menos importantes, estudiosos russos, que agregaram reflexões acerca da linguagem em seus textos. Essa construção de conhecimento linguístico trouxe muitas indagações para os pesquisadores da área, impulsionando novas interpretações sobre comunicação, linguagem e signo.

Um dos principais conceitos desenvolvidos pela teoria bakhtiniana foi o dialogismo, que define e faz uma reflexão de que a comunicação se faz efetiva oral ou escrita. O dialogismo não se configura somente socialmente mas se manifesta por meio de variadas linguagens, onde todos os elementos sociais e históricos que têm o poder de confirmar significados reais e se estruturam corretamente na obra ficcional, expressando seus pontos de vista sobre a realidade.

2 CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM

Na atualidade, as noções bakhtinianas que influenciam o trabalho com a língua portuguesa são:

• Relações entre todas variações linguísticas - quando usar uma variante;

• Associações entre fala e escrita - qual modalidade empregar em determinado contexto;

• Estruturação do léxico - organização dos vocábulos da língua portuguesa;

• Organização do que pretende expor de alguma forma - em que contexto da fala se está para conseguir transmitir a mensagem;

• Elaboração de redações (estratégias e estilo) -  como compor o texto, considerando conhecimentos de vida e linguístico;

• Questões da leitura e da compreensão – o incentivo à leitura auxilia no desenvolvimento de outros saberes linguísticos;

• Exercitar o raciocínio e a argumentação – a estrutura dos textos evolui;

• Estudar os gêneros textuais – maneiras diversas de interação com o outro;

• Treinamento da ampliação, redução e resumo do texto – como extrair a tese defendida em determinado texto.

Desta maneira, vemos que a compreensão que destacada a língua potencializa o estudo das formas de uso, das modalidades, das variantes e das diferentes formas de interagir, de maneira crítica. Sabendo que as duas modalidades, oral e escrita, são práticas inerentes à língua e que não constituem uma dicotomia, que cada ação é distinta, dando poder de expressão e de convencimento em dada circunstância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com