TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de Formação

Por:   •  8/5/2017  •  Bibliografia  •  4.839 Palavras (20 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 20

1. Introduçao 4

2. As memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola 5

3. As expectavivas quanto à passagem do Ensino Médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia 8

4. As ideias que você possui sobre o que é educação e sobre o que é a Pedagogia 10

4.1. Conceitos mais ampliados sobre Educação e Pedagogia 11

Referências 13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar as memórias da minha infância e de minhas experiências vivenciadas na escola, de forma clara e objetiva toda a minha trajetória da minha vida pessoal e escolar. Conto também os três aspectos da formação da minha infância para a vida adulta e as minhas experiências vivenciadas na escola, e quais foram as minhas expectativas quanto à passagem do ensino médio para o ensino superior e da minha escolha pelo curso de Pedagogia.

Tendo ainda o objetivo de apresentar as ideias e reflexões sobre os fundamentos do que é educação e sobre o que é pedagogia.

2. As memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola.

“A vida não é uma linha reta. As palavras, sim é que são comunicadas em linha reta. Portanto, grande parte de nossa educação é completamente linear. Mas a vida não é desse jeito. Por isso temos tanta dificuldade para expressar a vida em palavras.”

Ida Rolf

Como já diz o texto acima, temos dificuldades em expressar em palavras nossas vidas, quase sempre relembramos de momentos que se passaram, mas na hora de descrevê-los esquecemos de alguns detalhes. Portanto, farei o possível para descrever minha infância da melhor maneira possível.

Lembro-que tive uma infância bastante tumultuada, porém feliz. Tinha em mim a alegria de ser criança. Apesar de ser tímida, gostava muito de brincar com minha irmã mais nova, com uma querida amiga e com minhas primas que moravam em outra cidade, mas sempre estávamos juntas. Brincávamos muito na rua de pega-pega e pique-esconde, e quando agente não estava na rua brincando, estávamos na casa da vizinha brincando no quintal enorme, ou na minha casa assistindo a filmes infantis, como o Rei Leão, A Bela e a Fera, Branca de Neve e os Sete Anões, entre outros que gostávamos muito.

Minha vida escolar começou desde muito cedo, aos três anos de idade, quando minha mãe me levou para o “Balão Azul”, uma escola pequena, com poucos alunos, e professores, tinha um parquinho com escorredor, balanço na árvore, gangorra feita de pneu, caixa de areia, tinha um jabuti e alguns coelhinhos. Era uma escola muito legal, lá aprendi a cantar varias musiquinhas, participava de apresentações, e tinha ate aulinhas de inglês. Estudar no Balão Azul, era muito bom, queria ficar lá pra sempre. Mas os anos se passaram e eu tive que mudar de escola, porque lá era só até os cinco anos.

Então fui para a “Escola Municipal Josino Alvim”, onde estudei dos cinco anos aos dez anos.

A Escola Municipal Josino Alvim fez parte da minha infância e do meu crescimento, lá já era uma escola maior, com várias professoras, que me lembro de cada uma delas.

Do inicio da Pré-escola até a Quarta série (como se falava no meu tempo de escola), cursadas na E.E. Josino Alvim se teve uma introdução o que era a vida escolar, ou seja, conhecendo mais os coleguinhas de sala, a brincadeiras educativas, o desenvolvimento da criatividade, conhecendo o alfabeto, os numerais, as vogais, passando a formar silabas, depois palavras, interpretação de textos, desenvolvendo a leitura, aprendendo a tabuada, a fazer contas de somar, subtrair, multiplicar e dividir, fazer a lição para casa, e até escrever no caderno de caligrafia para a letra ficar bonita e redondinha. A matéria que sempre gostei e tive sempre mais facilidade era Português, e a que sempre tive mais dificuldade era Matemática.

Além de a escola ensinar tudo isso, ela também promovia festas juninas, de fim de ano, gincanas e excursões para os alunos. E eu gostava de participar de tudo que a escola promovia, pois me ajudava muito no meu desenvolvimento. Posso dizer que esses foram os anos mais felizes da minha vida. Mais uma vez os anos se passaram e eu tive que mudar de escola, ir para uma escola, onde lá fiquei dos 11 anos até tirar o ensino médio aos 17 anos.

A Escola Estadual Prof. Joao Menezes, na qual fez parte da minha adolescência e do meu desenvolvimento pessoal. Já nessa etapa foi meio complicado para mim, pois ficou tudo diferente. A escola era bem maior que a anterior, havia muito mais professores, e ainda as aulas eram dividas em 00h50min min cada horário, e cada um desses horários eram com um professor diferente, era mais matérias, cada uma mais complicada que a outra, tinha até educação física,

E eu como sempre continuei tendo dificuldades na Matemática, depois em Física e Química, e ai eu vi que ficou tudo mais difícil e mais complexo.

Da quinta série ate a oitava série eu fui bem, consegui passar com notas razoáveis nas matérias, mas quando cheguei ao Primeiro Ano do Ensino Médio, complicou tudo, a dificuldade foi só aumentando, as matérias foram ficando mais difíceis e então peguei recuperação, meu Deus que tristeza, como foi difícil passar nessa matéria, mas passei, e nunca repeti o ano na escola.

Os professores eram mais rígidos, e exigiam mais dos alunos, porém havia mais respeito entre eles.

Eu como era uma aluna tímida, mais quieta, e quase não conversava, não tive nenhum problema, jamais fui parar na secretaria ou algum professor me chamou a atenção.

Mas eu por ser assim, sofria muito, porque todo mundo fazia hora comigo, até me colocavam apelidos, quando não colavam um pedaço de papel, escrito alguma coisa idiota em minhas costas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com