TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

FAEC - FUNDAÇÃO ATITUDE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

TRABALHO

EXTRACLASSE COMO

COMPLEMENTO DA

CARGA HORARIA DA

DISCIPLINA

O TEXTO E SUAS RELAÇÕES

Polo: Boa Esperança do Sul

Aluna: Ana Keila Ferreira

Prof.ª: Janaina Lopes

Curso: Pedagogia

Disciplina: Linguagem oral e escrita

2016

SUMARIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE TEXTO...................................4
  2. NIVEIS DE LEITURA DE TEXTO................................................................6

CONCLUSÃO.......................................................................................................7

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................8

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir está baseado na leitura e interpretação dos capítulos 1 e 4 do livro “Para entender o texto – Platão e Fiorin”. Onde houve a possibilidade de maior conhecimento da escrita correta para realizar a construção de um texto, sendo que para isso é necessária uma organização de palavras, frases e parágrafos que juntos formam um contexto com coesão e coerência, para que o leitor possa com clareza entender o assunto a ser lindo.

Desta forma, o conhecimento e o uso das normas ortográficas e da escrita fazem toda diferença ao transmitir um determinado assunto que ajuda o interlocutor a ter uma visão clara e precisa do texto.

  1. Considerações sobre a noção de texto.

            Através da leitura realizada pelo livro “Para entender o texto” Cap. I e IV, conforme a solicitação; foi possível chegar à seguinte visão em relação à importância sobre noção de texto.

O Cap. I nos mostra que o texto não é um aglomerado de frases. Não se pode isolar nenhuma frase de texto e tentar conferir-lhe o significado que se deseja. Uma mesma frase pode ter significados distintos dependendo do contexto do qual está inserida.

Para entender qualquer passagem do texto, é necessário confrontá-lo com as demais partes que o compõem, dar significado oposto que ela de fato tem. É preciso levar em conta o contexto em que está inserida na história a ser lida. Pois a frase encaixa-se no contexto do parágrafo, o parágrafo no contexto do capítulo e este no contexto da obra toda.

Explicando melhor o significado de contexto, em um único dia podemos estar envolvidos em diferentes contextos que exigem de nós um comportamento linguístico específico. A linguagem é um dos mais eficientes meios de comunicação, pois ela nos permite interagir com pessoas, com discursos de acordo com as necessidades do momento. Surgindo assim os gêneros textuais que se adaptam com as necessidades decorrentes tais como: artigo, conto, crônica, reportagem, notícia, carta, e-mail, relatório, resumo, resenha, biografia, diário, fábula, ofício, poema, romance, piadas, etc.

Dessa maneira selecionamos um gênero que melhor se adapta para aquilo que desejamos transmitir aos nossos interlocutores; sempre com a intenção de sobre ele obter, algum efeito mesmo que seja em um simples bilhetinho de geladeira, ou nas reportagens, redes sociais; os gêneros estão lá, trabalhando a serviço da comunicação e linguagem.

Não devemos esquecer também que todo texto contêm um procedimento dentro de um debate de escala mais amplo.

 Constrói-se um texto, para através dele marcar uma posição ou participar de um debate amplo que está sendo trabalhado na sociedade.

E assim, uma boa leitura nunca pode basear-se em fragmentos isolados do texto, já que o significado das partes sempre é determinado pelo contexto dentro do qual se encaixam, e também nunca pode deixar de aprender o posicionamento contido por trás do texto, já que sempre se produz um texto para marcar frente a uma questão qualquer.

  1. Níveis de Leitura de texto.

Em cima da leitura do Cap. IV, podemos dizer que por mais que seja um texto o leitor se defronta com a dificuldade de encontrar unidade por trás de tantos significados, que ocorrem na superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com