TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROPSICOPEDAGOGIA E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Por:   •  14/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.792 Palavras (16 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 16

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

NEUROPSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

ALESSANDRA DA GRAÇA SAMPAIO

NEUROPSICOPEDAGOGIA E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

NOVA IGUAÇU,RJ

2020

NEUROPSICOPEDAGOGIA E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

NEUROPSICOPEDAGOGIA E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais. “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

RESUMO O presente artigo busca estudar a intervenção da Neuropsicopedagogia no desenvolvimento do estímulo do indivíduo por meio de jogos que trabalhem o aperfeiçoamento de seus conhecimentos através da teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner. Sendo possível fazer uma reflexão do avanço de cada indivíduo, tendo como base que cada um é um ser único, e que necessita de intervenções significativas. Desenvolvida por uma pesquisa bibliográfica responsável por levantar as argumentações de defesas, foi possível realizar uma observação sobre o papel do  neuropsicopedagogo na intervenção e avaliação dessas necessidades e os estímulos necessário para um trabalho eficaz na orientação individual desses discentes, baseados em estímulos feitos através de jogos que trabalhem as inteligências múltiplas.

PALAVRAS-CHAVE: Neuropsicopedagogia. Inteligências Múltiplas. Jogos. Estímulos.


INTRODUÇÃO

A Neuropsicopedagogia é um campo voltado para a área do conhecimento e seus desenvolvimentos de ensino e aprendizagem no processo cognitivo. O entendimento das funções cerebrais no processo de aprendizagem objetiva a antecipação e recuperação de eventuais disfunções no indivíduo. Suas bases neurológicas de aprendizagem e do comportamento trabalham os estímulos que envolvem atenção, funções motoras, linguagem, memória, cognição e aspectos emocionais, psicológicos e cerebrais.

O presente artigo busca estudar Qual o papel da Neuropsicopedagogia no desenvolvimento individual de cada discente? De que forma é feita a intervenção de cada individuo sem que haja a perda de seu conhecimento de mundo?.

Assim, este estudo busca evidenciar a intervenção da Neuropsicopedagogia no desenvolvimento do estímulo do indivíduo por meio de jogos que trabalhem o aperfeiçoamento de seus conhecimentos através da teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner. Através da teoria das Inteligências Múltiplas é apresentada a intervenção na prática da neuropsicopedagogia. Nesse trabalho, foram desenvolvidas relações que há entre a aprendizagem e a neurociência, sendo possível fazer uma reflexão do desenvolvimento de cada indivíduo, tendo como base que cada um é um ser único, e que necessita de intervenções significativas. Cabendo assim, ao neuropsicopedagogo o papel de intervir e avaliar essas necessidades e estimulá-lo no que for necessário.

O objetivo geral do artigo é entender o papel da neuropsicopedagogia e o trabalho do neuropsicopedagogo na interação das inteligências desenvolvidas por cada um. Para isso, em seus objetivos específicos, realizo um estudo acerca da intervenção dessas inteligências por meio das teorias das inteligências múltiplas e de sua aplicação por intermédio de jogos.

Para efetuar esse trabalho foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, buscando mediante leituras a defesa da importância das inteligências múltiplas no trabalho desenvolvido pelo neuropsicopedagogo. Baseado em levantamento bibliográfico feito apoiado em artigos científicos, livros e sites na internet foram levantados argumentos para defender a importância do trabalho da neuropsicopedagogia na intervenção e no aperfeiçoamento da cognição do aluno e do aprimoramento de suas dificuldades através do desenvolvimento das inteligências múltiplas por meio de jogos.

  1. Neuropsicopedagogia – o que é

A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar a partir das vertentes da psicologia, pedagogia e da neurociência. É um campo que tem como propósito o entendimento das funções cerebrais no processo de aprendizagem, objetivando a antecipação e recuperação de eventuais disfunções no indivíduo.

Em vista disso, a Neuropsicopedagogia é um campo voltado para a área do conhecimento e seus desenvolvimentos de ensino e aprendizagem no processo cognitivo. Envolvendo bases neurológicas de aprendizagem e do comportamento humano por intervenção de estímulos nas relações inerentes entre atenção, funções motoras, linguagem, memória, cognição e aspectos emocionais, psicológicos e cerebrais. Buscando entender o processo intelectual desse indivíduo, seus impasses e implicações na aprendizagem.

Nessa perspectiva, o Código de Normas Técnicas 01/2016, da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, evidência que

Os estudos mostram que a Neurociência não fornece estratégias de ensino, pois este papel é da Pedagogia, que utiliza os conhecimentos da didática e das metodologias de ensino como suporte para o ensino e aprendizagem. É a Neurociência e a Psicologia Cognitiva que possibilitam compreender a aprendizagem, ressaltando os aspectos desde as questões neurológicas e biológicas, até a cognição. A primeira, por meio de experimentos comportamentais e do uso da ressonância magnética, tomografia, entre outras técnicas, observa as alterações do cérebro durante o desenvolvimento. A segunda refere-se ao estudo do conhecimento investigando aprendizagem, pensamento, raciocínio, formação de conceitos, memória, inteligência. Volta-se para os significados, levando em consideração evidências indiretas para explicitar como os sujeitos percebem, interpretam e utilizam o conhecimento adquirido. O estudo destas áreas fundamenta o neuropsicopedagogo clínico e institucional a compreender o desenvolvimento global do ser humano, bem como suas dificuldades de aprendizagem. (SBNPp, 2016, p. 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com