TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo e Diversidade

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera Uniderp - Centro de Educação à distância

 Polo - Aparecida de Goiânia.

Disciplinas Norteadoras : Educação e Diversidade

                     Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Aluna: Izabel Regina Barbosa de Araújo Lima Nery.

RA: 2804847681

DESAFIO PROFISSIONAL:  CURSO DE  PEDAGOGIA


TUTOR :



Introdução

O presente desafio tem a intenção de refletir sobre a problemática da diversidade cultural nas escolas e analisar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e as práticas do multiculturalismo. Desta maneira foi elaborado um texto crítico que aprecia os processos educacionais  apresentados pelas escolas brasileiras e as lacunas existentes e instituídas comumente nas escolas. Na Teoria educacional, de um modo geral e em suas perspectivas críticas de modo específico, muitas análises realizadas a partir da economia são drasticamente deslocadas para a análise a partir da cultura. Percebemos neste contexto que o público escolar mudou, em decorrência de novas tecnologias que nos são apresentadas atualmente. As necessidades sociais e culturais são outras. Vivemos numa sociedade caracterizada por sua complexidade. Desse modo, o professor se vê diante de diferentes desafios, dentre os quais o de encontrar soluções para a sistematização de conteúdos.

O desafio será apresentado através de alguns passos, onde, o primeiro, enfatizará  os principais documentos de sistema de educação brasileira, evidenciando as principais características da LDBEN 9.394 de 1996, dos PCN”S de Pluralidade Cultural, das diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étinico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

No segundo passo será analisado um conteúdo encontrado na internet sobre a comemoração do dia dos pais da Escola Municipal Pequeno Príncipe, observando as práticas pedagógicas que foram desenvolvidas e se elas promoveram a cultura do respeito às diferenças, o desenvolvimento pessoal, a socialização, a liberdade de expressão e a valorização da diversidade e do Multiculturalismo.

No terceiro e último passo, será descrito cinco desenhos que possam ser trabalhados pedagogicamente  promovendo a equidade de aprendizagem, sem deixar de levar em consideração os diversos contextos em que os alunos estão inseridos, estimulando a observância da diversidade e do multiculturalismo.






Principais aspectos dos documentos educacionais

 A Educação básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Lei de diretrizes e bases número 9.394 de 1996, prevê nos artigos 1º e 2º que o processo de formação do ser humano se desenvolve desde à vida familiar às manifestações culturais, passando pelas instituições de ensino, pelo trabalho, pelos movimentos sociais e pelas organizações da sociedade civil. Estes artigos, enfatizam também que a educação é dever da família e do Estado e que é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. É dever da família e do Estado, preparar o cidadão, fazendo com que se desenvolva e seja qualificado para o trabalho. O artigo 3º da LDB 9.394 DE 1996 estabelece uma série de princípios que deverão ser observados pelas instituições de ensino. Princípios estes fundamentados na igualdade, liberdade de pensamento e de aprendizado, pluralismo de idéias, tolerância, valorização profissional, respeito, qualidade do ensino, acessibilidade, gratuidade do ensino público e coexistência de instituições públicas e privadas. Neste contexto, enfatizamos, também, a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais que são a referência básica para a elaboração das matrizes de referência. Os PCN’S foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os educadores na busca de novas abordagens e metodologias. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam a educação e são separados por disciplina. Além da rede pública, a rede privada também adota os parâmetros, porém sem caráter obrigatório. Os Parâmetros são de fundamental importância para a elaboração de projetos educativos e planejamento de aulas. Os PCN’S visam diminuir os índices de evasão e repetência dos alunos. A comunidade escolar de todo o país já é ciente de que os PCN’S representam a transformação de objetivos, conteúdos e didática de ensino.

O ambiente escolar é, por si só, um espaço de convivência sociocultural, responsável pela manutenção da educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étinico-raciais são normas obrigatórias para a educação básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação, buscam promover a equidade de aprendizagem, garantindo que conteúdos básicos sejam ensinados para todos os alunos, sem deixar de levar em consideração os diversos contextos nos quais eles estão inseridos. A sociedade desempenha um importante papel na luta contra o racismo e seus derivados. As diretrizes são uma importante estratégia pedagógica para levar à escola a discussão das relações raciais no Brasil.

Para se organizar práticas pedagógicas há que se respeitar todas as diretrizes e parâmetros já relacionados. O desafio de organizá-las em sintonia com o projeto pedagógico curricular, pressupõe favorecer a interação e a cooperação, mobilizar a disponibilidade para a aprendizagem, selecionar materiais adequados ao desenvolvimento do trabalho. Para isso deve-se:

  • Avaliar os resultados obtidos e redirecionar as propostas, se eles não forem satisfatórios;
  • Organizar o tempo de forma racional;
  • Planejar a ação de acordo com a realidade à qual se destina;
  • Identificar e caracterizar problemas;
  • Buscar recursos e fontes de informação que se mostrem necessários;
  • Compreender as diferenças que existem entre alunos;
  •  Estar aberto e disponível para a aprendizagem;
  • Priorizar o que é relevante para a solução de problemas.

O desenvolvimento de capacidades, sejam elas físicas, éticas, afetivas, cognitivas e de interação social se torna possível por meio de um processo pessoal de construção de conhecimentos, o que depende de condições de aprendizagem de natureza subjetiva e objetiva. A aprendizagem depende de como o processo educativo se organiza em suas diferentes dimensões, ou seja, de condições mais objetivas. As propostas devem sempre resultar do cruzamento dos objetivos de ensino definidos e das possibilidades de aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com