TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento de alunos

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Psicologia na Educação e

      Filosofia na Educação

Alexandra Esteves:  RA: 8377807550

Jareide Nascimento de Jesus: RA: 8978197138

Priscila Fortunato da Silva:  RA: 8379854922

Joelma Mendes Oliveira RA: 8513893469

Simone Santos Fernandes RA 8750220090

sob orientação da Tutora EAD

Eloisa Flora Giglio Deois

São Paulo - Pirituba

 2014

   Introdução

 

No projeto a seguir do colégio Florescer, elaboramos uma terapia assistida por animais, onde o intuito e objetivo da instituição de ensino é ajudar aos alunos com dificuldades de aprendizados e comportamentais a desenvolver-se.

Ao trabalhar com animais iremos desperta nas crianças curiosidade e ao mesmo tempo a repulsa para outras, e com os estudos deste animal podemos conscientizar e catalisa a afetividade, conhecendo e respeitando as suas diferenças.

Através deste estimulo, trazendo para dentro da sala de aula uma motivação um algo mais para atrair a atenção e interesse dos alunos pelos estudos, resgatar ou efetuar a socialização e quebrar o individualismo acentuado.

Por este motivo iremos começar o projeto terapia criança e animal com alunos do fundamental que estão iniciando uma nova etapa de aprendizado e terá um pouco mais de dificuldade.

                                                        

Mapeamento do Perfil da Turma

Nome da escola

     Colégio Florescer

Ano

      1º

Número de alunos

  • 17 meninas
  • 13 meninos

Descrição do perfil da turma

A turma é composta por 30 crianças, entre seis e sete anos, sendo que grande parte reside nos bairros vizinhos à escola. A maioria deles se encontra na hipótese de escrita pré-silábico e silábico com valor sonoro e duas alfabética inicial. Conseguem ler algumas palavras e escrevem outras com certa dificuldade. Porém os demais reconhecem, mas não grafa todas as letras do alfabeto. O mesmo acontece com os números.

No que se refere à leitura, na quase totalidade apresentam interesse por histórias diversas e os contos, é perceptível a falta de interesse pela leitura. A grande maioria não se arrisca a ler, gostam de ouvir e contar histórias.  O que eles adoram são as brincadeiras de roda.

Nesta turma temos alunos que apresentam problemas comportamentais e com dificuldades de aprendizagem, onde vamos intervir com Terapia Assistida por Animais na busca do melhor desenvolvimento dos alunos.

Perfil dos alunos com dificuldades comportamentais

          Neste projeto iremos trabalhar com alunos que estão ingressando no fundamental e apresentaram dificuldade de adaptação e socialização em sala de aula. Os alunos que apresentaram maiores problemas foram Ana Luiza Souza de 6 anos e  Matheus Santos de 7 anos.

Ana Luiza apresenta resistência em participar das aulas e fazer o que lhe é proposto. Possui temperamento forte e uma postura de liderança o que exigi intervenções constantes em suas relações com os amigos. É uma criança que já nesta idade gosta de se impor, e os colegas de classe ao não concordar com suas ideias, faz com que a mesma perca a paciência agredindo fisicamente seus colegas, querendo se impor pela força. Apesar de ser inteligente e com raciocínio rápido, frequentemente encontra-se de pé ou caminhando pela sala, insiste em interromper as aulas com brincadeiras, gritos, empurrões e xingamentos tentando desviar a atenção dos colegas para si.

      Sempre encontra uma forma de entrar em conflito não tendo um bom relacionamento com a turma, não cumpri horários, não tem capricho com as atividades, rabisca e rasga cadernos e livros tanto seus como do restante da turma. Nas tentativas de um diálogo a aluna coloca-se indiferente não aceitando intervenções e solicitações de adultos. Costuma utilizar-se de inverdades para justificar seus atos.          

Matheus é muito inteligente, mas movido a estimulo, só faz com autonomia aquilo que é prazeroso, no entanto deve ter consciência de que não fazemos apenas o que gostamos e sim o que é preciso.                        Constantemente revela-se desconcentrado, desatento ao cotidiano escolar, nada parece ter um valor real ou um vinculo de importância ao aluno, quando está relaxado é bastante amigável, carinhoso, comunicativo, alegre, otimista e generoso, porem de uma hora para outra todo aspectos positivos são descartados e torna-se uma criança indisciplinada aparentemente sem os limites estabelecidos e bastante agressivos, seu temperamento é instável que se consolida no decorrer do dia ou semana. Estes fatores muitas vezes refletem de forma negativa na sua atenção e concentração.

Perfil do aluno com dificuldade de aprendizagem

O aluno Henrique tem sérios problemas de aprendizagem. Ele tem 6 anos e essa dificuldade deve-se a um problema psicológico que foi identificado quando o mesmo nasceu. Trata-se de autismo leve e moderado.

Henrique é uma criança que tem muita dificuldade em se interagir com os colegas, fica o tempo todo chamando a professora e consegue desenvolver as atividades propostas somente quando a professora fica ao seu lado. Tem dificuldade em se concentrar.  Ele é criado por sua mãe e avó , e devido ao problema do aluno a mãe isenta o mesmo de qualquer tipo de responsabilidade inclusive faz as atividades de casa no lugar do mesmo. Isso faz com que ao invés do aluno progredir regrida a cada dia.

Apesar de ser inteligente, em sala de aula quer tudo na mão, vai ao parque  e não ajuda recolher os brinquedos , sai do lanche e deixa suas coisas na mesa e tudo tem que se pedir varias vezes para ele poder atender.

Por conta disso, a professora tem que ter atenção redobrada,  se não ele não consegue acompanhar os colegas de classe.

Sente a necessidade de elogios e carinhos constante chegando ao ponto da professora evitar de chamar sua atenção.  

 Ao notar isso, a coordenação conversou com a professora instruindo-a que trate-se de igual modo todos os alunos.  A mãe foi notificada e disse que a escola estava tendo uma atitude invasiva.

Implantação do Projeto Animal em Sala

Analisando as dificuldades de comportamento e aprendizado destes alunos,  que trazem problemas em sala de aula e de contra partida acaba atingindo  também os demais alunos, decidimos neste projeto trabalhar com um pássaro que é a Calopsita. Trata-se de uma  ave domesticável e de fácil adaptação graças a sua docilidade e afabilidade.

A proposta de trabalhar com esta ave em sala, é fazer com que as crianças interajam com os cuidados que o animal necessita como por exemplo a atenção, pois são extremamente interativas, divertidas, e em condições normais, sempre alegres e simpáticas. São totalmente dependentes de cuidados humanos.

Teremos dias específicos para estudar com o Tico (Nome dado à ave pelos alunos), nestas aulas iremos abordar com os alunos os cuidados que temos que ter com os animais, alimentação, sempre respeitar o seu espaço e instinto natural, estudar o meio ambiente, respeito, conscientização e responsabilidade.

  Trazer para a sala de aula estes estudos através desta terapia assistida por um animal fará com que estes alunos através dos temas abordados entendam que ao ingressar no convívio da instituição escolar temos que ter um com o outro os mesmos cuidados e respeito.

  Após as aulas ministradas serão aplicadas aos alunos avaliações com o objetivo de medir a aderência do projeto.

Para estimular e chamar a atenção destas crianças, desenvolvemos também junto ao projeto, o final de semana em família com o meu amigo Tico, onde faremos um sorteio com todos da sala após avaliação e é claro com a permissão dos pais, para que os alunos possam levar o Tico para casa aos finais de semana promover a interação entre pais e filhos.

  E em sala aderir à socialização, melhora do desempenho, rendimento escolar, comportamento e coordenação motora.

O projeto de terapia assistida com animais é extremamente benéfico.

Os animais interferem positivamente nos rendimentos escolares aprimorando a coordenação motora, ajudam a estabelecer limites e respeitar o próximo.

Esperamos que o contato estreito com o animal, possibilite o desenvolvimento de capacidades como o da observação, concentração e além disso, os cuidados do dia a dia tendem a ficar mais tranquilos.

Com esta experiência, os alunos percebem que são capazes de cumprir suas atividades e passam a ter mais confiança em si mesmo.

Esperamos que a interação com a ave, desperte os alunos de maneira geral e principalmente os 3 casos que foram abordados com dificuldades maiores, a terem um bom relacionamento com os professores e colegas.

Que esses efeitos positivos não fiquem somente restrito na sala de aula, mas que possa se estender para o convívio familiar e  social.

Aprenderão assim os valores e levarão para a vida adulta todos os reflexos positivos que adquiriram com a oportunidade de aprender com a ave.

Conclusão

Concluímos que o contato com animais é extremamente importante para o desenvolvimento do aluno quer seja de aprendizagem ou de comportamento.

Os alunos aprimoram qualidades e características que logo aplicam em seu ambiente escolar e familiar.  

A partir dessa oportunidade de interagir com a ave eles conseguem  inserir no dia a dia os valores como respeito, paciência, controle... que aprenderam com a ave.

Concluímos também, que nós como profissionais da educação temos que usar todos os recursos que temos a disposição para que os nossos alunos tenham mudança de comportamento e até mesmo de caráter.  

A terapia assistida por animais é um projeto positivo que tem acrescentado muito, por isso temos que propagar para que mais e mais escolas sejam beneficiadas, alunos sejam transformados e assim tenhamos um País melhor.

É só através da educação que temos a possibilidade de mudança.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com