TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Pedagogico Regio Emilia

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 12

MODELO PEDAGOGICO DE REGGIO EMÍLIA: CONTRIBUINDO E INSPIRANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO ................................................... 4

2.1 QUEM FOI LORIS MALAGUZZI ............................. 4

2.2 METODOLOGIA REGGIO EMÍLIA: CONTRIBUIÇÕES E INSPIRAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL............................................ 7

2.3 O QUE É PROTAGONISMO INFANTIL ................................................................................................................................................................. 9

3 CONCLUSÃO .......................................................................................................................................................................................................................... 10

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Venho através desta pesquisa apresentar o famoso Loris Malaguzzi e sua importância para educação, ele foi o promotor incansável de um inovador processo e administração da Educação Infantil na Italia em Reggio Emília que com a sua teoria das diferentes linguagem (cem línguas) dá valor para os potenciais, os recursos, e inteligência de todas as crianças.

Ressaltarei de forma clara sobre a abordagem pedagógica Reggio Emilia, como ficou conhecida, e que atualmente, tal metodologia tem sido importante na integração de famílias de imigrantes ao país, pela ampla participação conferida à família no processo. “[O método se baseia] no acolhimento das diferenças de cultura, religião, de pertencimento, da noção de que o ser humano é diferença, diferença que porta um valor em si e um contexto educativo que pode acolher todos”, afirma a coordenadora da Reggio Children, Cláudia Giudici, em reportagem da TV Univesp (que pode ser acessada no site do Youtube).

Este trabalho também tem o objetivo de apresentar o espaço escolar, como um local utilizado para formação da criança como agente transformador, sugerindo modos de ajudar as crianças a construir sua aprendizagem, ampliando a capacidade de ser protagonista do presente e do futuro, para construir uma sociedade melhor através das múltiplas linguagens que se manifestam e se expressão por meio do desenho, da música, da dança, da pintura, da interpretação, enfim, divulgadas por distintas passagens que se somam na execução do projeto e nos saberes.

Contudo este trabalho se dará de forma profunda buscando pequenos detalhes também sobre os princípios do Protagonismo Infantil e a origem deste termo, que a partir disto, perceber-se a criança dotada de muitas potencialidades, como criatividade, inteligência, sendo capaz de envolver-se no seu próprio processo de aprendizagem, mostrando a importância dela ser o protagonista da sua própria historia, criando formas de dar sentido ao que ocorre ao seu redor.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUEM FOI LORIS MALAGUZZI E SUA IMPORTÂNCIA PARA REGGIO EMÍLIA

Loris Malaguzzi foi um pedagogo que nasceu em Correggio 23 de fevereiro de 1920, estudou e se formou em Pedagogia na Universidade de Urbino. Em 1940 ele começou a ensinar nas escolas primárias 1941-1943 em Solongo, uma cidade perto de Reggio Emilia, no município de Villa Minozzo.

Segundo Edwards (1999, p.30) "historicamente, a educação precoce na Itália 23943 tem sido uma presa da emaranhada teia de relações entre a Igreja e o Estado." Loris Malaguzzi presenciou e teve participou no processo de transição da administração da Educação Infantil na Itália após o fim da Segunda Guerra Mundial surgindo assim o rompimento do monopólolio da Igreja Católica sobre a educação da primeira infância.

Tudo começa seis dias após o fim da Segunda Guerra Mundial no ano de 1945, (EDWARDS, 1999) em uma cidade vizinha, Malaguzzi ouve que pais haviam se unido para construção de uma escola para as crianças, foi verificar esta história, empolgou-se com a iniciativa e abandonou o emprego de jornalista na época para sistematizar o tipo de ensino que estava a nascer. Famílias pretendiam transmitir aos seus filhos o facto de ser possível reconstruir algo partir das ruínas, que era o que estava a acontecer na cidade, e num espírito de união e coletividade a escola foi formada e estruturada.

Através deste movimento comunitário, incluindo pais e educadores, em 1963, a primeira escola com estrutura física para primeira infância é aberta pela cidade atendendo 60 crianças, enfrentando muitos obstáculos e alguns fatos como incêndio, mas que novamente com a iniciativa e esforço da comunidade um ano depois a escola estava reconstruída. A educação de Reggio Emilia foi construindo sua própria identidade, sua própria abordagem pedagógica ficou universalmente conhecida para a educação infantil tendo o Loris Malaguzzi como protagonista desta história, educador e o criador dessa ideia inovadora.

Um jovem pedagogo inspirado pelas ideias novas de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori, entre outros, concebeu uma proposta que usa a linguagem gráfica para explorar as formas de aprender das crianças. Desenhando, elas analisam o tema de estudo e comunicam suas ideias, mesmo antes de estarem alfabetizadas. Há uma dimensão social muito forte nas escolas de Reggio Emilia e o princípio fundamental é valorizar a criança como construtora de conhecimento ou seja, cada uma individualmente e não em termos gerais.

Loris Malaguzzi estabeleceu o principio da pedagogia da escuta, em que não existem as disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos nos quais surgem através das ideias dos próprios alunos, no entanto não são antecipadamente elaboradores pelos professores, um princípio de ensino que se relaciona a tudo o que a linguagem visual pode apresentar.

Para Malaguzzi (1999, p.83) numa pedagogia da escuta, o desafio dos professores é:

“Ingressar na estrutura de tempo das crianças, cujos interesses emergem apenas no curso da atividade ou das negociações que surgem dessa atividade. Devem perceber que escutar as crianças é tanto necessário quanto prático. Devem saber que as atividades devem ser tão numerosas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com