TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS EM RELAÇÃO AOS MODELOS PEDAGÓGICOS

Por:   •  10/9/2016  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

No texto, Modelos pedagógicos e Modelos epistemológicos, de Fernando Becker, existem as seguintes analises sobre a pedagogia diretiva, a não diretiva e a relacional, e seus pressupostos epistemológicos. A pedagogia como conhecemos é a ciência que tem por objeto de estudo a educação, o processo de ensino e aprendizagem, em outras palavras, um ser humano educando o outro. 

Os três modelos pedagógicos são exemplos explícitos da relação entre aluno e professor. 

Por exemplo, o modelo pedagógico diretiva afirma que o educador apenas é o professor, sendo assim a maior autoridade. E o aluno apenas respeita-o. O professor acredita que o aluno é uma tabula rasa, que precisa absorver conhecimento e aprendizado que só ele tem a capacidade de ensinar, que jamais ira aprender com o aluno, mas sempre o aluno aprendera com ele. 

Já o modelo pedagógico não diretivo é o contrario. Nele o professor acredita que o aluno consegue aprender por si próprio, e apenas auxilia no aprendizado, fazendo com que haja um despertar de conhecimento no aluno. 

E o modelo pedagógico relacional, podemos  dizer, que é a junção dos dois outros modelos. Ao em vez do professor ser o ditador, ou o aluno buscar aprender por si próprio, o modelo mostra que o aluno e professor podem "caminhar juntos", que o aluno só aprenderá se ele questionar a sua ação. Por isso o professor trabalha na estimulação e o resultado é um aluno explorador e questionador. 

Sobre o livro e os modelos pedagógicos 

O livro Pinóquio as Avessas de Rubem Alves e ilustrações de Mauricio de Souza, conta a história de Pinóquio recriada. O autor mostra uma nova leitura inovadora que analisa o crescimento de uma criança curiosa e exploradora até ela virar uma adulta, enfatizando a entrada dela na escola, que não tem como prioridade investir na capacidade de cada aluno e sua criatividade, e sim tentam encurrala-las em um sistema educacional rígido, conservador e pouco inovador. Nele podemos identificar o modelo pedagógico diretiva, quando o professor ensina e o aluno limita-se apenas a aprender. 

Felipe, personagem principal da historia, tenta resistir, mas no final acaba cedendo e segue atenciosamente seus professores e suas estruturas.          

Enfim, o livro é um argumento mais que convincente sobre o fato de termos que preservar, tanto na criança quanto no adulto, a possibilidade de sonhar, desejar, querer, etc.

Conclusão 

Podemos concluir que o texto de Fernando Becker e o livro de Rubem Alves têm suas semelhanças. Os dois tratam-se da educação: como ela é ensinada e como ela poderia ser. 

Infelizmente, hoje, poucos educares estimulam seus alunos a serem autênticos. Acabam se perdendo a um modelo muito convencionalista e esquece-se de dar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com