TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociência e letramento

Por:   •  20/11/2015  •  Bibliografia  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Bibliográfica

As pesquisas feita para a elaboração de um Artigo é  fundamental para que esse projeto  seja feito com qualidade e possa  futuramente servir também como fonte de pesquisa para outros estudos. Referente aos tópicos alfabetização, encontramos muitos trabalhos, livros, artigos e entrevistas que exploraram o tema ampliadamente.   e na neurociência muito mais, pois é “infinita” as possibilidade e conhecermos como o cérebro funciona. Porém quando associamos um ao outro para desenvolvermos o tema “De que forma a Neurociência pode contribuir no processo de alfabetização”  a pesquisa fica mais seletiva. Entre tantas opções escolhemos as referencia citadas abaixo porque veio a acrescentar   o nosso conhecimento que ainda é tão primitivo. Essas referencias bibliográficas  serão utilizadas na elaboração do Projeto Integrador II – Projeto e Artigo. Elas estão relacionadas aos estudos da Alfabetização e Neurociência com a qual o grupo irá desenvolver o Tema do pré-projeto. Os autores que desenvolveram seus trabalhos relacionados a alfabetização mostram vários métodos de ensino aprendizagem, já os autores que desenvolveram seus trabalhos relacionados a neurociência acreditam que estudando a mente conseguiremos encontrar possível caminhos para tentar resolver os problemas.  Todo esse material esta sendo muito inspirador, preparar essa análise ampliou e aguçou  ainda mais a nossa vontade do saber.

Relacionamos da seguinte forma: Artigos, Livros, Artigos de revistas e Entrevistas.

Bibliografia

CABRAL. Leonor Scliar -  A desmistificação do método global. Artigo - 2013

Artigo

A proposta do artigo do Scliar  é desmistifica o método global que em geral muitos educadores ainda utilizam mesmo sem saber como realmente funciona, porém tem também muitos críticos. Esse método  foi oficialmente condenado em países como a França. O autor pesquisa sobre o surgimento  e desdobramento do uso da famosa cartilha que antigamente “funcionava” e hoje em dia é banida.

Justificativa

A desmistificação de um método é um processo tão complexo. Esse estudo se faz necessário para enriquecer e  comparar  os  métodos utilizados na alfabetização. A construção é necessária para a elaboração do  trabalho.

Bibliografia

 MEDEIROS, Mário – BEZERRA, Edileuza de LIno.  Contribuições das neurociências ao processo de alfabetização e letramento em uma prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso. Artigo - 2015

Artigo

Esse Artigo  ressalta a contribuição neurocerebrais envolvidos no processo ensino aprendizagem em associação com a teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel(2002) e  com Psicogênese da Língua escrita de Ferreiro e Teberosky(1979).

Justificativa 

A leitura desse artigo é muito enriquecedora, fazendo a relação das teorias com a contribuição da neurociência  é que conseguiremos relacionar parâmetros, trocar  idéias e debater  conhecimentos para o artigo final.

Bibliografia

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Neurociência e Sequencia Didática para a Educação Infantil. 1° Edição - Wak. 2012

Livro

Nesse livro,  o autor busca associar teoria e prática na Educação Infantil em qualquer que seja a realidade social da  criança. A linguagem do livro é leve é clara, possui uma sequencia lógica. As atividades que o livro propõe vai desde o mais  simples pensamento ao mais avançado.

Justificativa 

A leitura desse livro irá contribuir muito para o artigo pois  abrange todas as tecnologias para atingir essas crianças desse novo século.

Bibliografia

CARVALHO, Terezinha A Pereira. Flor, Damares. Neurociência para Educador. 

Barauna – ano: 2011.

Livro

O livro trabalha considerando a multidisciplinaridade da neurociência, sistema emocionais, memórias, plasticidade cerebral e mapas, corticais que deverá ser discutidos no dia a dia dos professores. A aprendizagem está ligada ao desenvolvimento do cérebro que é moldável aos estímulos aplicados.

Justificativa 

Esse livro caminha exatamente para a linha do artigo que sugerem  que a alfabetização seja através da neurociência. Conhecer, aprender para aplicar.

Bibliografia

 COSENZA, Ramon M. Guerra. Leonor B. Neurociência e Educação; como o cérebro aprende. Artmed, 2011

Livro

O livro fala de como o cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento e selecionamos nosso comportamento de forma que  compreendemos o funcionamento. Trabalhar com o potencial e as melhores estratégias a ponto de favorecer o desenvolvimento.

Justificativa 

Esse livro é relevante tanto para os profissionais da área da saúde mental como os profissionais da educação, Entender esse processo do funcionamento cerebral trará os resultados que almejamos alcançar no artigo.

Bibliografia

 LIMA, Elvira Souza. Neurociência e Aprendizagem – Fundamentos para a Educação. 2009 – 2° edição  - Interalia.

Livro

O livro é direcionado aos docentes. Tem o objetivo de informar e direcionar a  maneira que deve-se planejar para desenvolver o trabalho em sala de aula. A pedagogia é uma ciência  de forte complexidade, o ensino não é uma base reta, ela traz inúmeras curva, pois trata do ensino para a formação de cidadãos.  A neurociência contribui bastante para esse trabalho ampliando significativamente o conhecimento sobre de que forma o ser humano se desenvolve e aprende.

Justificativa 

Conhecendo um pouco mais a complexabilidade do funcionamento cerebral, podemos ter uma mínima noção de que forma iremos  apresentar recursos para desenvolver a aprendizagem do aluno. Dessa forma o Artigo poderá ser desenvolvido com mais competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com