TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  10/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Cite as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas? Qual dessas manifestações é a mais adequada para as aulas de Educação Física escolar? Justifique sua resposta.

R: Nadar , se refere a qualquer ação motora que o indivíduo realiza intencionalmente para propulsionar-se através da água , nadar seria a ação do ser humano na água, de forma intencional, imóvel ou em movimento, sem depender de artifícios para facilitar sua sustentação.

Natação , “a natação carrega um caráter desportivo de busca, por meio de movimentos técnicos estabelecidos, embora também possam ser encontradas definições de natação como ação de locomoção no meio líquido.

Atividades aquáticas , compreendemos que inclui todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático e podem abranger vários âmbitos, entre eles: 1) Âmbito utilitário: envolve as escolas de natação para o aprendizado de crianças e adultos. 2) Âmbito educativo: natação para bebês, educação infantil, educação fundamental e média, ensino superior e centros de educação especial. 3) Âmbito desportivo ou competitivo: natação com atletas, polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais, natação em águas abertas, maratonas aquáticas, entre outras. 4) Âmbito da saúde: aquaginástica, aquaeróbica, aquafitness, natação livre, deep runner (corrida aquática), hidrobike (spining na água), aqua ioga (ioga na água), hidro jump (minicama elástica para atividades dentro da água), hidroginástica, hidro power, hidro- cardio, hidro mix, aqua circuit, watsu, entre outras. 5) Âmbito terapêutico: recuperação de lesões, hidroterapia, natação terapêutica para portadores de deficiência respiratória ou alterações posturais e natação para gestantes. 6) Âmbito recreativo: banho livre e recreação. Vale destacar que uma “mistura” de atividades pode contemplar vários âmbitos e objetivos de uma só vez (MARÍN, 2004).

 Atividades aquáticas  sem duvidas é a mais adequada para as aulas de educação física escolar pois ,inclui vários quesitos que proporcionam uma melhor absorção do individuo em relação a educação ,despertando varias qualidades e habilidades ,além de alcançar vários ambitos educativos recreativos ,desportivos ,competitivos , terapêuticos e saúde .

  1.   Considerando a construção história das relações do homem com o meio aquático, descreva uma atividade para uma aula de Educação Física escolar que estimule o aluno refletir sobre sua história de vida aquática.

    R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com