TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Orientação da Atividade de OPPI Pedagogia

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.629 Palavras (15 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2][pic 3]

Manual de Orientação da Atividade de OPPI

Pedagogia


         Sumário        

[pic 4]


[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

Na organização didática do professor, entre as diferentes modalidades de planejamento, o Plano de Aula é o mais simples e objetivo. A elaboração de um bom Plano de Aula é o ponto de partida para organizar e garantir a boa qualidade do ensino. Um planejamento simples, claro e com objetivos bem definidos pode ajudar muito na organização diária do trabalho pedagógico.

Algumas das principais vantagens que o Plano de Aula traz ao professor:

  • Contribui para o desenvolvimento e o atendimento dos objetivos de ensino;

  • Proporciona a otimização e a administração do tempo didático;
  • Lembra o professor de elementos essenciais à aula;
  • Permite a organização do trabalho pedagógico;
  • Contribui para o registro reflexivo do trabalho didático do professor;
  • Facilita a avaliação e a realização de eventuais adequações necessárias para um melhor desenvolvimento da aula.

Muitas vezes, o Plano de Aula é concebido como uma estrutura rígida, o que não condiz ao que é realmente. A execução do Plano de Aula deve ser flexível para permitir ao professor organizar-se em relação ao espaço, ao tempo e ao conteúdo. Na tentativa de quebrar alguns mitos e paradigmas sobre o Plano de Aula, é fundamental lembrar que: “o Plano de Aula existe para o professor e não o professor para o Plano de Aula!”.

Por isso, é imprescindível que cada professor descubra como organizar e estruturar a aula de acordo com seu repertório, concepções, respeitando as orientações do Manual e considerando a especificidade do público-alvo, ou seja, as necessidades pedagógicas individuais e coletivas apresentadas pelas crianças.

Uma forma de saber se o Plano de Aula está bom é tentar imaginar se outro professor seria

3[pic 6]


[pic 7]

capaz de compreendê-lo e aplicá-lo, portanto, o plano deve ser elaborado detalhadamente e com uma linguagem clara. Neste manual há um roteiro que inclui os elementos necessários para o planejamento de uma aula bem organizada (capítulo três).

  1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

É essencial que você estude todo o conteúdo da disciplina Orientação e Práticas em Projetos na Infância com empenho antes da elaboração do Plano de Aula, dessa forma, terá contato com conceitos importantes que facilitará a elaboração do plano. Após ler atentamente o livro-texto da disciplina e este manual, elabore um Plano de Aula em grupo de cinco alunos seguindo o roteiro disponibilizado no capítulo três.

O Plano de Aula deve ser digitado em fonte Arial, 12, o espaçamento entrelinhas deve ter 1,5 e o texto deve estar justificado, ou seja, com a margem direita e esquerda alinhadas. Sugere-se uma revisão ortográfica e gramatical do texto, para isso, utilize a ferramenta Revisão do Word ou outra que desejar. O arquivo deve ser postado na extensão: .doc, .docx ou .pdf.

Caso seja postado um arquivo corrompido (que não abra ou que não apresente conteúdo algum) ou um arquivo com o trabalho de outra disciplina, os integrantes do grupo receberão nota ZERO. Além disso, é importante que o nome, o RA e o polo de matrícula dos integrantes do grupo estejam relacionados na capa do documento postado e no sistema da UNIP Interativa, no momento da postagem. O aluno que não apresentar o nome registrado no sistema ficará com nota zero! Portanto, verifique com atenção o arquivo antes de postá-lo.

Atenção! Na internet você vai encontrar uma grande variedade de sites com modelos de Plano de Aula, você pode utilizá-los como fonte de pesquisa, mas não deve copiar nenhum trabalho da internet. Seja autoral na elaboração do Plano de Aula, juntamente com seu grupo. A pesquisa é extremamente importante para sua formação profissional e acadêmica, porém, ao utilizar um conteúdo pesquisado, é importante transcrevê-lo com suas próprias palavras e indicá-lo nas referências bibliográficas. Planos de Aula considerados plágio obterão nota ZERO!

4[pic 8]


[pic 9][pic 10]

O período de postagem do Plano de Aula será divulgado por meio de aviso disponibilizado no AVA Blackboard. Cada grupo deverá postar (em http://trabalhosacademicos.unip. br/entrega) um Plano de Aula para a Educação Infantil com capa, conforme o modelo apresentado a seguir.

As orientações disponibilizadas neste manual foram desenvolvidas considerando a diversidade do público de alunos do curso de Pedagogia da UNIP Interativa. Entretanto, vale ressaltar que a proposta da elaboração de um Plano de Aula trata-se apenas de um fragmento da rotina da Educação Infantil, devendo considerar o tempo e o espaço como elementos flexíveis no planejamento e na prática cotidiana do professor.

Equipe da Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE)


[pic 11]

[pic 12]


[pic 13]

  1. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA PARA A EDUCA- ÇÃO  INFANTIL
  1. IDENTIFICAÇÃO
  • Tema da aula:
  • Área do conhecimento:
  • Público-alvo: Educação Infantil: 0 a 3 anos ( ) OU de 4 a 5 anos ( )
  • Duração:
  1. CONTEÚDO
  1. OBJETIVOS
  1. RECURSOS
  1. ORGANIZAÇÃO DA AULA:
  1. Introdução ao tema da aula
  1. Desenvolvimento da aula
  1. Atividades para as crianças
  1. AVALIAÇÃO
  1. REFERÊNCIAS

[pic 14]

4.COMO DESENVOLVER CADA ITEM DO PLANO DE AULA

Antes de iniciar a elaboração do Plano de Aula, leia o volume 3 do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI, 1998). Esse documento é um guia de reflexão de cunho educacional que apresenta objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 51 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Nesse documento você encontrará orientações para cada área de conhecimento (ou eixos norteadores): Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (872.4 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com