TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de Formação

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA - SEMESTRE II

NAIARA DE OLIVEIRA PORTELA

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

[pic 3]

Macaúbas - Bahia

2013

NAIARA DE OLIVEIRA PORTELA

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Trabalho de produção textual  individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem, Educação, sociedade e Práxis Educativa, Políticas Públicas na Educação Básica, Interdisciplinar: Escola e Sociedade e Seminário Interdisciplinar II, no curso de Pedagogia.

[pic 4]Macaúbas - Bahia

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................        03

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................        04

3. CONCLUSÃO.......................................................................................................         09

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................        10

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado trata-se, da discussão a cerca da infância na escola, trazendo pontos relevantes para o entendimento da importância desta faixa etária, visualizando experiências vividas durante esse período. Outros pontos de destaque são as expectativas quanto a passagem do ensino médio para o superior, enfatizando os principais motivos que me levaram a escolher o curso de Pedagogia. Ainda destaca ideias sobre educação e Pedagogia, descrevendo conceitos bastante positivos para o entendimento do objetivo apresentado. A partir de tais conceitos revela-se os benefícios trazidos pela Pedagogia.

        

Desenvolvimento

INFÂNCIA

Infância é o período da vida humana que vai do nascimento à adolescência, este período é definido, como aquele que vai desde o nascimento até os 12 anos, quando começa a adolescência. A infância é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, tocar, saborear, sentir e agir. Tudo isso faz parte do universo infantil. Viver a infância é não se cansar de ser criança. É brincar, correr, pular, gritar, cantar... É sempre ter ao lado, adultos responsáveis para cuidar e orientar este ser em formação para a vida adulta. A infância necessita de seres que mantenham; a ingenuidade de ser criança, simplicidade do ser humano e a inocência da vida.

MINHA INFÂNCIA NA ESCOLA

A infância é a base de toda a vida de uma pessoa e na escola não é diferente. Me recordo, dos tempos de infância, sempre me vem a lembrança do primeiro dia de aula. Entrei na escola com cinco anos, direto na primeira série devido o conhecimento que já tinha, graças aos meus pais que me ensinaram o necessário para ter um bom começo na escola. Nas primeiras séries tive maravilhosos professores que eram dinâmicos, amigos, que sabiam nos conquistar a entrar no mundo das letras e dos números, através de cantos, brincadeiras, objetos e outras formas interessantes para uma criança. Aprendi a ler, formar palavras e frases e as quatro operações.

Sempre fui uma boa aluna, gostava muito daquele mundo mágico da aprendizagem, mas também houve dificuldades e uma delas foi aprender as contas de multiplicação. O professor usou vários métodos até encontrar o que me fez entender porque 2x2 = 4 e algumas outras que consegui superá-las. Foi nessa etapa da escola que comecei a me interessar em ser professora, queria ser como aqueles professores quando crescesse, que de alguma forma conseguiram me ensinar o fundamental pra vida toda, de uma maneira que até me divertia com os estudos.

Nas outras séries até terminar o ensino fundamental fui aprofundando pouco a pouco nos assuntos que já conhecia e tive grande facilidade por ter tido bons professores no primário. Ao terminar o ensino fundamental, tinham diante de mim, duas opções para o ensino médio e uma delas era o magistério, optei por este, para adquirir a experiência de enfrentar uma sala de aula com crianças.

Já no ensino médio, cursando magistério, tive ótimos professores, onde me ensinaram muito sobre a educação e sobre como é delicado ensinar várias crianças diferentes ao mesmo tempo.

Nos estágios, o primeiro ano era só para observar os professores do primário, uma semana em cada série para vermos a diferença do ensino de cada professor e de cada série. Nos outros dois anos, tive a oportunidade de escolher uma série do primário, onde pude ajudar a professora a dar aulas, e no último ano, me deparei com uma turma da Pré-escola, e desta vez todo o período tive que tomar conta da sala, foi uma experiência maravilhosa, onde descobrir que é a melhor etapa pra aprender e ensinar. As crianças tem mais força de vontade, como tive um dia. Dei o melhor de mim pra ensinar o que sabia e aprender com elas e com a professora que também facilitou muito meu trabalho, me mostrando o melhor caminho.

Na minha escola, também aprendi com meus colegas, conversando bastante, trocando experiências uns com os outros. Foi aí que comecei a pensar no que iria estudar depois do ensino médio, e dois anos depois de correr atrás de oportunidade de estudo, comecei a estudar Pedagogia, pois quero ensinar as crianças tudo que aprendi com os excelentes professores que tive um dia.

EXPECTATIVAS NA PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR

Ao terminar o ensino médio, meus planos eram ir para outra cidade na esperança de continuar os estudos, pois onde moro não havia faculdade próxima. Com o passar do tempo, foram surgindo algumas opções, então me casei e ganhei um grande aliado, que me deu forças para realizar esse sonho aqui mesmo. Daí quando tive a oportunidade de conhecer o Polo da UNOPAR de Macaúbas, foi que parei para pensar direito o que realmente eu gostaria de estudar. Recebi vários conselhos para estudar uma matéria específica, história ou geografia ou alguma outra que me interessasse, mas, como meu sonho era alfabetizar crianças, essas matérias específicas não seriam adequadas para alcançar meu objetivo, então, optei pelo curso de Pedagogia, que além de professora, poderei atuar como pedagoga em outra área na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com