TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente – Reciclagem de Lixo Domestico

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.596 Palavras (15 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 15

Meio Ambiente – Reciclagem de Lixo Domestico                                                                                          

                                                                                            Eliana Lopes Autor[1] 

                                                                                   Flávia Sales Oliveira Autor²  

                                                             Maria Aparecida Portes do Carmo Autor³  

                                                                      Rosana de Jesus Silva Alves Autor  

                                                                Rosilane Barbosa Silva Cardoso Autor  

 

Resumo - Pretende refletir sobre os problemas ambientais de nossa sociedade atual, em especial o lixo doméstico, bem como o destino a ele dado. Apresenta soluções práticas para o reaproveitamento, a reciclagem e a redução do lixo produzido em casa, além de canais de informação sobre esse tema. Sugere a Educação como o caminho mais eficaz para a formação de uma sociedade que tenha melhor consciência ecológica, maior responsabilidade no uso dos recursos naturais e mais engajada no descarte e direcionamento inteligente do lixo doméstico.

 Palavras-chave: sociedade, lixo doméstico, responsabilidade.

  1. Introdução

          Parte-se do princípio de que campanhas e projetos sobre o lixo e a coleta seletiva não mudam comportamentos de forma duradoura. As campanhas servem como estímulo inicial, ou mesmo reforço de uma atitude, mas esse estímulo necessita ser interiorizado de maneira que essa mudança de atitude persista.

O lixo doméstico foi escolhido como tema por ser considerado um dos maiores causadores da degradação ambiental e, portanto, assunto de grande relevância social e econômica. Os resultados do estudo sugerem que uma abordagem da problemática do lixo doméstico, envolvendo temáticas sociais e atividades práticas contextualizadas, pode propiciar uma evolução conceitual dos conteúdos abordados e uma postura mais comprometida da sociedade com o ambiente. 

Considerando os dados existentes a respeito do tratamento do lixo doméstico no Brasil e diante da caótica situação ambiental enfrentada pelo planeta terra, torna-se cada vez mais imprescindível o entendimento e o comprometimento das sociedades atuais quanto ao descarte apropriado do lixo produzido em casa, como parte fundamental de um processo global de preservação do meio ambiente.

 Verifica-se aqui o papel da escola no trabalho de conscientização dos alunos quanto à importância da reciclagem e do descarte seletivo do lixo doméstico, buscando, consequentemente, um maior envolvimento da comunidade nesse processo de conscientização ambiental. Observou-se que, de fato, as cidades mais engajadas na busca de soluções e alternativas para proteção do meio ambiente são aquelas cujas escolas mantinham um canal de comunicação aberto e ativo com a comunidade.

  1. As consequências do lixo domestico  

O lixo doméstico representa hoje uma grave ameaça à vida no planeta por duas razões fundamentais: a sua quantidade e seus perigos tóxicos. A não consciência da importância e do valor do lixo e da sua reciclagem retrata uma sociedade desinformada e consumista, totalmente despreocupada com a repercussão de suas ações no meio ambiente.

         Sabe-se que mudanças de hábitos podem evitar alteração no ecossistema terrestre. Pretende-se aqui mostrar que quaisquer atividades humanas produzem resíduos sólidos, e que esses resíduos, sejam eles doméstico, industrial, hospitalar ou escolar, precisam ter um destino apropriado.

Segundo Rodrigues e Cavinatto (2003, p. 6):  

 A palavra lixo deriva do termo latim lixo, que significa “cinza”. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundície, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e compreende os materiais descartados pelas atividades humanas.

            O tratamento do lixo industrial é um dos grandes desafios das cidades modernas porque eles poluem solo, rios e ar, trazendo consequências muitas vezes irreparáveis para a saúde do ser humano e causando impactos desastrosos na economia de cidades e países.  O lixo doméstico que sai de casa e do comércio merece a mesma atenção porque ele também é comumente descartado de forma inapropriada. .

Seu descarte e destino precisam ser revistos de forma a diminuir ou eliminar seu impacto no meio ambiente. Tendo isso em vista, a separação seletiva do lixo doméstico é de grande importância para o seu descarte, facilitando sua reciclagem futura, diminuindo a poluição e tornando possível o reaproveitamento de parte desse lixo.

O Brasil produz aproximadamente 240 mil toneladas de lixo por dia. A maior parte de tudo isso vai para “lixões” onde demorará uns 400 anos para se decompor. Enquanto isso, o “chorume” gerado (aquele “suco” mal cheiroso do lixo) vai se infiltrando na terra, contaminando o lençol freático, ou seja, os rios subterrâneos de onde se tira a água para beber. A maioria dos materiais jogados nesses lixões são materiais não- biodegradáveis ou seja não se decompõe naturalmente e ficam se acumulando nesses lixões. Esses materiais possuem tempos de decomposição diferentes, alguns levam meses outros podem levar centenas de anos

O Meio ambiente nas escolas

As escolas vem destacando a  importância do trabalho interdisciplinar com o tem meio ambiental  que também foi evidenciados em muitos documentos, ( Na Carta de Belgrado, escrita em 1975, e as Conferencia de Tiblisi, em 1977), que foram publicado bem antes que dos PCNs e da Política Nacional de Educação Ambiental. 

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1997) a Educação Ambiental deve ser desenvolvida com o intuito de conciliar o que aprende com a realidade que se vive, encontrar significado perante o que se estuda, bem como relacionar o que se aprende com o que já se conhece sobre o Meio Ambiente dando a oportunidade de o mesmo compreender a realidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (282.2 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com