TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Niveis e modalidades no ensino

Por:   •  25/8/2015  •  Dissertação  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 4

Níveis e Modalidades de educação e de ensino

De acordo com o título V da LDB/96, a educação escolar brasileira é composta de dois níveis: educação básica, que é dividida em: ensino infantil, ensino fundamental , ensino médio e educação superior.

Também apresenta três modalidades: educação de jovens e adultos, educação profissional e educação especial, seguindo das modalidades complementares: educação indígena, educação no campo, educação de igualdade racial e educação á distância.

Toda pessoa deve ser preparada para viver em uma sociedade, através da educação, as pessoas podem viver em harmonia, e serem preparadas para o mercado de trabalho. Para que a educação seja boa as escolas devem apresentar planos, objetivos para que o aluno fique interessado em aprender.

Educação Básica

A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no país e compreende três etapas: a educação infantil (para crianças de zero a cinco anos), o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos).

Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como apontar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação . Também é um objetivo da educação básica fornecer os meios para que os estudantes progridam no trabalho e em estudos posteriores, sejam eles no ensino superior ou em outras modalidades educativas.

Apesar da correlação existente entre a idade dos alunos e o nível e as modalidades de ensino, as leis e regulamentos educacionais garantem o direito de todo cidadão freqüentar a escola regular em qualquer idade. No entanto, também é uma obrigação do estado garantir os meios para que os jovens e adultos que não tem freqüentado a escola na idade adequada possam acelerar seus estudos e alcançar formação básica.

Educação Infantil

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica inicia-se na creche ou pré escola onde as idades variam de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos. Pode ser oferecido pelo município ou redes particulares.

Essa formação infantil não é obrigatória como o ensino fundamental, onde a criança passa de ano para concluir outro nível de ensino. Porém ajuda a criança desenvolver seus aspectos físicos, psíquicos, intelectual e social.

Antigamente a creche era vista com um depósito de crianças onde os pais deixavam para ir trabalhar, e os retiravam no final do dia, e as crianças não tinham qualquer desenvolvimento escolar. Hoje isso mudou e há várias instituições que tem um alto planejamento educacional onde as crianças até 5 anos já sabem ler, operações básicas e aulas de musica, entre outras.Essa crianças tem mais facilidade quando ingressam no ensino fundamental.. Essas instituições não garantem o desenvolvimento igual das crianças, pois cada criança tem seu tempo de aprender, mas a criança já vai se adaptando ao âmbito escolar.

Ensino Fundamental

O ensino fundamental é uma fase obrigatória da educação básica. È um dever do estado promovê-la , dentre os 7 aos 14 anos ( 9 anos), mas caso não foi possível na idade própria pode ser completado da mesma forma . A lei atual de educação determina que o ensino seja realizado em ciclos , pratica adotada em todo pais onde o primeiro ciclo 1° a 4° serie responsabilidade dos municípios e as demais series do estado . A base do currículo do ensino fundamental é a responsabilidade, ética, respeito e os direitos e deveres como cidadãos para viver em sociedade.

Ensino Médio

È a etapa final da educação básica de acordo com a LDB em 1996.

O objetivo de jornada mínima do ensino médio é de 3 anos e sua finalidade é a formação básica do cidadão , e também a consolidação dos conhecimentos adquiridos no ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com