TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Introdução para Relatório de Estágio

Por:   •  3/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

O relatório de estágio supervisionado na educação infantil, do curso de pedagogia foi desenvolvido no período de xx de xx de 2023 a xx de xx de 2023 em várias etapas sendo, a primeira, o momento das discussões teóricas, as quais proporcionaram um olhar amplo sobre o que venha ser a prática do estágio supervisionado no contexto prático de sala de aula.

No segundo instante, foi um momento oportuno no qual se podem levar em consideração os conhecimentos teóricos colocados em prática de sala de aula na prática, por meio da observação, seguido da regência, momento no qual propiciou a observação da prática do professor em sala de aula, seguida também da orientação por parte da faculdade.

Por último foi o instante de colar na prática os conhecimentos vivenciados no estágio na parte teórica como também na parte prática da observação. Sendo assim, o momento da aplicação dos planos de aula na prática com as turmas.

Mostrando a importância e necessidade das experiências adquiridas ao longo do estágio.

1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O papel do professor na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças nessa fase. O professor tem a responsabilidade de promover um ambiente seguro, acolhedor, e estimulante, que proporcione experiências de aprendizagem significativas.

Vygotsky inaugura uma nova abordagem do processo de desenvolvimento infantil, desvelando o papel da cultura e das relações sociais no desenvolvimento do psiquismo da criança e afastando-se, assim, do maturacionismo, do ambientalismo e interacionismo.

O professor na educação infantil deve ser um mediador entre as crianças e o conhecimento, auxiliando-as a construir noções e conceitos através de atividades lúdicas e interativas. Ele também deve observar e compreender o desenvolvimento individual de cada aluno, adaptando as atividades de acordo com as suas necessidades.

Vigotski (1955) postula que o desenvolvimento infantil constitui uma unidade dialética entre duas linhas genéticas – o desenvolvimento infantil constitui uma unidade dialética entre duas linhas genéticas – o desenvolvimento biológico e o cultural.

O papel do ensino da educação infantil consiste em proporcionar oportunidades de aprendizagem diversificadas e significativas, que estimulem o desenvolvimento integral da criança. O ensino deve ser adaptado á realidade e aos interesses das crianças, considerando suas características e necessidades individuais.

Um aspecto fundamental da perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin é a historicidade. Vygotsky criticava a tentativa da psicologia de encontrar características e leis universalmente válidas para o desenvolvimento infantil e considerava inteiramente equivocado o ponto de vista das diversas vertentes da psicologia, vigentes em sua época que supunham equivalentes e idênticos o funcionamento psíquico e a concepção de mundo de ‘’uma criança europeia de família culta dos dias de hoje e uma criança de alguma tribo primitiva, [...] da criança da Idade da Pedra, da Idade Média ou do século XX...” (PASQUALINI, 2010).

O desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais universais, mas encontra-se intimamente ligado ás condições objetivas da organização social, o que aponta para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com