TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minhas observações sobre meu plano de aula

Por:   •  10/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância

do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

MÓDULO__1__  –  2018__-__

DISCIPLINA: Estágio curricular supervisionado 2 - EJA

Coordenação: Profª Priscila Ribeiro Gomes

   

Nome: Jorge de Castro Ribeiro

Matrícula:14116080032

E-mail:jdecastroribeiro1@outlook.com

Telefone:26276892    -    987928952

Pólo:Niterói

Cidade que reside:Niterói

Apresentação

Este trabalho é uma proposta em que tem por objetivo ajudar os alunos de diferentes modos em buscas de atividades e metas quanto ao estágio na educação de Jovens e Adultos , portanto faremos um breve levantamento de seus aspectos na linha tradicional de seus aprendizados.

Sumário

Título      ----------------------------------2

Introdução--------------------------------2

Atividade de estágio--------------------2

Conclusão --------------------------------4

Referências ------------------------------4

Título

Minhas observações sobre meu plano de aula .

Introdução

As historias são vividas antes de serem contadas .Dito isto , passamo a contar uma esperiência que vivemos  na atualidade , com um grupo de professores e alunos do EJA .

Atividades de estágio

Faço estágio na E M Dr Alberto Francisco Torres . a escola fica situada no endereço: Rua Prof Ismael Coutinho, 88  centro de Niterói , a escola tem em sua repartição o ensino de jovem e adulto no horário noturno entre 18:00 até 22:00 , os alunos fazem sua refeições primeiro , e logo a seguir entram nas salas para seguir sua jornadas de estudos , o professor faz seus planos de aulas de acordo com suas datas comemorativa enriquecendo suas aulas na data adquada , a secretaria auxiliam com demais serviços apurando documentos , reuniões complementares e divulgando cartazes de datas comemorativas nos pátios na qual os aluno fazem partes de seus trabalhos , a turma é formada por alunos jovens e adultos tendo uma visão muito boa quanto ao esforço no seu aprendizado e participando no ato de aprender a leitura em inúmeros linguagem de texto e colagem de figuras aonde o professor com a participação do estagiário são significante em auxiliar no aprendizado , a as avaliações são de modo afetivas na qual são obervados o esforços e a pontualidade nos horário da apresentações dos alunos em sala de aula .

Dando continuidade, o professor  proponhe aos alunos o exercício de, a partir das palavras/frases listadas no quadro, pensar coletivamente, ou seja, considerar as idéias expressas pelo outro e rever as próprias idéias, se necessário, culminando em uma construção coletiva. Poderá também ressaltar a importância do trabalho em equipe, comentar que juntos podemos muito mais do que cada um separadamente, pois nos tornamos mais fortes, conquistamos objetivos comuns, enfim, fazemos a diferença.

A partir desde então , alunos e professores produzirão um texto sobre a importância da cooperação em nossas vidas (Professor, você deverá sugerir aos alunos que criem um título bem criativo!). O texto deverá ser registrado em um cartaz para ser utilizado em outro momento da aula.

Nas atividades o professor deverá sugerir aos alunos que se organizem em pequenos grupos para a resolução de uma situação-problema: resolver cálculos matemáticos no qual fiz várias participações perante ao grupo na sua aprendizagem.

. Nas aulas de matemática, (eu)o estagiario colaborou com o professor da turma, na tabulação e nas formas de apresentação dos resultados quantitativos referentes a sexo e idade das pessoas. Poderá também utilizar esses resultados para trabalhar em suas aulas com situações-problema e desafios lógicos referentes ao conteúdo curricular.   

Os alunos, mediados pelo professor, deverão escolher e analisar algumas situações interessantes, curiosas e originais contadas pelos entrevistados, para serem reescritas por eles nas aulas de Língua Portuguesa. Depois de reescritas, deverão ser colocadas em um painel intitulado: “COOPERAÇÃO: DA SALA DE AULA PARA O MUNDO LÁ FORA” juntamente com o cartaz produzido  

O estágio que desenvolvi na sala da (EJA) Educação de Jovens e Adultos, da 1° série do Ensino Fundamental regida pela professora Jaqueline no turno noturno era composto por 25 estudantes, sendo 10 do sexo feminino e 15 do sexo masculino 1 deficiente . A turma era mista em idade, sendo que o educando mais novo tinha aproximadamente 16 anos e o mais velho 65 anos de idade. Todos conviviam bem, observando com atenção as aulas da professora. Apesar da turma está na primeira série do Ensino Fundamental, perceberam-se grandes dificuldades principalmente na alfabetização – letramento, como também na alfabetização –matemática,como muitos tem dificuldade em tabuada , procurei facilitar seu aprendizado com contas menores no aprendiz dando exemplos de fixar primeiro a tabuada de 2,3 ;depois multiplicando seus valores nas contas seguinte dando valores na tabuada de 4 , 6  e 8 seguidamente.  A maior parte dos estudantes são moradores dos bairros circunvizinhos .

O primeiro dia de estágio é sempre uma expectativa grande, conhecer a turma, o professor, saber se será bem recebido e tudo isso aconteceu de maneira tranquila e gradativa. Após ter conversado com a vice-diretora, logo fui apresentado a professora Jaqueline, que é coordenadora da (EJA) na escola, alguns pontos acertados com ela, principalmente sobre o Projeto quanto aos cálculos matemático , ao qual ela gostou muito logo que começou a ler, e mostrou muito interesse principalmente no que se referia a trabalhar com frações e números decimais . Em seguida apresentou a sala dos professores, e fomos para a sala que eu iniciaria a observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (297.3 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com