TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar Pedagogia

Por:   •  15/3/2021  •  Resenha  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

POLO: Dourados - MS

CURSO: Pedagogia

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NOME: Alana Maiara Fell Juchem

RA: 1768612

TURMA: 0119

SEMESTRE: 4º

DOURADOS - MS

2020

Uma professora muito maluquinha

Filme assistido em 01 de novembro de 2020

Resumo de Atividade Complementar –

O filme trata-se da adaptação da obra literária do escritor Ziraldo, e demonstra um exemplo que todos os professores deveriam seguir. A protagonista é uma jovem recém formada chamada Catarina Roque, que retorna para sua pequena cidade natal pata lecionar no primário. Ela é mencionada pelos alunos como a melhor professora do mundo. Para os meninos ela era uma artista de cinema, para os meninos era uma fada madrinha.

Ela trabalha a interdisciplinaridade, faz com que os alunos se interessem pelas aulas, saindo da rotina tradicional da escola.

Os alunos tinham que escrever o nome inteiro de um colega, propondo a interação entre os alunos, mostrando respeito entre eles, onde deveriam conversar e perguntar como se escrevia o nome corretamente. Fazia competição entre times, que sempre eram diferentes, gordos contra magros, baixos contra altos, os jogos tinham palavras, caça palavras com anúncios que ela colocava no quadro e fazia com que os alunos lesses para encontrar as palavras, escrevia uma longa frase no quadro e o aluno que lesse  toda ela acabava descobrindo um desafio na frase e ganhava o desafio, fazendo assim que os alunos chegassem correndo para ler a frase.

Na sala de aula não havia castigo, mas sim um tribunal, com júri, defesa e acusação, onde os próprios alunos julgavam e decidiam o que ia acontecer, fazendo-os entender então o certo e o errado. Fazia a semana do silencio, onde ela ia para a classe com um livro de romance ela para os alunos, que ficavam atentos a cada palavra.

Mas ela admitia que não era perfeita, o que não sabia ia atrás para saber, buscava ajuda com outros professores para ensinar seus alunos,  incentivando os pequenos a sempre buscar o conhecimento, e foi assim em uma aula de geografia com a ajuda do professor da matéria ela fez um passeio externo com os alunos e ensinou-lhes que a sala de aula poderia ser do tamanho do mundo.

Em uma época sem muitos recursos apresentou o filme da Cleópatra, que gerou grande discussão entre os alunos, causando assim um grande conhecimento sobre diversos temas. Ainda sem muitos recursos para a época estava sempre inovando, onde utilizou de um rolo de papel pardo para fazer de lousa, utilizando uma manivela para que as frases fossem aparecendo conforme girava. Ensinou matemática com música, o que se tornou mais fácil para aprender.

Em outra ocasião fez um concurso de poesia, onde o ganhador foi premiado com uma medalha que parecia de ouro, após foi fazendo diversos concursos onde o ganhador também era premiado com uma medalha, ao final do ano todos haviam ganhado uma medalha de primeiro lugar, ela sabia que todos tinham um talento especial e fazia os concursos de acordo com o talento de cada aluno para que ele fosse vitorioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (213.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com