TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de formação

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.0 Memórias De Minha Infância Vivenciadas Na Escola        4

2.1 As Expectativas Quanto A Passagem Do Ensino Médio Para Educação Superior No Curso De Pedagogia…………………………….......................................................5

2.2 As Ideias Que Possuo Sobre O Que É Educação E Sobre O Que É Pedagogia..        6

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

Este memorial de formação tem como objetivo fazer com que nós, estudantes de pedagogia possamos relembrar a nossa trajetória pessoal e escolar, podendo assim analisar melhor os fatores que foram de extrema importância para nosso desenvolvimento e aprendizagem e com eles obter conhecimentos que serão a base para entender o que é pedagogia e os fundamentos que direcionam as ações pedagógicas.

Assim iniciaremos um processo de conscientização sobre aquilo que realmente é importante e faz parte da formação de um pedagogo. Com isso, alem de ampliarmos nossos conhecimentos a respeito do que é educação e pedagogia, sabemos também com clareza a verdadeira função de um pedagogo.

Educação é todo o conjunto de ações, fatores e influencias que visam preparar o individuo para a vida no meio social, formando-o integralmente, com isso atua no desenvolvimento da personalidade nos aspectos físicos, intelectual, afetivo e moral. A educação começa em casa, se prolonga na vida social e escolar, onde aprendemos todas as regras do bem viver.

Pedagogia é a ciência que estuda a educação, a intuição e o ensino sendo, por tanto, o campo do conhecimento cientifico a cerca da teoria e prática educativa, a mesma é constituída por enfrentar a complexidade dos fenômenos educativos.

A educação nos proporciona a autonomia de nos intitularmos cidadãos livres de pensamentos, para que possamos pensar e avaliar se o que nos é apresentado, seja através da mídia ou através de uma educação não formal, é o correto para as nossas vidas. A cultura sistematizada atribui em nós a liberdade de escolhas para contribuirmos na construção social de nosso aluno, enquanto cidadão e ser humano.

A educação é permanente, pois sempre teremos algo a aprender e a ensinar, e que depende de todos nós buscarmos sempre o conhecimento, o qual se não for passado adiante não alcançaremos o maior objetivo da vida que é a evolução de nossa educação.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.0 MEMÓRIAS DE MINHA INFÂNCIA VIVENCIADAS NA ESCOLA

Sempre fui uma criança bastante ativa e bem danadinha, gostava e ainda gosto bastante de ler e fazia todas as atividades com bastante atenção.

Quando chegava em casa gostava de brincar  de escolinha com minhas bonecas, onde eu era sempre a professora e tentava fazer igualzinho ao que minha professora me ensinava na escola. Meus primeiros anos de escola foram cheios de sonhos e expectativas, sempre dizia que iria ser professora quando crescesse.

Adorava as atividades e as comemorações com festinhas, gostava de dançar quadrilha e participar de debates, tive professores que deixava a gente fazer tudo e tive outros que não nos permitiam olhar para os lados na hora das avaliações, mas no momento da aula não nos deixavam com nenhuma duvida. Foi nessa fase que comecei a entender que um professor não precisa ser prepotente e autoritário para ter autoridade e ser respeitado em sala de aula, que nem todo professor bonzinho é um ótimo professor e que um bom exemplo faz toda a diferença para educação do aluno.  

A entrada na escola significava, a partir de então, uma nova configuração de um tempo de vida.

É a vida regulada por horários, como a hora de chegar á escola, hora do recreio, as permissões para poder sair da sala, para poder beber água, para ir ao banheiro, a obediência requerida por um estranho- o – professor – a convivência com crianças da mesma idade, o afastamento durante algumas horas do dia, o uso de uniformes, as avaliações periódicas.

Um tempo para ir ás aulas e depois, ao terminar as tarefas, outro tempo disponível para brincar.

A infância é uma fase do nosso desenvolvimento pessoal, onde se encontra as melhores qualidades humanas uma importante função sobre o desenvolvimento da criança.

Quando comecei a cursar a 5ª serie (ginásio), tive experiências bem marcantes, me recordo bem, acontecia sempre na minha escola no mês de novembro, uma feira do conhecimento, onde cada sala tinha que ficar com uma região brasileira, faziam pesquisas sobre a cultura, costumes, religião, comidas típicas e etc. faziam apresentações era muito interessante.

O bom que a cada ano que se passava a feira mudava o tema e assim alem de conhecer as regiões do nosso país também conhecia o mundo, pois também cheguei a participar nos anos seguintes sobre os países da America do sul entre outros.

A professora sempre nos ajudava, tirando nossas dúvidas com bastante clareza, nos desafiava em ouvir, falar, escrever, reportar, trocar experiências, com respeito, amor, compaixão, solidariedade e responsabilidade.

Sendo dignas de boa a nossa evolução plena, honesta e bem mais feliz. A sala de aula tornava-se existencial que compõe, com outras dimensões da vida, um espaço de constituição/ formação. Questionários, a construção de propósitos e razões das professoras para agir, que comumente derivam da incorporação dos discursos institucionais. Por outro lado, enfoca a ação didática e envolve a observação em sala de aula fornecendo acesso á estrutura real do acontecimento educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com