TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídia aliada a educação

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Multimídia uma aliada a educação

Primeiramente, é necessário definir o que é multimídia, só depois passar a tratá-la em sua aplicação na educação.

Multimídia segundo a enciclopédia Larousse Cultural, é um meio facilitador na transmissão do conhecimento. Por ser inovador, e nem ser muito explorado em sala de aula, desperta o interesse do educando.

Estimula-se através destes meios como exemplo, temos vídeos educativos, jogos de todos os tipos, dentre tantos outros.

Possibilita aulas dinâmicas e requer dos educadores, novas formas de aplicação do conhecimento, são ferramentas que contribuem de forma positiva, na maneira de transmitir e prender a atenção do educando.

Estamos em um mundo atualizado, dinâmico, globalizado, assim sendo o educador deve criar, aulas práticas, diversificada e atual agregando a esta, o conhecimento novo e o antigo.

Sabemos que a era virtual está presente no dia a dia, as crianças praticamente nascem sabendo lidar com as tecnologias, com o manuseio de smartphones, tablets, computadores e outros.

Por usar formas atrativas, a internet, a grande vilã da época é muito atraída pelos educando, não devemos analisar por este ângulo, ao contrário disso, deve ser bem vista e muito bem aproveitada, pois fazendo seu bom uso e de forma estratégica e bem planejada o seu uso será vista como mais uma ferramenta de se  adquirir conhecimento.

E também uma ferramenta de transmitir conceitos ‘pesados’, difíceis de absorver pelos educandos, com auxílio da internet, podemos usar áudios, vídeos, ilustrações, para demonstrar o conceito de algo de expressa complexidade.

Já que o papel do educador é criar, métodos de transmissão de conhecimentos e que a compreensão seja absorvida, o aprender deve ser prazeroso, gerando a curiosidade e a busca de cada vez mais.

Temos hoje diversos meios, dvd’s, filmes, jogos educativos, e alguns destes ensinam até sobre princípios básicos de profissões, como em construção, gerenciamento de cidades de bancos, de procedimentos médicos, de como agir diante de situações de perigo. Este tipo de jogos visam que as criança criem soluções do problema exposto, muitos que retratam situações reais.

Finalizando, sabemos que a multimídia atraí a todos, devemos fazê-la como aliada para a educação, usando como mais uma forma de transmissão de conhecimentos necessário interligando o conhecimento antigo do novo, sendo prazeroso o aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com