TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia do trabalho científico

1.1. Educação superior como formação científica, profissional e política

Ao ingressar no ensino superior, deve haver uma mudança na formação de como professores e alunos devem conduzir os processos de ensino e aprendizagem. O ensino superior busca atingir três objetivos, que se complementam. O primeiro é formar profissionais em diversas áreas do ensino e aprendizagem contendo várias habilidades e competências. O segundo objetivo é a formação do aluno como cientista, ao proporcionar diferentes métodos de conhecimento de diversas especialidades da área. E o terceiro, busca trabalhar no desenvolvimento do discente no sentido de vivência histórica, pessoal e social.

Segundo o autor, a Universidade deve ser entendida como uma entidade, reservada a prestar serviços à sociedade no contexto no qual está situada. Este compromisso é a própria dignidade, que é exigida do compartilhamento dos bens naturais, sociais e culturais, para que nenhum ser humano seja oprimido no exercício do trabalho, ou que seja alienado dos bens simbólicos, na sua vida cultural.

1.2. A produção do conhecimento como construção do objeto

O conhecimento se dá através da construção de dados que fazemos e aprendemos mediante a nossa experiência. E o que se deve entender é que, o conceito é uma representação mental. Sendo assim, a atividade de aprender e ensinar estão ligados ao processo de construção de conhecimento, pois os mesmos significam conhecer e, sendo assim, conhecer significa construir o objeto e este, significa pesquisar. O sistema de ensino e aprendizagem no ensino superior, tem um diferencial maior pois, o conhecimento deve ser adquirido mediante a construção do objeto de conhecimento no decorrer da experiência como estudante no âmbito acadêmico.

A pesquisa se torna um instrumento fundamental no ensino e aprendizagem, por isso as modalidades de iniciação científica estão cada vez mais conhecidos. A pesquisa assume três dimensões: a dimensão epistemológica, a dimensão pedagógica e a dimensão social. A dimensão pedagógica é a relação do estudante com a aprendizagem para um processo de ensino e educação eficaz. A dimensão social é a extensão em relação à pesquisa da existência histórico-social dos homens.

1.3. Pesquisa, ensino e extensão na Universidade.

1.3.1. Do compromisso da Universidade com a construção do conhecimento

O conhecimento é o que diferencia nós seres humanos das outras espécies na forma de agir. E ainda afirma que, em situações precárias ou de dificuldades, o conhecimento é usado como instrumento estratégico das pessoas, o que é muito importante para a educação. Uma Universidade comprometida a investir na tradição da pesquisa, não pode deixar de tomar conhecimento dos outros problemas como, de infraestrutura, tanto física quanto financeira. Mesmo na pesquisa básica ou aplicada, a pesquisa se torna bastante relevante, em especial aos problemas de uma comunidade de modo que as pesquisas feitas podem contribuir para ela.

1.3.2. Da impropriedade da Universidade de só se dedicar ao ensino

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com