TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música na Educação Infantil

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Música na Educação Infantil


Maicon Cesar Seemann


Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI



1.1 RESUMO

1.2 – INTRODUÇÃO

1.3 A MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Resumo


A música e o brincar na educação infantil são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio afetivo da criança. A música contribui para um processo de aquisição de autonomia. 
Ajuda no desenvolvimento da linguagem falada e no processo da aquisição da linguagem escrita.


1.2 INTRODUÇÃO


Este estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a importância da música na educação infantil. A intenção é apresentar como é importante trabalhar a música para as crianças na educação infantil.
A pesquisa partiu de fontes eletrônicas.



1.3 A MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Música é um processo de construção do conhecimento, as sensibilidade, criatividade e gosto artístico. 

Permite o desenvolvimento físico, psíquico e mental da criança. Desde o ventre da mãe o bebe já recebe os estímulos da música, já percebe os sons a sua volta e quando nasce já gosta de alguns gêneros de música que a mãe escutava na gravidez.

É muito importante que a criança seja inserida no mundo da música logo na primeira infância, inserindo a música em casa na escola, assim a criança irá aprender agostar a música, vai conhecendo melhor a si mesma, desenvolve uma noção corporal, favorece a comunicação com o outro.

Na educação infantil é necessário que seja bem trabalhados essa questão de música, pois ainda na pré- escola as crianças ainda não se concentram na música, por isso devemos apresentar a música em forma de teatro, jogos, brincadeiras, histórias. Para que assim as crianças se motivem e prestem mais atenção na música motivando assim a sua participação.

Um trabalho que podemos apresentar a música, seria em brincadeiras, fazendo com que a criança diferencie os sons, as intensidades sonoras, criem livremente uma música.

A música se bem trabalhada possibilita a descoberta de novos dons, a criatividade e o raciocínio.
Pontuar a música na educação é defender a necessidade de sua prática em nossas escolas, é auxiliar o educando a concretizar sentimentos em formas expressivas; é auxiliá-lo a interpretar sua posição no mundo; é possibilitar-lhe a compreensão de suas vivências, é conferir sentido e significado à sua nova condição de indivíduo e cidadão. (MELO, 2011, p.129 apud ZAMPRONHA, 2002, p. 120)

A música é um grande recurso pedagógico, contribui no aprendizado, ajuda as crianças a se socializarem, cria um ambiente agradável a todos. As atividades musicais na escola não é formar músicos e sim contribuir para uma formação integral do ser, trazendo cultura, compreensão da linguagem, ajudando na expressão emocional.

Para Brésia (2003) ao trabalhar com diferentes sons, a criança aguça sua audição, ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e atenção, ao cantar ou imitar sons ela está estabelecendo relações com o ambiente em que vivi.


.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com