TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo construtivista

Por:   •  5/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos citar que a discrepância social, econômica, racial e de gênero fazem a divisão dos que conseguem ou não ler e escrever nesse país.

 Podemos destacar que alguns dos principais motivos que tiram esses alunos das salas mais cedo seriam : a necessidade de trabalhar cedo para sustentar a família, a questão racial que ainda luta por igualdade de vagas nas escolas e universidades, a questão de classes sociais que ainda se entrelaça com a falta de recursos financeiros para continuar na escola e de gênero entre homens e mulheres que em alguns momentos se invertem, porém a questão racial também irá influenciar nos dados entre brancos e negros, os problemas políticos,  como má distribuição de verbas para as escolas para capacitar o ambiente escolar e preparar professores que saiba despertar no aluno o interesse de aprender, também favorece o entrar e sair das salas.

Verificando cada gráfico, veremos que os homens e mulheres brancas possuem taxas de alfabetismo maior que homens e mulheres negros, mesmo que a questão sócio econômica se equiparem, mostrando um dado alarmante ainda de descriminação. Dados vergonhosos, já que o Estado tem o dever de assegurar educação à todos.

A questão econômica do país propicia um aumento do analfabetismo já que, principalmente os homens saem cedo para o sustento, podemos observar que os Estados onde a pobreza familiar é maior, a desistência dos estudos também é.

As Políticas Educacionais implantadas no país ainda não conseguem melhorar as taxas de analfabetismo, para manter alunos nas escolas seria necessário mudanças em vários setores como:

-Melhorar a distribuição de verbas.

- Melhorar a capacitação do professor para que ele deixe de lado a concepção enrijecida de alfabetizar, o ato de ler e escrever deve ser dinâmico, próxima da sua realidade, para que seja estimuladora.

-Acesso aos bens culturais

-Melhorar a qualidade de vida das famílias economicamente para assegurar que não seja necessário que iniciem mais cedo sua jornada de trabalho.

-Assegurar vagas para todos, independentemente de regionalidade, raça, gênero, idade, deficiência ou classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com